Pinacoteca Diógenes Duarte Paes: arte e cultura em Jundiaí

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes é o principal museu dedicado as artes em Jundiaí, abrigando um interessante espaço para exposições temporárias, além de um rico acervo permanente que destaca a obra de artistas jundiaienses.


  • Mas quem foi Diógenes Duarte Paes?

Nascido em 29 de janeiro de 1896, Diógenes Duarte Paes foi um dos mais importantes aquarelistas do século XX no país, famoso por retratar Jundiaí e região em seus trabalhos.

O artista morou em Jundiaí até meados de 1920, quando se mudou para São Paulo para estudar desenho e pintura com o inglês John Appleby e com o italiano Antônio Rocco. Já sua primeira exposição ocorreu em 1946 e contou com mais de 50 aquarelas.

Além da pintura, Diógenes foi o criador da bandeira da cidade de Jundiaí, tendo vencido um concurso oficial promovido pela prefeitura em 1963.

Aquarelas de Diógenes Duarte Paes expostas

  • A Pinacoteca

A Pinacoteca foi inaugurada em 2008 em um prédio projetado por Ramos de Azevedo em 1896 que é tombado pelo CONDEPHAAT, o órgão estadual de defesa do patrimônio.

Imponente, o casarão já abrigou a Escola Siqueira Moraes, a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot e o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil).

Histórico do casarão

Atualmente, a Pinacoteca abriga várias salas dedicadas a exposições permanentes e temporárias, uma biblioteca especializada em artes e a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, que tem capacidade para 100 pessoas.

O espaço também abriga um bonito jardim em sua lateral:

Abaixo deixo um pouco das obras que estavam expostas na Pinacoteca no dia da minha última visita:


  • Fontes

Turismo Jundiaí
Wikipédia


  • Informações importantes

Endereço

Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro, Jundiaí – SP, 13201-010.

Horário de funcionamento

De terça à sexta-feira, das 10h às 17h
Sábado, das 9h às 16h
Domingo, das 9h às 17h
Segunda-feira, fechado

Contatos

Telefone: (11) 4586-2326


  • Melhor época para visitar Jundiaí

Jundiaí oferece temperaturas agradáveis durante todo o ano, com algumas variações dependendo da estação do ano:

– Verão (dezembro a março): o verão em Jundiaí é quente e úmido, com temperaturas médias que variam entre 20°C e 30°C. Essa época é marcada por chuvas frequentes, principalmente no final da tarde.

Outono (março a junho): essa é uma estação agradável, com temperaturas que geralmente variam entre 15°C e 25°C. O clima tende a ser mais seco do que no verão, com menos chuvas, e as paisagens também podem ficar mais bonitas durante essa época, devido à mudança de cores das árvores.

Inverno (junho a setembro): no inverno, as temperaturas variam entre 10°C e 20°C, podendo ficar abaixo de 5°C em dias muito extremos. Já os dias costumam ser ensolarados e agradáveis.

– Primavera (setembro a dezembro): A primavera em Jundiaí é caracterizada por temperaturas amenas, que vão aumentando ao longo da estação, variando entre 15°C e 25°C.


  • Onde se hospedar em Jundiaí

Jundiaí é uma cidade grande com diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Abaixo, listo algumas opções bacanas para a sua viagem:

Hotel Serra de Jundiaí: Localizado ao lado da Rodovia Anhanguera, esse hotel oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de uma piscina e um restaurante no local.

Ibis Jundiaí Shopping: Situado na principal avenida da cidade e próximo ao Jundiaí Shopping, esse hotel oferece quartos modernos, estacionamento gratuito e acesso fácil a lojas e restaurantes.

Ibis budget Jundiai Shopping: Também localizado na principal avenida da cidade, o hotel oferece acomodações que aceitam animais de estimação e quartos com ar-condicionado.

Quality Hotel Jundiaí: Com uma localização excelente próximo à Rodovia Anhanguera, esse hotel dispõe de quartos espaçosos, piscina, academia e um restaurante que serve buffet de café da manhã.

Summit Suítes Hotel Jundiaí: esse hotel oferece piscina coberta e restaurante e está localizado a 1 km do Parque da Uva.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

Conheça o Motor Park Haras Tuiuti, o primeiro parque temático de mobilidade do Brasil

Um dia em Pirapora do Bom Jesus: o que ver e fazer

O que ver e fazer em Itu: roteiro de um dia pela cidade dos exageros

O que ver e fazer em Morungaba/SP

Conhecendo a Adega e Cervejaria Galvão

Conheça a Adega Maziero e o famoso “vinho do papa” de Jundiaí

Visitando o Solar do Barão de Jundiaí, na região central da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *