Boa Viagem além da praia: conhecendo o bairro mais famoso de Recife

A praia de Boa Viagem é uma das praias mais famosas e icônicas do Brasil, conhecida por suas belas paisagens, águas mornas e uma longa faixa de areia que se estende por aproximadamente oito quilômetros ao longo da costa do Recife.

Mas se engana que os encantos da região ficam restritos a praia. Com uma rica história, Boa Viagem é o bairro com a melhor infraestrutura turística da cidade e tem opções gastronômicas e culturais para todos os gostos e bolsos.


  • História do bairro

Boa Viagem era originalmente uma área rural e costeira, habitada principalmente por pescadores e agricultores. Durante o período colonial, a região fazia parte da Capitania de Pernambuco, uma das divisões administrativas da colônia.

Em meados do século XVIII, a partir do incentivo do Padre Leandro de Carvalho e da doação de terras por Baltazar da Costa Passos, foi construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem – e foi essa capela a responsável por dar nome à praia e ao bairro que surgiu ao seu redor.

Histórica igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem

Com a abertura da avenida Boa Viagem, que margeia a praia, no início do século XX, o bairro começou a se desenvolver, se tornando uma popular região de veraneio. E apesar de hoje ser conhecido pelos seus gradiosos arranha-céus, os primeiros edifícios do bairro foram construídos apenas nos anos 1950: o Holiday (1957), o Acaiaca (1958) e o Califórnia (1960).

Edifício Acaiaca

A abertura do Shopping Recife na década de 1970 trouxe ainda mais impulso para a urbanização e Boa Viagem passou a ser um dos mais populosos da cidade, se tornando um famoso polo turístico.


  • Como chegar ao bairro?

Boa Viagem fica localizado ao sul de Recife e curiosamente fica mais próxima da cidade vizinha de Jaboatão dos Guararapes (3 km) do que do Centro de Recife (10 km).

Se você olhar em um mapa, notará que há uma única faixa de areia nesta região, mas que muda de nome ao longo de seu trajeto: ao sul fica Piedade e ao norte Pina.

É bem simples chegar e se locomover em Boa Viagem, principalmente se você estiver de carro ou for utilizar aplicativos de mobilidade.

Dirigindo pela Avenida Boa Viagem

De transporte público, há várias linhas que atendem o bairro, assim como há estações do Metrô – porém, elas ficam um pouco distantes da praia.

Além disso, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre fica localizado em Boa Viagem, então o bairro certamente será sua primeira parada em Recife.


  • Como foi a minha experiência por lá?

Em minha última viagem à Recife, optei por ficar em Boa Viagem e pude acompanhar um pouco da rotina do local por quase uma semana.

Com mais de 120 mil moradores, Boa Viagem é o bairro mais rico da região sul e tem o 2° maior IDH da cidade, atrás apenas do bairro da Jaqueira. Justamente pela boa qualidade de vida, Boa Viagem se tornou o local queridinho do mercado imobiliário, principalmente nos arredores da orla.

Grandes edifícios na Orla de Boa Viagem.
Grandes edifícios na Orla de Boa Viagem.

A população do bairro cresceu muito e com isso outros desafios significativos surgiram, como a erosão costeira devido à construção de edifícios à beira-mar, à falta de um sistema adequado de proteção da costa e os problemas de poluição e saneamento básico.

Também há um contraste gritante que impressiona: várias comunidades extremamente pobres sobrevivem em meio aos luxuosos edifícios que são erguidos constantemente.

De qualquer forma, Boa Viagem é sim o melhor local para se hospedar em Recife, caso você procure por praticidade e boa infraestrutura turística: além de você ter fácil acesso a praia mais famosa da cidade, é possível encontrar todos os tipos de serviço: lojas diversas, bares, restaurantes, dois shoppings e inúmeras opções de hospedagem entre hotéis e apartamentos de temporada.


  • Os tubarões

Boa Viagem também é conhecida por ser um local onde ocorrem frequentes avistamentos de tubarões, que são mais comuns na área de mar aberto, especialmente nas proximidades dos recifes de coral que ficam perto da praia.

Os tubarões são atraídos para a região de Boa Viagem devido à presença de peixes e cardumes em suas águas. No entanto, é importante ressaltar que a presença de tubarões na área representa um risco para os banhistas, e ataques de tubarões infelizmente são comuns.

Portanto, a Prefeitura de Recife e as autoridades locais têm adotado medidas de segurança, como a instalação de placas de advertência, postos de salva-vidas e o monitoramento da presença de tubarões na região.

É fundamental que os banhistas e surfistas sigam as orientações das autoridades locais e evitem nadar em áreas onde tenham sido relatados avistamentos de tubarões. Além disso, é aconselhável evitar entrar no mar durante a noite e em locais onde a água está mais profunda, pois essas são situações em que a probabilidade de encontro com tubarões pode ser maior.

Seguindo essas recomendações, você pode aproveitar ao máximo a sua viagem. 😎


  • O que ver e fazer em Boa Viagem

Como vocês viram, o bairro é grande e há muitas coisas para se ver e fazer além da praia em si. Abaixo, eu mostro algumas opções para vocês. 🥰

  • Praia e Piscinas Naturais

Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais nas áreas próximas à costa, tornando o local apropriado para nadar e praticar snorkeling, ainda mais se você estiver com crianças. A água clara e de cor intensa que varia do azul para o verde possibilita observar a vida marinha do local.

No entanto, como disse anteriormente, é importante observar os avisos e recomendações locais devido à presença de tubarões.

Se você preferir, apenas relaxe nas areias da praia, que são finas e amareladas, e admire os grandes e lindos recifes – você pode utilizar as cadeiras e guarda-sóis das inúmeras barracas localizadas ao longo da faixa de areia, mediante consumação.

Curtindo a praia

A presença de vendedores ambulantes vendendo as mais diversas comidas e bebidas também é comum, principalmente aos finais de semana.

  • Calçadão

Caminhar pelo calçadão de Boa Viagem é uma forma de ver e ser visto. Com boa estrutura, possuí muitos coqueiros, academias ao ar livre e bancos para descanso, além de área para caminhadas e uma ciclofaixa.

Não deixe de reparar também nos grandiosos edifícios da orla.

  • Parque Dona Lindu

O parque foi inaugurado em 2008 e recebeu esse nome em homenagem a Dona Lindu, que foi a mãe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto arquitetônico do parque é notável, com um design moderno e criativo, feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Incluindo um grande palco de concreto em forma de concha, que é usado para eventos culturais e apresentações artísticas, bem como uma grande área de gramado que é utilizada para atividades ao ar livre, o parque tem pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica.

Parque Dona Lindu visto de cima
Fonte desta imagem: Wikipedia
  • Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

Conforme comentado anteriormente, a igreja que deu origem ao bairro foi erguida em meados do século XVII, mas não se sabe a data exata de sua construção – porém, relatos mostram que em 1743 ela já estava pronta. Já em 1848, a paróquia de Boa Viagem é criada e em 1862 sua estrutura é reconstruída, dando lugar ao seu atual aspecto.

De arquitetura modesta e cor azulada marcante, a Igreja de Boa Viagem se tornou um ícone para o bairro, sendo ponto de referência dos recifenses e turistas, além de ter um contraste interessante com os modernos edifícios ao seu redor.

  • Feirinha de Boa Viagem

E bem ao lado da igreja, na Praça de Boa Viagem, fica a Feirinha de Boa Viagem, considerada uma das mais antigas do Brasil. Com mais de 200 barracas, é possível encontrar os mais diversos produtos por aqui, entre comidas e bebidas típicas, utensílios de casa, artesanatos e muitas lembrancinhas.

A feira funciona diariamente, das 17h30 às 22h, mas alterações prévias em seu funcionamento pode ocorrer.


  • Onde comer e beber em Boa Viagem?

A vida noturna em Boa Viagem é uma das mais diversificadas e vibrantes de Recife, oferecendo opções para todos os gostos e bolsos.

Há bares e restaurantes à beira-mar onde você pode desfrutar de bebidas e petiscos com uma vista incrível da praia; estabelecimentos com áreas de lounge, tornando-os ótimos lugares para desfrutar de refeições deliciosas e, em seguida, continuar a noite com coquetéis e música ao vivo; casas noturnas e boates que oferecem música, dança e diversão durante toda a noite.

Alguns lugares famosos no bairro são:

Comida regional

Quintal do Picuí, Restaurante Parraxaxá, Entre Amigos o Bode, Chica Pitanga e Ilha Sertaneja.

Frutos do mar

Ilha dos Navegantes, NAU, Paranoia do Mar, Camarada Camarão.

Massas e vinhos

Entre Vinhos Store, Famiglia Giuliano, Yugo Premium, Furetti Cucina, Cantina Di Luigi.

Carnes

Ponteio Grill, Churrascaria Pajuçara, Burn Steak House, Galetus Restaurante e Spettus Premium.

Cafés e doces

Harina Café, Borsoi Café, Annie Cake, Santa Clara Setúbal, Bruna Hinterlang Confeitaria, La Fuent.

Bares e pubs

Entre Amigos Praia, Johnny Gastrobar, Tatu Bola Bar, Seu Tito, Cervejaria Alphaiate, Downtown Pub, BeerDock Boa Viagem.

Camarada Camarão
Ilha dos Navegantes

Além disso, eventos culturais como shows, festivais e apresentações de artistas locais são comuns no bairro e atraem multidões. O badalado Carnaval de Boa Viagem e o Reveillón oficial de Recife, que acontecem em Boa Viagem, são dois dos eventos mais famosos da região.


  • Quando visitar Recife?

Recife pode ser visitada o ano todo, mas dependendo de suas preferências pessoais e do tipo de experiência que você deseja ter, é importante ver a época do ano que pretende ir:

Alta Temporada (Dezembro a Fevereiro)

O período de dezembro a fevereiro é considerado alta temporada em Recife, pois coincide com o verão. Durante esses meses, você pode desfrutar de temperaturas quentes ideais para curtir as praias da região. No entanto, este é também o período mais chuvoso, com possibilidade de chuvas intensas, principalmente no final da tarde.

Se você gosta de praias movimentadas e vida noturna agitada, este pode ser o momento ideal. Grandes eventos como o Carnaval e o Reveillón também atraem multidões para a cidade.

Baixa Temporada (Março a Junho e Setembro a Novembro)

A baixa temporada em Recife ocorre durante os meses de março a junho e de setembro a novembro. Nesses períodos, as multidões são menores, os preços de acomodação são mais baixos e o clima é geralmente agradável, com menos chuvas.

Intermediário (Julho e Agosto)

Julho e agosto são meses de férias escolares no Brasil, e muitas famílias viajam nesse período. O clima é geralmente bom, com menos chuvas, tornando-o uma escolha intermediária para visitar Recife.

Eventos Especiais

Se você deseja participar de festivais e eventos especiais em Recife, considere as festas de carnaval em fevereiro e março, o Carnaval de Olinda (cidade vizinha) e o São João, que é uma festa popular nordestina celebrada em junho.

Portanto, se você prefere evitar multidões e desfrutar de preços mais baixos, a baixa temporada pode ser a escolha certa. Se você gosta de clima quente e animado, a alta temporada durante o verão pode ser ideal, mesmo com a possibilidade de chuvas.

Certifique-se de verificar as condições climáticas e os eventos locais específicos antes de planejar sua viagem.


  • Onde se hospedar?

Recife é uma cidade incrível com várias opções de hospedagem para atender a diferentes orçamentos e preferências. A escolha do local de hospedagem depende do seu objetivo de viagem, orçamento e preferências pessoais.

Aqui estão algumas áreas populares para se hospedar em Recife:

Boa Viagem

Esta é uma das áreas mais famosas para turistas em Recife, com uma grande variedade de hotéis, pousadas e resorts à beira-mar, além de ótima localização. A Praia de Boa Viagem é famosa por suas águas quentes e é uma excelente escolha se você deseja relaxar na praia.

Recife Antigo

Se você gosta de história e cultura, considere se hospedar na área do Recife Antigo, como ao redor do Marco Zero. É onde você encontrará muitos edifícios históricos, monumentos, museus, bares e restaurantes.

Pina e Piedade

Esses bairros estão localizados ao sul (Piedade) e a norte (Pina) de Boa Viagem e oferecem opções de hospedagem mais tranquilas e uma atmosfera menos turística. Eles são ideais para quem procura relaxar em um ambiente mais calmo, mas com acesso fácil a praia.

Olinda

Olinda, cidade vizinha a Recife, também é uma excelente opção de hospedagem. A cidade é conhecida por seu centro histórico bem preservado e suas festas populares, como o Carnaval, oferecendo pousadas encantadoras em edifícios coloniais.

Casa Forte

Este bairro mais afastado do centro de Recife é uma opção tranquila para quem deseja evitar as multidões, além de ser conhecida por sua segurança.

Certifique-se de pesquisar e reservar com antecedência, especialmente durante a alta temporada de turismo. Além disso, considere suas preferências em termos de orçamento e comodidades ao escolher sua acomodação em Recife.

Abaixo deixo algumas opções de hospedagem: 

Hotel Luzeiros Recife: localizado a apenas 500 metros do Shopping Rio Mar e a 6 km do Aeroporto Internacional, conta com restaurante, piscina ao ar livre, academia e sauna.

Kastel Manibu Recife: este hotel 4 estrelas localizado a 100 metros da Praia de Boa Viagem oferece piscina na cobertura com vista panorâmica, bar, academia e sauna.

Cosmopolitan Hostel: localizado a 3 minutos a pé da Praia de Boa Viagem, o hostel oferece quartos compartilhados com ar-condicionado e banheiro privativo ou compartilhado.

Radisson Recife: localizado de frente para o mar, este hotel oferece piscina, academia, sauna, bar, restaurante e quartos com varandas privativas com vista do mar.

Bianca Praia Hotel: localizado a 200 metros da Praia de Boa Viagem, oferece quartos com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. Há café da manhã incluído.

Beach Class Convention By Hôm: antigo Hotel Bristol, fica localizado a 1 km do Shopping Recife e oferece piscina, restaurante, academia e quartos com vistas panorâmicas.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Outros posts sobre Pernambuco

Marco Zero do Recife: o que ver e fazer

Bora Bora Beach Club na Praia dos Carneiros: vale a pena?

Rua do Bom Jesus, a mais bonita de Recife

Conferindo o Restaurante Ilha dos Navegantes em Recife

Tudo sobre o passeio de Buggy em Porto de Galinhas

Tudo sobre o Instituto Ricardo Brennand, um dos melhores museus do Brasil

Conhecendo as igrejas do Centro Histórico de Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *