Essa talvez seja a pergunta mais frequente entre aqueles que estão planejando uma viagem para o Rio de Janeiro. Até porque as vezes parece que só passa coisa ruim nos noticiários, não é?! E a intervenção federal na área de segurança em fevereiro de 2018 só reforçou isso. Eu mesmo cheguei a cancelar algumas idas a cidade por receio do que via na mídia.
Claro que tudo que é retratado não deixa de ser verdade, porém, temos que ter a consciência de que a violência não é um problema apenas do Rio, mas do Brasil. Mas o Rio de Janeiro sempre acaba sendo destaque nos noticiários justamente por ser a nossa cidade mais icônica, famosa e visitada.
E ao viajar, é sempre importante ter em mente que, não importa o destino, é preciso ter cautela pelo simples fato de estar em um local desconhecido. Dessa forma, ninguém vai afirmar que o Rio de Janeiro é um dos lugares mais seguros do mundo, mas também não vai dizer que é menos perigoso viajar para São Paulo, Brasília ou Natal.
Vale ressaltar que ao visitar o Rio de Janeiro, é bom ter em mente que os problemas de segurança pública atingem a cidade como um todo, mas tem maior intensidade nas zonas norte e oeste, longe da zona sul, onde ficam as principais atrações e, consequentemente, acaba sendo a região mais visitada pelos turistas.
Eu mesmo, no geral, achei os pontos turísticos bem policiados e movimentados e não tive nenhum problema relacionado a violência e insegurança durante os cinco dias que passei na cidade. E olha que andei bastante por regiões consideradas “degradadas”, como a Cinelândia. Pode ter sido sorte? Talvez, mas acabei tomando várias precauções durante as minhas andanças pela cidade, sendo que algumas delas são essenciais em qualquer lugar:
-
Se localize e se informe
Conheça previamente o lugar onde você vai. Use aplicativos de transporte, como Uber, 99taxis e o Moovit e de localização, como o Google Maps. Eles são ótimos e muito práticos em qualquer viagem. Baixe mapas off-line para nunca se perder.
Faça um trajeto seguro para ir e voltar dos pontos de interesse e sinta o lugar: as vezes ela é falha, mas a intuição de que o lugar é seguro ou não é um bom aliado em viagens.
É importantíssimo também escolher bem o bairro que você vai se hospedar no Rio. Ficar próximo das atrações do seu roteiro faz você economizar com transporte e reduz eventuais problemas no trajeto. Faça pesquisas na internet, veja as recomendações do bairro, use o Google Maps e veja se o hotel fica próximo ou não de ruas de fácil acesso. Com isso, a prevenção já começa antes mesmo da viagem começar de fato. Hospedagens perto de metrô facilitam e muito a estadia, principalmente para quem depende do transporte público.
O mesmo acontece se você quer fechar passeios com agências. Pegue indicações na internet e no hotel onde está hospedado e consulte guias credenciados. Se quiser conhecer algumas das favelas cariocas, como Santa Marta e Vidigal, veja as que estão tendo programa de visitação e o mais importante: tenha respeito com o lugar e os moradores, já que as comunidades não são atrações turísticas e sim a vida de boa parte dos brasileiros.
-
Não dê bobeira
Ao viajar para lugares cheio de belezas, como o Rio de Janeiro, é normal ficarmos admirados e nos distrair com as atrações, porém, é nesse momento que pessoas mal intencionadas podem agir e muitas vezes nem percebemos. Então não descuide dos seus objetos pessoas, como bolsas, carteiras e celulares. Use bolsos fundos e com zíper, o que dificulta os furtos. Para guardar dinheiro (leve sempre o essencial e dê preferencia ao uso de cartões) e documentos, faça como eu e use uma doleira (aquela bolsinha que vai dentro da calça) ou se não combinar com o look, uma pochete é uma boa opção. Tenha cuidado redobrado com multidões e evite situações que possam te colocar em perigo, como andar sozinho na rua em plena madrugada.
Dos lugares que visitei, os bairros da Glória, Lapa e Cinelândia tem uma grande quantidade de moradores de rua e os batedores de carteira são comuns, então é bom tomar cuidado. Inclusive uma moça que estava fazendo walk tour conosco quase teve o celular roubado por um cara que a abordou em frente aos Arcos da Lapa.
O mesmo acontece nas praias. Apesar de não ter presenciado nada, furtos e arrastões são comuns, apesar de terem diminuído bastantes nos últimos meses, de acordo com a recepcionista do hostel onde fiquei. Então não deixe seus pertences sozinhos na areia ou peça para alguém próximo olha-los enquanto você vai dar aquele mergulho.
Saiba mais sobre o Rio Free Walking Tour aqui.
-
Não ostente e não seja um turista
Isso é um fato em viagens. Quanto mais turista você parecer, mais visado estará. Então entre no clima do dia a dia dos locais e se misture. Ao sair pelas ruas, leve apenas o essencial e não use roupas e objetos chamativos. O carioca, por exemplo, gosta de usar roupas leves e sem excessos.
Ao usar eletrônicos, como câmeras e celulares, tente não ostentar. Veja se o lugar está seguro, use o aparelho e guarde-o. Não nego que muitas vezes me peguei andando distraído com minha câmera profissional no pescoço a fim de capitar as melhores cenas e nada mais turista do que isso né?! Então não sigam o meu exemplo e tenham uma viagem livre de problemas.
O Rio de Janeiro realmente é a cidade maravilhosa, cheia de belezas e que com certeza merece ser apreciada e o turista que ouve os conselhos dos locais e se cuida pode esperar ter uma ótima visita com certeza!
-
Melhor época para visitar o Rio
O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):
- Inverno (junho a setembro):
- Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
- Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
- É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
- Verão (dezembro a março):
- Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
- Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
- No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.
Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.
As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.
Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:
-
Zona Sul
– Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.
– El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.
– Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.
– Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.
– Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.
-
Centro
– Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.
– Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.
– Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.
– Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.
– Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.
-
Zona Oeste
– Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.
– Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.
– Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.
– Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.
– Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara
O que ver a fazer no bairro da Urca
Veja como é a Trilha do Morro da Urca
Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio
Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour