Quem disse que Balneário Camboriú não tem um Centro Histórico? Pois é, atrás dos luxuosos e modernos arranha-céus da orla da cidade, se encontra uma praça cercada por um centro cultural e uma igreja colonial. Estou falando do bairro bairro da Barra, o mais antigo da cidade. 😍
O povoado começou a crescer em meados de 1758 ao redor da Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso a partir da chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa e de algumas outras famílias de origem europeia.
Tempos depois, a região passou a se chamar Barra e se tornou um bairro do município de Itajaí.
Em 1884 a região passou a fazer parte do município de Camboriú e apenas em 8 de abril de 1964 seria definitivamente criado o município de Balneário Camboriú, tendo o bairro da Barra como seu marco zero.
Agora que sabemos um pouco da história do lugar, vamos conhecer algumas de suas atrações?! 😉
-
Rio Camboriú
Principal curso d´água da região, o Rio Camboriú tem 40km de extensão, iniciando na cidade de Camboriú a partir da junção dos rios do Braço, Meio e dos Macacos, seguindo em direção ao mar, já em Balneário Camboriú.
Apesar de sua importância hídrica, o rio sofre com inúmeros problemas de poluição e erosão em suas encostas. Mesmo assim, o rio é super movimentado e é uma importante fonte de renda para pescadores.
-
Passarela da Barra
Apesar de ser possível atravessar o rio Camboriú em balsas e barcos que ligam os dois lados, uma das opções preferidas dos turistas é a Passarela da Barra, inaugurada em 2016.
E os números da passarela impressionam: são 190 metros de comprimento, 114 metros de vão livre e 57 metros de altura, o que equivale a um prédio de 22 andares.
E apesar de não ser um patrimônio histórico da cidade, não há como negar que a passarela faz parte do roteiro pelo bairro da Barra, marcando seu horizonte.
-
Praça do Pescador
Principal ponto de encontro do bairro da Barra, a praça tem árvores de diferentes espécies, bancos para descanso, jardins e sempre é palco de eventos culturais e feiras.
-
Casa Linhares
Construída pela família de Ademar Rebelo Linhares (daí o sei nome) em meados de 1950, esse casarão em estilo colonial abrigou por muitos anos a sede da Escola de Arte e Artesanato.
Já em 2016 passou a abrigar o Ponto de Memória, um centro cultural com programação diversa e apresentações de música e poesia.
Ah, para você saber, os Pontos de Memória são uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social.
-
Cais da Barra
Essa é a mais tradicional área de pescadores em Balneário e o melhor lugar para apreciar um pouco da rotina dos que vivem da pesca.
-
Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Também conhecida como Igrejinha da Barra, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso é atualmente chamada de Capela de Santo Amaro e segue características da arquitetura açoriana.
Não se sabe ao certo quando ela foi construída, já que alguns documentos indicam 1758 e outros indicam meados de 1840, fazendo dela a mais antiga de Balneário Camboriú.
Seu interior é simples e abriga peças sacras doadas pela Família Real Portuguesa e o antigo sino da capela.
Aproveite também para conhecer os jardins ao redor, que abrigam um bonito oratório de Nossa Senhora Aparecida e o novo sino.
-
Se localize
-
Melhor época para ir
Balneário Camboriú pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, a programação e as atividades oferecidas no local podem variar de acordo com o mês.
Se você gosta de eventos culturais e badalação, é recomendável visitar a cidade durante a primavera e o verão, que é a alta temporada da cidade. Durante esse período, festas como o Carnaval e o Reveillón (um dos maiores do Brasil) costumam lotar a Balneário.
Por outro lado, se você prefere um ambiente mais tranquilo e menos lotado, é recomendável visitar durante a baixa temporada, que ocorre entre março e junho e também de agosto a novembro, quando a cidade costuma receber menos turistas.
Além disso, vale lembrar que o clima em Balneário Camboriú é bastante ameno ao longo do ano, com temperaturas médias em torno de 22°C. As chuvas são mais frequentes durante o verão, entre dezembro e março. Portanto, se você prefere um clima mais seco, pode ser melhor evitar essa época.
-
Onde se hospedar
Há inúmeras opções de hospedagem em Balneário Camboriú e deixo para vocês algumas sugestões bem avaliadas:
- Hotel Pousada Reimar – localizado a apenas 200 metros do Beco do Brooklyn, este hotel pousada oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de café da manhã e Wi-Fi gratuitos.
- Hotel Rieger – este hotel oferece quartos espaçosos e modernos, além de piscina ao ar livre, sauna e academia.
- Hotel Bhally – localizado à beira-mar, o Hotel Bhally oferece quartos elegantes com vista para o mar, além de piscina, academia e restaurante.
- Hotel D’Sintra – este hotel boutique oferece quartos decorados com elegância, além de café da manhã e Wi-Fi gratuitos.
- Hotel Mercure Camboriu – este hotel oferece quartos espaçosos e modernos, além de piscina ao ar livre, academia e restaurante.
- Ibis Styles Balneário Camboriú – localizado a 120 metros da praia, tem quartos compactos, piscina e café da manhã incluído.
- Hotel Rosenbrock – localizado a 700 metros da praia, o hotel oferece piscina ao ar livre com vista da natureza.
- Bonabrigo Hostel & Suítes – oferece serviços de concierge, piscina, jardim, bar e lounge compartilhado.
Também é importante conferir a disponibilidade nessas hospedagens.
-
Você também irá gostar
Viagem por Gramado e Canela: visita guiada pela Vitivinícola Jolimont
Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”
9 parques que você precisa conhecer em Curitiba
Chalé da Praça XV: bar e restaurante no centro de Porto Alegre
Roteiro de 3 dias por Curitiba, uma das cidades mais bonitas do Brasil
Torre Panorâmica de Curitiba: a melhor maneira de ver a cidade do alto