O Jardin des Plantes (Jardim das Plantas) é uma das maiores e mais antigas áreas verdes de Paris. Foi fundado em 1640, a partir de um projeto de Guy de La Brosse (médico de Luís XIII) para ser um herbário de plantas medicinais com o nome de Jardim do Rei.
Hoje, o espaço é integrante do Museu Nacional de História Natural.
Esse jardim botânico não estava no meu roteiro inicial, mas um erro de logística me levou até ele. Isso porque durante a minha primeira “aventura” pelo metrô parisiense, eu acabei ficando um pouco perdido hehe e desci no lugar errado: a estação Paris Austerlitz, que fica em frente ao Jardin des Plantes. Com isso, aproveitei esse pequeno “equivoco” para conhecê-lo.
Apesar de não ser uma das atrações imperdíveis de Paris, principalmente se você tiver poucos dias na cidade, uma visita ao Jardin des Plantes rende belas fotos e bons momentos de descanso – o clima de paz e tranquilidade reina nesse lugar.
Além disso, há algumas atrações interessantes dentro do jardim e que valem a pena a visita:
-
As estufas
Há três grandes estufas metálicas espalhadas pelo jardim:
– A estuda do jardim de inverno foi construída pelo arquiteto René Berger em 1937 em estilo art déco e abriga plantas trepadeiras, fícus, palmeiras e bananeiras;
– A estufa mexicana foi projetada por Rohault de Fleury e abriga espécies de climas áridos das Américas, África meridional e Madagascar como cactos, euphorbias e agaves;
– A estufa australiana também foi projetada por Rohault de Fleury e abriga espécies da Oceania.
-
Rosarium
Um dos espaços mais bonitos do jardim, o rosarium foi criado em 1990 para expor ao público diferentes subespécies de rosas – são mais de 170 espécies. Na alameda das rosas há duas estátuas: “O amor prisioneiro” de Félix Sanzel e a “Venus genitrix” de Louis-Marie Dupaty.
-
Zoológico
O parque zoológico mais antigo da França e o 2° mais antigo do mundo foi criado aqui em 1795 por iniciativa de Bernardin de Saint-Pierre, a partir de animais transferidos da zoo real de Versalhes e de viveiros particulares da região. Atualmente mais de mil espécies são mantidas no zoo entre mamíferos, répteis e aves.
-
Museu Nacional de História Natural
Oficialmente fundado em 10 de junho de 1793, durante a Revolução Francesa, o Museu Nacional de História Natural preza pela conservação de coleções científicas, a pesquisa e a formação de pesquisadores.
O museu é formado por galerias individuais que funcionam em imponentes edifícios e cada uma é especializada em uma área específica da história natural.
A maior e mais famosa delas é a Grande Galeria da Evolução (Grande Galerie de L’Evolution), um espaço expositivo focado na evolução das espécies e a diversidade do mundo vivo, com destaque para a exposição de espécies extintas ou ameaçadas de extinção.
-
Se localize
Endereço: 57 Rue Cuvier, 75005 Paris, França.
O Jardin des Plantes fica localizado no 5º Arrondissement de Paris, bem próximo ao campus da Universidade de Sorbonne e ao lado do Rio Sena. Alguns meios de se chegar até o jardim através de transporte público são:
Ônibus: linhas 24, 57, 61, 63, 67, 89, 91 – parada “MosquéeJardin des Plantes”.
Metrô: linha 5 – Gare d’Austerlitz, linha 7 – Censier Daubenton, linha 10 – Jussieu ou Gare d’Austerlitz.
Trem: gare d’Austerlitz e gare de Lyon
A entrada no jardim é gratuita. Já para entrar na Grande Galerie de L’Evolution o valor para adultos é de 10 euros.
-
Você também irá gostar
Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia
10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria
Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia
Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga
Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca
Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia
Rafael,
Boa noite!
Adorei as novas postagens, um
Lugar mais lindo que o outro!
Parabéns! Abraço.
Daniel Castro
Olá Daniel,
Fico muito feliz que tenha gostado.
#boraviajar