Também chamada Ponte Redonda, Ponte dos Bondes ou Ponte do Arco, devido ao seu formato com uma curva acentuada no centro, a Ponte Torta é um dos principais bens culturais de Jundiaí e um símbolo da urbanização da cidade no fim do século XIX.
Construída entre 1888 e 1889, a ponte tinha o objetivo de permitir a passagem de bondes com tração animal e locomotivas de pequeno porte sobre o Rio Guapeva, ligando o Centro de Jundiaí e a Estação Ferroviária do bairro da Vila Arens.
A ponte foi erguida pelo pedreiro italiano Paschoal Scollato e pelo engenheiro Willian Harr e conta com 17 metros de altura, 8 metros de comprimento e mais de 50 mil tijolos.
Com o tempo e a urbanização da cidade, a região foi reestruturada e a Ponte Torta perdeu sua função prática. Devido a constantes enchentes, obras de melhoria alargaram o lado esquerdo do rio, o que comprometeu a estabilidade da ponte, sendo necessário incluir um bloco de concreto em sua fundação.
Tombada como patrimônio histórico a nível municipal em 2008, a Ponte Torta foi restaurada em 2015 e o espaço ao redor se tornou a Praça Erazê Martinho, que recebe eventos culturais.
Referências:
– Wikipedia
– Turismo Jundiaí
-
Se localize
Endereço
Praça Erazê Martinho – Rua José do Patrocínio, esquina com a Av. Dr. Odil Campos de Sáes, Vila Argos Velha – Jundiaí – SP, 13202-460.
❗ Entrada livre e gratuita.
A ponte é um monumento público e pode ser visitada a qualquer momento, mas recomendo conhecê-la durante o dia ou em eventos noturnos com iluminação especial.
-
Melhor época para visitar Jundiaí
Jundiaí oferece temperaturas agradáveis durante todo o ano, com algumas variações dependendo da estação do ano:
– Verão (dezembro a março): o verão em Jundiaí é quente e úmido, com temperaturas médias que variam entre 20°C e 30°C. Essa época é marcada por chuvas frequentes, principalmente no final da tarde.
– Outono (março a junho): essa é uma estação agradável, com temperaturas que geralmente variam entre 15°C e 25°C. O clima tende a ser mais seco do que no verão, com menos chuvas, e as paisagens também podem ficar mais bonitas durante essa época, devido à mudança de cores das árvores.
– Inverno (junho a setembro): no inverno, as temperaturas variam entre 10°C e 20°C, podendo ficar abaixo de 5°C em dias muito extremos. Já os dias costumam ser ensolarados e agradáveis.
– Primavera (setembro a dezembro): A primavera em Jundiaí é caracterizada por temperaturas amenas, que vão aumentando ao longo da estação, variando entre 15°C e 25°C.
-
Onde se hospedar em Jundiaí
Jundiaí é uma cidade grande com diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Abaixo, listo algumas opções bacanas para a sua viagem:
– Hotel Serra de Jundiaí: Localizado ao lado da Rodovia Anhanguera, esse hotel oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de uma piscina e um restaurante no local.
– Ibis Jundiaí Shopping: Situado na principal avenida da cidade e próximo ao Jundiaí Shopping, esse hotel oferece quartos modernos, estacionamento gratuito e acesso fácil a lojas e restaurantes.
– Ibis budget Jundiai Shopping: Também localizado na principal avenida da cidade, o hotel oferece acomodações que aceitam animais de estimação e quartos com ar-condicionado.
– Quality Hotel Jundiaí: Com uma localização excelente próximo à Rodovia Anhanguera, esse hotel dispõe de quartos espaçosos, piscina, academia e um restaurante que serve buffet de café da manhã.
– Summit Suítes Hotel Jundiaí: esse hotel oferece piscina coberta e restaurante e está localizado a 1 km do Parque da Uva.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi
Conheça o Motor Park Haras Tuiuti, o primeiro parque temático de mobilidade do Brasil
Um dia em Pirapora do Bom Jesus: o que ver e fazer
O que ver e fazer em Itu: roteiro de um dia pela cidade dos exageros
O que ver e fazer em Morungaba/SP
Conhecendo a Adega e Cervejaria Galvão
Conheça a Adega Maziero e o famoso “vinho do papa” de Jundiaí
Visitando o Solar do Barão de Jundiaí, na região central da cidade