Brandi Pizzaria em Nápoles: conheça o lugar onde a Pizza Margherita foi inventada

Antes de visitar Nápoles pela primeira vez, já havia lido em vários lugares que o assunto pizza é coisa séria na cidade. E logo nas minhas primeiras andanças, percebi o quanto essa massa faz parte do cotidiano, da história, da vida dos napolitanos.

Só para você ter uma ideia, existe uma associação que regula os estabelecimentos como produtores da “vera pizza napoletana”, ou seja, esses estabelecimentos tem que seguir regras sobre o tamanho, grossura e qualidade dos ingredientes usados na massa e na cobertura.

E entre esses muitos estabelecimentos, a Pizzaria Brandi está entre as mais famosas. Isso porque, a mundialmente famosa pizza Margherita teria sido inventada aqui.

Vamos conhecer mais sobre essa história?! 😍


  • A criação da Margherita

Raffaele Esposito, considerado o criador do sabor, trabalhava na Pizzaria Brandi quando em 1889 recebeu a árdua missão de cozinhar três diferentes tipos de pizza para o rei Umberto I e para a rainha Margherita de Savoy, que visitariam a cidade em poucos dias.

Entre as três opções, a pizza preferida pela rainha foi a que levava as cores da bandeira italiana: o verde das folhas verdes, o branco do queijo mozzarela e o vermelho dos tomates. Nascia então a Margherita, pizza nomeada em homenagem a rainha e que levaria a Brandi a ser conhecida nacionalmente.

Hoje, a pizzaria continua sendo uma das mais famosas e concorridas de Nápoles e é ponto de parada obrigatório para os amantes de pizzas.


  • A minha visita

Estive visitando a pizzaria em um sábado a noite, chegando por volta das 19h45 e a procura estava grande – tanto que a próxima mesa disponível seria dali 1 hora.

❗ Aqui então vai uma dica: se possível, reserve sua mesa com certa antecedência, a fim de evitar longas esperas.

Coloquei meu nome na lista e em 1 hora voltei. Fui recebido pelo garçom, que me levou até uma mesa no segundo piso. A casa é pequena, contando apenas com dois salões de decoração simples, mas intimista – se preferir, existem algumas mesas na calçada em frente à pizzaria.

Mesas na calçada
Decoração no interior da Brandi

Os cardápios são antigos e tem uma boa variedade de massas, como espaguetes e nhoques. Entre as pizzas, as mais pedidas são a Marinara e claro, a Margherita. Eu pedi a Margherita tamanho pequeno (individual) e o valor foi de 6 euros.

A famosa Margherita

  • O que achei da experiência?

A pizza estava muito boa, mas não foi a melhor margherita que comi na vida. Inclusive, nos dias seguintes que passei em Nápoles, pude provar margheritas mais baratas e suculentas do que a da Brandi – mas não desanime, pois a sensação de comer em um lugar tão cheio de história vale a pena.


  • Informações importantes

Endereço: Salita S. Anna di Palazzo, 1/2, 80132 Nápoles, Itália.

Horário de funcionamento:
Segunda-feira à sexta: 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30
Sábado: 12h30 às 15h30 e das 20h às 23h30
Domingo: 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30


  • Você também irá gostar

Viagem pela Costa Amalfitana: um dia em Positano

Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Lucca

Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Pisa, Itália

5 curiosidades incríveis sobre o Panteão de Roma

10 atrações imperdíveis para você conhecer em Veneza

Visitando as quatro basílicas papais de Roma

Tudo o que você precisa saber para visitar o Coliseu de Roma

O que ver e fazer em Sorrento na Itália

3 Respostas a “Brandi Pizzaria em Nápoles: conheça o lugar onde a Pizza Margherita foi inventada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *