Passeio pela Rua Torta em Gramado

A Rua Torta de Gramado é inspirada na Lombard Street, a rua mais famosa de San Francisco, na Califórnia, e que ganhou destaque por sua íngreme e tortuosa ladeira onde os carros circulam bem lentamente.

A rua de Gramado não é tão tortuosa igual a de San Francisco, mas a sua fama cresce cada vez mais, se tornando uma das principais atrações da Serra Gaúcha.


  • Onde fica

A Rua Torta oficialmente se chama Rua Emílio Sorgetz e fica localizada no Bairro do Belvedere, na região central de Gramado, bem próximo da Praça das Etnias e da Rodoviária de Gramado. Importante saber que a rua compreende várias quadras, mas o trecho tortuoso fica entre a Rua Ângelo Bisol e a Avenida Borges de Medeiros.


  • Quando ir à Rua Torta

A Rua Torta de Gramado pode ser visitada em qualquer dia e horário, mas saiba que dependendo do período, a sua experiência pode ser diferente.

Durante a Páscoa e o Natal, a rua é fechada exclusivamente para pedestres e ganha decoração típica, o que traz mais charme ao local. Em compensação, a quantidade de turistas pode ser bem maior também, o que pode atrapalhar a sua experiência, principalmente se você está em busca daquela foto perfeita sem muita gente ao fundo.

Por isso, o melhor horário para visitar a Rua Torta é logo pelo início da manhã (e essa dica vale para qualquer época do ano). Mas claro, se puder, a visite pela manhã, tarde e noite, para ter diferentes experiências.

Rua decorada para o Natal

  • O que ver e fazer

Não há muito o que fazer na Rua Torta além de apreciar a paisagem e tirar muitas fotos hehe, por isso, uma visita ali costuma ser rápida.

A rua é repleta de bonitos jardins, com várias flores e plantas. Além disso, há vários prédios ao redor com arquitetura típica.

Se você quiser tirar fotos clássicas pegando toda a paisagem, o melhor é ir até o topo ou a base da rua e pedir para que o seu “fotografo” se abaixe na altura da rua.

Eu e o Dani aproveitando o baixo movimento da rua para tirar algumas fotos hehe

  • Onde se hospedar

Há inúmeras opções de hospedagem em Gramado e justamente por ser uma das principais cidades turísticas do país, hospedagens costumam ser caras, principalmente se não pesquisadas com antecedência. Por isso, vale algumas dicas antes de reservar a sua hospedagem:

  1. Escolha a localização certa: Gramado é uma cidade pequena, mas existem diferentes áreas para se hospedar. Se você quer ficar próximo ao centro histórico e atrações turísticas, escolha um hotel na região central. Se prefere um ambiente mais tranquilo e cercado de natureza, procure uma acomodação nos arredores da cidade, nas montanhas.
  2. Reserve com antecedência: Gramado é um destino turístico bastante procurado, especialmente durante feriados e datas comemorativas, então é importante reservar sua hospedagem com antecedência para garantir um bom lugar e melhores preços.
  3. Esteja preparado para o clima: Gramado é conhecida por seu clima frio, mesmo no verão, então é importante trazer roupas adequadas para a estação. Se sua acomodação não tiver calefação, verifique se há aquecedores disponíveis para uso durante sua estadia.
  4. Verifique as comodidades da acomodação: Gramado oferece muitas opções de hospedagem, desde hotéis de luxo até pousadas mais simples. Certifique-se de verificar as comodidades oferecidas pela acomodação, como Wi-Fi, estacionamento, café da manhã e outros serviços extras.

Sabendo disso, listo abaixo algumas das opções mais bem recomendadas da cidade e que com certeza vai fazer a diferença em sua viagem:

Hotel Colline de France: esse hotel 4 estrelas já foi considerado o mellhor do Brasil por inúmeras revistas e sites especializados e sempre está entre os mais bem avaliados do mundo. Com uma decoração clássica, os quartos dispõem de ar-condicionado, aquecedor, TV de tela plana a cabo, Netflix, cafeteira, mesa de trabalho e frigobar, enquanto alguns ainda tem uma lareira. Tem avaliação 9.9 no Booking.

Hotel Saint Andrews Gramado: este é um hotel 5 estrelas de luxo localizado em um belo cenário natural. Possui quartos espaçosos, elegantes e confortáveis, além de um spa, uma piscina coberta e diversas opções gastronômicas. Tem avaliação 8.9 no Booking.

Hotel Ritta Höppner: este é um hotel boutique 5 estrelas de estilo europeu com quartos charmosos e aconchegantes. O hotel dispõe de piscinas aquecidas, spa, salão de jogos e uma bela área verde. Tem avaliação 9.7 no Booking.

Hotel Casa da Montanha: este hotel de luxo é conhecido por sua arquitetura rústica e elegante, além de seus quartos espaçosos e bem equipados. O hotel também possui spa, piscina coberta e um restaurante renomado. Tem avaliação 9.4 no Booking.

Hotel Alpestre: este é um hotel de 4 estrelas com quartos confortáveis e espaçosos, além de diversas opções de lazer, como piscinas aquecidas, quadras esportivas, academia e um espaço kids. Tem avaliação 9.3 no Booking.

Pousada Águia Branca: essa pousada fica situada em um edifício de estilo europeu rodeado por jardins, a apenas 50 m do parque temático Mini Mundo e da Avenida das Hortências. O estabelecimento oferece quartos com varanda, vista para o jardim e uma área de estar com lareira, além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Tem avaliação 9.2 no Booking.

Certifique-se também de verificar as políticas de cancelamento e as medidas de segurança e higiene adotadas pelos estabelecimentos antes de fazer sua reserva.


  • Você também irá gostar

Viagem por Gramado e Canela: visita guiada pela Vitivinícola Jolimont

Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”

9 parques que você precisa conhecer em Curitiba

Chalé da Praça XV: bar e restaurante no centro de Porto Alegre

Roteiro de 3 dias por Curitiba, uma das cidades mais bonitas do Brasil

Torre Panorâmica de Curitiba: a melhor maneira de ver a cidade do alto

Conhecendo o Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *