Conhecida por ser berço de ídolos do futebol como Pelé e Neymar, a cidade de Santos oferece aos turistas um convite para revisitar o passado através de sua herança histórica, principalmente a ligada a cultura do café.
E boa parte da história desse período pode ser apreciado no Museu do Café, que através de exposições permanentes e temporárias, tem como objetivo maior mostrar a história do café e sua importância como uma potência econômica e cultural, se tornando uma das bebidas mais consumidas em todo o país.
-
Histórico do museu
Santos ainda preserva em seu centro histórico um dos mais belos e importantes conjuntos arquitetônicos do país, com inúmeras igrejas, praças, monumentos e prédios públicos de diferentes períodos.
Porém, grande parte desse acervo é reflexo do grande desenvolvimento que a cidade teve entre 1850 e 1960 com a chegada e crescimento da produção de café no estado e da construção da ferrovia São Paulo Railway e do Porto de Santos.
Considerado o espaço cultural mais importante da cidade, o Museu do Café fica instalado na antiga sede da Bolsa Oficial do Café, construído graças ao grande aumento da produção do café e consequentemente das negociações.
Isso porque o espaço até então utilizado passou a não suportar mais tal demanda, sendo necessária a construção de uma nova sede que representasse todo o poder e simbolismo do café.
Com proporções na esfera nacional, o grão tomou protagonismo econômico e financeiro, sendo importante não só para a cidade de Santos, como também para a economia nacional. Com isso, em 1922, era inaugurado o grandioso palácio da Bolsa Oficial de Café na Rua XV de novembro, coração do centro financeiro da cidade.
-
Como é a visita ao museu?
Com estilo eclético, o edifício já é uma atração a parte, contando com cúpulas de cobre, revestimentos em mármore, mobília em madeira nobre e várias obras de arte como pinturas e esculturas.
Entre os inúmeros painéis e vitrais, o destaque vai para o grandioso vitral “A República”, de Benedito Calixto. Além disso, o acervo incluí um interessante conjunto audiovisual, maquinários e indumentárias de época.
Além disso, cada andar do imenso edifico resgata os primórdios da produção de café, as formas de trabalho e o relato dos cafeicultores.
O café trouxe para Santos um grande circuito de relações nacionais e internacionais e a potencialidade comercial do grão fez com que a cidade entrasse de forma interrupta nos trilhos do progresso, e é por essas e outras que esse museu é tão representativo.
E claro, não deixe de se deliciar na Cafeteria do Museu, localizado no térreo, que além de salgados, bolos e tortas, serve um café característico e com o certificado de excelência, sendo considerada por sete vezes a melhor cafeteria do litoral paulista pela revista Veja.
Para quem ama café e é apaixonado por história, a visita ao Museu do Café não pode ficar fora do seu roteiro de viagem!
Texto escrito em parceria com a também historiadora Milena Gomes.
-
Informações práticas
Endereço Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico. CEP: 11010-151 – Santos – SP
Horários
De terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 17h.
Abertura às segundas-feiras durante a temporada de verão.
Valores
R$ 16,00 – estudantes, funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade pagam meia-entrada (R$8).
❗ Aos sábados, a entrada é gratuita.
Contato
Telefone: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br
Instagram: @museudocafe
-
Quando visitar Santos?
A melhor época para visitar Santos, assim como outras cidades litorâneas do estado de São Paulo, pode variar dependendo das preferências pessoais e do tipo de atividades que você deseja realizar:
– Verão (dezembro a fevereiro): durante o verão, Santos e suas praias ficam movimentadas, o clima é quente e a água do mar está mais agradável para banho. É uma excelente época para aproveitar as praias, atividades ao ar livre e a vida noturna da cidade. No entanto, prepare-se para praias mais cheias e preços mais altos nas acomodações devido à alta temporada.
– Primavera (setembro a novembro) e Outono (março a maio): estas são épocas excelentes para visitar Santos se você prefere temperaturas mais amenas e praias menos lotadas. Durante a primavera e o outono, você ainda pode desfrutar de dias agradáveis na praia, fazer caminhadas e explorar a cidade, mas sem o calor intenso do verão.
– Inverno (junho a agosto): O inverno em Santos é mais fresco, com temperaturas mais baixas do que no verão, mas ainda é uma época viável para visitar a cidade. Se você não se importa com temperaturas mais amenas e prefere evitar as multidões, o inverno pode ser uma boa opção. No entanto, as chuvas são mais frequentes nessa época.
Além das condições climáticas e das preferências pessoais, também é importante considerar eventos e festivais que possam estar acontecendo em Santos durante a sua visita, como Carnaval e Reveillón.
-
Onde se hospedar em Santos?
Santos oferece diversas opções de hospedagem para atender a diferentes gostos e orçamentos e a escolha de onde se hospedar depende das suas preferências, como proximidade da praia, do centro da cidade, tipo de acomodação, orçamento e necessidades específicas.
Abaixo estão algumas áreas populares entre os turistas na cidade:
– Ponta da Praia: esta é uma área popular para quem deseja ficar perto da região portuária, da travessia da balsa para Guarujá e do Aquário.
– Gonzaga: o bairro do Gonzaga é uma região movimentada em Santos, com muitas opções de comércio, restaurantes e entretenimento. Há hotéis, apart-hotéis e pousadas nesta área.
– Boqueirão: esta área também está próxima à praia e é conhecida por sua movimentação, com diversos estabelecimentos comerciais. Você encontrará hotéis e pousadas aqui.
– José Menino: um bairro mais tranquilo, ideal para quem busca um ambiente mais sereno. Fica próximo da divisa com São Vicente e ao Emissário Submarino de Santos.
– Embaré: mix de bairro residencial e comercial, abriga atrações como a Basília de Embaré e um popular shopping.
– Centro: se você prefere ficar perto de pontos turísticos históricos e culturais, o centro de Santos oferece hotéis e pousadas que podem ser uma escolha conveniente.
– Sheraton Santos Hotel: localizado em Aparecida, a apenas 2 quarteirões da praia e do PraiaMar Shopping, esse hotel 5 estrelas tem piscina coberta, academia, spa, salão de jogos, restaurante e quartos com vista da cidade.
– Parque Balneário by Atlantica Hotels: localizado a apenas 30 metros da Praia do Gonzaga, o hotel dispõe de piscina ao ar livre com vista para o mar, banheira de hidromassagem, salões de jogos e brinquedos, sauna, academia, restaurante e bar.
– Atlântico Inn Hotel: localizado a apenas 400 metros da Praia do Gonzaga, este hotel oferece piscina ao ar livre, buffet de café da manhã, bar, espaço para eventos e estacionamento privativo.
– Rolds Hostel: localizado a 1,8 km do Miramar Shopping e a 4 km do Brisamar Shopping, oferece cozinha compartilhada, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Também há quartos família.
– Caiçara Hotel: localizado a 800 metros da Miramar Shopping e a 2 km da Praia do Gonzaga, oferece buffet de café da manhã e quartos com ar-condicionado, TV a cabo, telefone e banheiro privativo.
– Ibis Budget Santos Gonzaga: localizado na quadra da praia e a 2 minutos a pé do Miramar Shopping, oferece quartos com ar-condicionado, Wi-Fi grátis e banheiro privativo. Um café da manhã simples é servido diariamente no restaurante por uma taxa extra.
Certifique-se de fazer reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada de verão, quando a cidade recebe muitos turistas.
-
Você também irá gostar
Conheça as ruínas do Engenho dos Erasmos em Santos
Praia da Feiticeira em Ilhabela
Visita guiada pela Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela
Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião
Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá
Conheça a Praia de Itararé em São Vicente
Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá
Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos