Parque Luiz Roberto Jábali, o popular Parque Curupira de Ribeirão Preto

Uma das principais áreas verdes e de lazer de Ribeirão Preto, o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, também conhecido como Parque Curupira, foi criado em 1992, durante a gestão do prefeito Antônio Palocci, como uma área de preservação ambiental com o objetivo de proteger e conservar a rica biodiversidade da região e oferecer à população um espaço de recreação.

Apesar de ter recebido o nome do ex-prefeito Luiz Roberto Jábali, que faleceu em 1987, é mais conhecido pelo nome Curupira, que por sua vez foi escolhido em referência a uma lenda da cultura indígena, que retrata um guardião da natureza, conhecido por seus pés virados para trás, que protege a fauna e a flora das florestas, assim como o objetivo do parque 🙂.

Aliás, desde sua criação, o Parque Curupira tem sido constantemente expandido e aprimorado, com a adição de novas trilhas, áreas para piquenique, quadras esportivas e outras instalações.

O parque também tem sido palco de eventos culturais e atividades educativas, visando conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e do respeito à natureza.

Um dos lagos do Parque Curupira

  • O que visitar

O Parque Curupira conta com várias trilhas para caminhadas ecológicas, ciclovias, quadras de esportes, parque infantil e áreas para piquenique.

Para mim, os dois principais destaques do parque são seus lagos, alguns deles com cascatas artificiais, e a grande pedreira que domina o seu horizonte.

O parque é também um importante ponto de observação de aves e de animais silvestres, como macacos, quatis e tatus.


  • Onde fica

O Parque Curupira está situado em uma região privilegiada, com fácil acesso a partir das principais vias da cidade, como a Avenida Maurílio Biagi, a Avenida Doutor Francisco Junqueira e a Rodovia Anhanguera.

Endereço: Avenida Costábile Romano, S/n – Ribeirânia, Ribeirão Preto – SP, 14096-030.


  • Onde se hospedar em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é uma cidade grande com diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Abaixo, listo algumas opções bacanas para a sua viagem:

  • Hotéis de luxo:

Araucária Plaza Hotel: O hotel conta com piscina ao ar livre, bar e espreguiçadeiras a 10 minutos de carro do Centro e do Ribeirão Shopping. Tem avaliação 8.9 no Booking.

Hotel Mont Blanc Premium: hotel 5 estrelas tem estrutura moderna e um restaurante à la carte, business center e instalações para reuniões. Tem avaliação 8.8 no Booking.

Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention: O hotel oferece piscina ao ar livre, spa e restaurante no local. O business center e as instalações para reuniões podem acomodar até 630 pessoas. Tem avaliação 8.5 no Booking.

  • Hotéis econômicos:

Ibis Styles Ribeirão Preto: Com Wi-Fi gratuito e buffet de café da manhã, o Ibis Styles Ribeirão Preto Maurílio Biagi fica a apenas 10 minutos de carro do centro de Ribeirão Preto. O Novo Shopping está a apenas 20 minutos a pé. Tem avaliação 8.3 no Booking.

Oasis Plaza Hotel: A frente deste hotel contemporâneo apresenta uma fonte elegante e um lobby espaçoso com painéis de vidro. Tem avaliação 7.8 no Booking.

Garden Hotel: oferece acomodações com restaurante, academia e lounge compartilhado. Com um jardim, o hotel 3 estrelas dispõe de quartos com ar-condicionado e banheiro privativo. Tem avaliação 8.7 no Booking.

Hotel Nacional Inn Ribeirão Preto: Situado no centro de Ribeirão Preto, este hotel dispõe de acomodações 4 estrelas e uma piscina ao ar livre no terraço, onde você pode contemplar a vista panorâmica para a cidade. Tem avaliação 7.7 no Booking.

  • Hostels:

Hostel Ribeirão: Todos os quartos do hotel estão equipados com TV e banheiro privativo e fica localizado a apenas 500 metros da Choperia Pinguim. Tem avaliação 8.5 no Booking.

Hotel & Hostel San José: Com buffet de café-da-manhã e serviço de recepção 24 horas, o hostel fica localizado no Centro de Ribeirão. Tem avaliação 7.6 no Booking.

Hostel Araucaria: oferece acomodações com ar-condicionado, banheiro privativo e roupa de cama. Tem avaliação 8.2 no Booking.

  • Airbnb:

Para quem prefere se hospedar em apartamentos ou casas particulares, o Airbnb é uma opção cada vez mais popular na cidade. Existem diversas opções de apartamentos, casas e quartos disponíveis para aluguel na plataforma. Durante a minha última viagem à cidade, fiquei hospedado no Centro, na região da Igreja São José, e gostei bastante da experiência: área segura e próxima de tudo.

  • Chácaras e sítios:

Ribeirão Preto também oferece a possibilidade de hospedagem em chácaras e sítios na área rural da cidade, oferecendo uma experiência mais tranquila e próxima à natureza.

Em resumo, em Ribeirão Preto existem diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes e orçamentos, desde hotéis de luxo até opções mais econômicas, hostels e Airbnb. A escolha vai depender do seu perfil e das suas preferências.

A região da Avenida Maurílio Biagi, próxima ao Parque Curupira, é repleta de hotéis, sendo uma das áreas preferidas pelos turistas.

  • Melhor época para ir

A melhor época para visitar a cidade depende das suas preferências pessoais em relação ao clima.

  • Verão (dezembro a março): época mais quente e úmida, ideal para quem gosta de calor e de desfrutar das praias de rio próximas.
  • Outono (março a junho): época agradável, com temperaturas amenas e clima mais seco, ideal para atividades ao ar livre.
  • Inverno (junho a setembro): época mais seca, com temperaturas mais amenas, ideal para quem gosta de clima mais fresco e de atividades culturais.
  • Primavera (setembro a dezembro): época de transição, com florescimento das árvores e plantas, ideal para quem gosta de natureza e flores.

De qualquer forma, independente da época do ano, tenho certeza que sua estadia por Ribeirão Preto será incrível 🥰.

Final de tarde no Parque Curupira

  • Você também irá gostar: 

Conheça Tuiuti: o que ver e fazer

O que ver e fazer em Morungaba/SP

Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

O que ver e fazer em Itatiba-SP

Atrações em Americana, a princesa tecelã do interior de São Paulo

Um dia em Pirapora do Bom Jesus: o que ver e fazer

Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP

Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações

Pedreira-SP: 10 atrações além da porcelana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *