Memorial da Resistência: espaço de memória e luta em São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo é um dos mais importantes espaços culturais e históricos dedicados à preservação da memória de lutas pela liberdade e dos direitos humanos no Brasil.

Com foco especial nos períodos de repressão política durante a ditadura militar (1964-1985), o Memorial da Resistência está localizado no edifício que abrigava o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS/SP), na Estação Pinacoteca, próximo à Estação da Luz.


  • História do Edifício

O prédio foi construído entre 1910 e 1914 pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo e inicialmente funcionava como parte do complexo da Estação Júlio Prestes, abrigando o administrativo da Associação Central e, em seguida da Estrada de Ferro Sorocabana.

Entre 1940 e 1983, tornou-se a sede do DEOPS/SP, Departamento Estadual Ordem Política e Social de São Paulo, um dos principais órgãos de repressão política no Brasil.

Durante esse período, o local foi palco de prisões arbitrárias, torturas e perseguições contra opositores do regime militar e de outras pessoas consideradas “subversivas”. Com isso, as salas de reuniões foram transformadas em celas, por exemplo.

Uma das salas transformadas em cela.

  • O Memorial

Inaugurado em 24 de janeiro 2009, o Memorial da Resistência ocupa todo o andar térreo da antiga sede do DEOPS/SP e busca preservar a memória das violações dos direitos humanos e promover reflexões sobre a importância da democracia.

O prédio também abriga a Estação Pinacoteca, espaço dedicado a exposições temporárias, onde ambos são administrados pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura. No andar térreo também funciona um café e uma loja com produtos oficiais.

Entre os espaços abertos para visitação no memorial, destaco:

Reconstituição das Celas do DEOPS/SP:

Uma das áreas mais impactantes do memorial é a reprodução das celas utilizadas para a detenção de presos políticos. Os espaços foram preservados e contam com informações sobre como eram as condições de vida dos detidos, além de manter objetos da época, como camas e travesseiros.

Muitos dos presos políticos deixaram mensagens gravadas nas paredes das celas, que foram restauradas e permanecem visíveis, servindo como registros históricos e emocionais desse período que não pode ser esquecido.

Linha do tempo:

Apresenta os principais acontecimentos políticos e sociais que marcaram a história da repressão e da resistência no Brasil através de painéis informativos, objetos e documentos históricos.

Depoimentos e Testemunhos:

O Memorial conta com um programa de história oral que coleta relatos de pessoas que vivenciaram ou foram impactadas por períodos de repressão. Esses depoimentos são reproduzidos nos espaços.

Atividades Educativas:

O Memorial também realiza atividades educativas, como visitas guiadas, oficinas e debates, voltados para escolas, grupos de estudos e o público em geral. O objetivo é fomentar a discussão sobre cidadania, direitos humanos e memória histórica.

Ah, saindo do memorial, não deixe de conferir os andares superiores, onde funcionam as exposições temporárias da Estação Pinacoteca.

Área de exposições temporárias

  • Informações importantes

Endereço

Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo – CEP: 01213010.

Horário

De quarta à segunda-feira, das 10h às 18h. Fechado às terças.

Contato

Telefone: +55 11 3335-5910
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Site oficial

❗ Entrada gratuita.


  • Quando ir à Sampa

A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.

De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.

Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.

Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto.

Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.

Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.

Dia de sol na Avenida Paulista

  • Onde se hospedar em São Paulo

A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:

Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.

Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.

Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.

Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.

Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano

Conheça a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Sabores paulistanos: Di Cunto, tradicional confeitaria na Mooca

O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo

Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos

Roteiro de um dia por Guararema

Dicas, fotos e roteiro de atrações na colorida São Luiz do Paraitinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *