Balneário de verão mais popular de Montenegro, Budva é o local perfeito para quem busca um equilíbrio entre pontos históricos e culturais e o contato direto com a natureza.
Ou seja, independente de qual for o seu estilo de férias, a “capital turística” de Montenegro une os dois lados da vida montenegrina: o aspecto dinâmico e moderno dos tempos atuais que em nenhum momento deixa de lado o rico passado de seu país. 😍
-
Breve história
Budva é uma das cidades mais antigas da costa do Adriático, já que a primeira menção a ela data do século V a.C., quando ainda se chamava Butou.
Por muitos séculos, a cidade esteve cercada por grandes muralhas, que serviam como uma forma de protegê-la, já que sua posição privilegiada em uma península aumentava as chances de ser atacada.
Hoje, esse trecho de Budva que se encontra dentro das muralhas é chamada de Old Town ou Stari Grad (Cidade Velha), que tem todos os atributos de uma cidade mediterrânea medieval, com ruas estreitas, edifícios análogos com telhados vermelhos e inúmeros monumentos históricos – é uma verdadeira maravilha que atrai turistas de todo o mundo ao longo do ano.
Em 15 de abril de 1979, um grande terremoto atingiu Budva e grande parte da Cidade Velha foi devastada. Porém, quase todos os edifícios foram restaurados à sua forma original.
Atualmente, Budva tem pouco mais de 19 mil habitantes, sendo a oitava cidade mais populosa de Montenegro.
-
Quando ir
Budva é uma cidade que tem seu charme durante todo o ano. No verão, é o coração do turismo e, no inverno, é uma cidade costeira tranquila, principalmente para turistar pela Cidade Velha. É por isso que a qualquer hora que você escolher visitar Budva, você encontrará o que admirar.
Por ser pequena, em um dia você consegue visitar as principais atrações (foi o que fiz). Mas, se você quer curtir as praias e ilhas da região com calma, reserve de 2 a 3 dias. Assim, você poderá tirar muitas fotos, aproveitar os pontos turísticos e relaxar com o clima do Adriático.
-
Atrações para um dia de viagem
-
Ilha Sveti Nikola
Também conhecida como Ilha do Havaí, esse lugar paradisíaco é habitado apenas por veados e fica perto da costa de Budva.
A ilha tem um longo trecho de praia e um restaurante com instalações para turistas, sendo o lugar perfeito para uma fuga idílica em Budva. Para chegar lá, há barcos que saem da marina em passeios de meio dia ou um dia.
-
Marina de Budva
É da bonita marina de Budva que partem os barcos para algumas ilhas da região. É também um bom lugar para observar a rotina dos pescadores da cidade.
-
Old Town
Um passeio pela cidade velha revela igrejas e palácios antigos, todos criados com pedra cinza local. Em frente à Cidadela de Budva e ao clássico Hotel Avala, estão expostos os restos do assentamento original e que foram descobertos depois de um terremoto.
A própria Cidadela e o Museu da Cidade Velha são excelentes lugares para aprender sobre a história de Budva. Não deixe de visitar a praça em frente à Igreja de Santa Maria del Punta, com sua vista deslumbrante do mar e das Antigas Muralhas.
-
As praias de Budva
As praias montenegrinas sempre têm espreguiçadeiras e guarda-sóis por apenas alguns euros e bares acessíveis onde o barman local irá fazer deliciosos coquetéis. Com tudo o que você precisa à beira-mar, é muito fácil passar vários dias tomando sol nas praias de Budva.
Slovenska Plaza, Bečići e Old Town são as mais populares entre os turistas na cidade. Depois, há Mogren Beach, localizada em um caminho à beira-mar na cidade velha. Jaz Beach é uma enseada animada e lar de um dos festivais de música mais populares do país, o Sea Dance Festival.
Já ao longo da costa, existem dezenas de pequenas praias, como Drobnji Pijesak, um ótimo lugar para passar os dias de verão.
-
Riva de Budva
A Riva de Budva tem um passeio marítimo que liga a cidade até Sveti Stefan. Passeie pela Slovenska Plaža até o Cabo Zavala e depois pela Praia Bečići até as aldeias costeiras de Rafailovici, Pržno e Sveti Stefan.
Existem dezenas de pontos de natação, restaurantes românticos à beira-mar e belas vistas do pôr do sol. É, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos e interessantes para visitar na cidade.
-
Ruínas romanas
Se não estivesse listado no Google maps, esse conjunto de ruínas da era romana me passaria despercebido. Apesar de pequeno, esse sítio arqueológico ajuda a contar a rica história de Budva.
-
A Dançarina de BUDVA
A escultura, que é o símbolo de Budva, foi feita pelo escultor Gradimir Aleksich e desfruta anualmente de imensa popularidade entre milhões de turistas de todo o mundo, porque há uma crença de que o desejo concebido perto da “Dançarina” se realizará. Mas há outras lendas em torno dessa escultura.
Alguns dizem que esta é a representação de uma famosa ginasta montenegrina que caiu de uma rocha naquela região, mas que seu nome não pode ser nomeado. Outros moradores mencionam a trágica história de um jovem casal apaixonado que, durante um banho, foi atacado por um tubarão.
A menina conseguiu sair na praia, mas o jovem não e acabou morto. Após essa terrível tragédia, a menina vinha à praia todas as noites e esperava que seu amado saísse do mar. Mas o milagre não aconteceu e a garota não poderia viver sem o amor dele.
Quando ela morreu, no local da tragédia, esta bela escultura foi erguida em memória do puro amor.
-
Como chegar
O aeroporto mais próximo de Budva está em Tivat e várias companhias aéreas, incluindo a EasyJet, têm voos a partir de outras cidades dos Bálcãs.
Alternativamente, a cidade croata de Dubrovnik fica a apenas 2-3 horas de carro, então, se estiver por lá, pegue um ônibus público, alugue um carro ou faça uma excursão de um dia – essa foi a minha opção.
Paguei 50 euros por um passeio de um dia pelas cidades de Kotor, Budva e Perast e o tour valeu muito a pena, principalmente para quem tem um roteiro mais apertado e precisa de agilidade. 🙂
-
Se localize
-
Melhor época para visitar Montenegro
A melhor época para visitar Montenegro depende do tipo de experiência que você deseja ter, pois as estações do ano oferecem diferentes atrações e atividades. Aqui estão algumas considerações para cada estação:
- Verão (junho a agosto):
-O verão é a alta temporada em Montenegro, quando as temperaturas são mais quentes e a maioria das atrações turísticas está aberta.
-É a melhor época para desfrutar as praias ao longo da costa do Adriático, como a Praia de Budva e a Praia de Kotor.
-Ideal para praticar esportes aquáticos, como natação, mergulho e vela.
-Muitos festivais e eventos acontecem durante essa temporada.
- Primavera (abril a maio) e outono (setembro a outubro):
-Estas são estações de transição e oferecem temperaturas mais amenas do que o verão.
-É uma ótima época para caminhadas e atividades ao ar livre, especialmente no Parque Nacional de Durmitor e no Parque Nacional de Biogradska Gora.
-Você encontrará menos multidões e preços mais acessíveis em comparação com o verão.
-As cores da primavera e do outono criam paisagens deslumbrantes nas montanhas e vales.
- Inverno (novembro a março):
-Os meses de inverno são ideais para esquiar, praticar snowboard e outras atividades de inverno. Cidade como Durmitor e Bjelasica ficam extremamente populares devido a oferta dessas atividades.
-Durante o Natal e o Ano Novo, as cidades costeiras, como Kotor e Budva, são decoradas e ficam extremanente charmosas.
-Se você procura tranquilidade e paisagens de montanha cobertas de neve, o inverno pode ser uma ótima escolha.
-Porém, se você não gosta de frio, se prepare: em algumas partes do país, as temperaturas ficam próximas a 0 grau.
-
Onde se hospedar em Montenegro
Montenegro está cada mais em evidência nos roteiros de turismo e com isso, a rede hoteleira cresce a cada dia, principalmente nas cidades de Budva, Kotor e Podgorica.
Por isso, deixo abaixo algumas indicações bacanas nessas 3 cidades:
-
Budva
–Boutique Hotel Arka: localizado a 350 metros do centro histórico de Budva, tem quartos e apartamentos elegantes com ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo. A Praia Mogren está a 650 metros do hotel.
–Boutique Hotel Tate By Aycon: localizado a 450 metros da Praia Slovenska, conta com um terraço com vistas panorâmicas, piscina, sauna, academia e café da manhã incluído.
–Hotel Millennium by Aycon: localizado em Budva, a 400 metros da Praia Slovenska, este hotel 4 estrelas oferece acomodações com terraço, piscina, restaurante e bar. Tem café da manhã incluído.
–Hotel Hermes Budva: localizado a 1 km da Praia Mogren, dispõe de quartos com ar-condicionado e vistas para o jardim ou para a cidade. Tem café da manhã incluído.
–Casa Mia: localizado próximo do Aqua Park Budva e da Praia Mogren, oferece terraço com belas vistas, piscina e decoração moderna e luxuosa.
-
Kotor
–Hotel TIANIS: localizado a 100 metros do centro histórico da cidade e a 50 metros da praia, este hotel tem um jardim mediterrâneo com palmeiras e quartos com área de estar e cozinha equipada.
–Art Hotel Galathea: localizado a 10 metros da praia em Prčanj, este hotel está em um edifício de pedra que data do século XVIII. Combinando um estilo tradicional com comodidades modernas, a propriedade oferece um bar e quartos totalmente equipados.
–Boutique Hotel Hippocampus: hotel de luxo 4 estrelas, está localizado dentro do centro histórico de Kotor. Tem um restaurante com terraço com vista para as Muralhas e decoração moderna.
–Hotel Vardar: localizado na Praça Principal do centro histórico de Kotor, tem acomodações elegantes e um restaurante no terraço, academia, sauna e banho turco. Tem café da manhã incluído.
–Hyatt Regency Kotor Bay Resort: localizado em frente a Baía de Kotor, tem spa e centro de bem-estar, além de uma área de praia privativa e uma marina com três cais privados. Há um restaurante no local, o Blue, o restaurante de praia Lighthouse e o Piano Lounge & Coffee Bar.
-
Podgorica
–Hotel Ambasador: localizado no Rio Moraca e próximmo do bairro financeiro e do governo de Podgorica, tem arquitetura moderna. Os restaurantes internos e ao ar livre do hotel servem cozinha local e europeia.
–Hotel Marienplatz Podgorica: oferece empréstimo de bicicletas, jardim, lounge compartilhado, terraço e quartos com varanda térrea com vista da cidade. Há café da manhã continental, italiano ou americano.
–Boscovich Boutique Hotel: localizado a 300 metros do Museu de História Natural, oferece acomodações com academia, restaurante e bar. Os quartos são modernos e alguns possuem vista para a cidade.
–Hotel Podgorica: este hotel 4 estrelas está localizado no centro de Podgorica, de frente para o Rio Moraca, e possuí um ginásio moderno e dois bares, o Aperitif Bar e o Just Club.
–Hilton Podgorica Crna Gora: localizado no centro de Podgorica, dispõe de um bar no terraço do último piso, enquanto os hóspedes podem desfrutar de uma refeição num dos 4 restaurantes no local. Tem decoração moderna.
-
Você também irá gostar
Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia
10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria
Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia
Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga
Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca
Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia