Roteiro de um dia por Buda, o lado ocidental de Budapeste

Buda, Óbuda e Peste, as três cidades que hoje constituem Budapeste, a capital da Hungria, foram unidas apenas em 1873. Antes disso, elas se desenvolveram relativamente independentes umas das outras, dando-lhes atmosferas distintas.

Enquanto Peste e Óbuda são completamente planas e tem uma atmosfera descontraída, Buda, no oeste, oferece panoramas e grandeza imperial.

Rua em Buda

Construída entre colinas, às margens do rio Danúbio, Buda é provavelmente a parte mais  famosa e visitada da atual cidade, justamente por abrigar lugares de grande beleza e riqueza histórica e cultural.

Por isso, fiz um roteiro com as principais atrações dessa parte da cidade, que é popularmente conhecida como Distrito do Castelo, para que você não perca nada e curta ao máximo sua visita.


  • Breve história

A fortaleza e o palácio de Buda foram construídos pelo rei Béla IV da Hungria em 1247 e constituíam o núcleo em volta do qual a cidade de Buda foi construída, que logo ganhou grande importância, se tornando a capital da Hungria em 1361.

Enquanto Peste era principalmente húngaro no século XV, Buda tinha uma maioria alemã. Mas já no final do século, a maioria dos habitantes eram húngaros, fazendo Buda tornar-se parte da Hungria central, governada por otomanos de 1541 a 1686. Em meados do século XVII, Buda havia se tornado majoritariamente muçulmana, resultante de um influxo de muçulmanos vindos dos Bálcãs.

Uma das sacadas do Castelo de Buda

Em 1686, dois anos após o cerco mal sucedido de Buda, iniciou-se uma nova campanha europeia para entrar em Buda, antiga capital da Hungria medieval. Desta vez, o exército da Liga Sagrada era duas vezes maior, contendo mais de 74.000 homens, o que resultou em uma reconquista da cidade pelas forças cristãs.

Após a reconquista de Buda, a burguesia de diferentes partes do sul da Alemanha mudou-se para a cidade quase deserta. Mas quando a população rural se mudou para lá, no século XIX, lentamente os húngaros se tornaram a maioria novamente. Já em 1873, Buda se une a Óbuda e a Peste para formar a atual capital húngara.

Arquitetura em Buda
Rua em Buda

  • Atrações

Comece seu roteiro atravessando a Ponte das Correntes, assim chamada devido ao reforço de correntes que a estrutura ganhou entre 1913 e 1915, motivada pelo aumento do fluxo sobre a ponte.

Atravessando a ponte, você estará aos pés da colina do Castelo de Buda, o palácio onde viviam os reis húngaros. A partir daí, para qualquer lugar que você vá, haverá lugares lindos para visitar, a começar pela belíssima e super conservada arquitetura:

  • Aprecie as margens do Danúbio

Ande pela Sztehlo Gábor rkp., a rua paralela ao rio Danúbio, a fim de apreciar as margens do rio que corta a cidade e as imponentes construções ao seu redor.

  • Castelo

Símbolo maior de Buda, o Castelo foi concluído pela primeira vez em 1265, mas por causa da história tumultuada do castelo, passou por muitas mudanças que são quase imperceptíveis agora.

Castelo visto do alto da Colina Géllert

Hoje, o castelo abriga dois museus, a Galeria Nacional e o Museu de História de Budapeste, além de várias outras instituições culturais. A Galeria Nacional concentra-se na arte húngara de todos os períodos, enquanto o Museu de História refaz a história da cidade desde os tempos romanos até os dias atuais.

  • Funicular

Para subir até o castelo, contorne a colina pelas ruas do distrito ou pegue o histórico Funicular – ele te deixa bem em frente ao portão principal do castelo.

Na década de 1870, Budapeste era uma cidade cosmopolita em pleno desenvolvimento. Quando a primeira ponte permanente, a Chain Bridge, foi construída, foi necessário conectar o transporte da ponte ao Palácio Real localizado no topo da colina. Surgia assim o funicular de Buda.

Seu horário de funcionamento é de segunda à domingo, das 7h30 às 22h.

Estação do Funicular ao lado do Castelo
Túnel ao lado do Funicular
  • Deli Rondella

A rondela era a parte mais ao sul do antigo sistema defensivo do Castelo de Buda. Atualmente fazem parte do complexo as antigas muralhas medievais e algumas torres de observação, como a bela Torre do Portão, restaurada em 1950.

  • Igreja Calvinista ( Igreja Reformada de Buda)

Essa impressionante igreja às margens do Danúbio foi construída na década de 1890 imitando a recém construída igreja do Coração de Jesus em Józsefváros. Durante a II Guerra Mundial, a igreja foi bastante danificada, sendo reformada posteriormente.

A igreja vista da margem oposta do Danúbio
Monumento em frente à igreja
  • Igreja de São Francisco

Foi construída em meados do século XVIII em estilo barroco. A rica ornamentação do interior da igreja são obras de artistas franciscanos do século XVIII.

  • Igreja de Santa Ana

A paróquia foi fundada em 1390, mas foi destruída em 1540 pelos turcos durante a Hungria Otomana. Foi reconstruída em 1687 pelo arcebispo György Széchenyi e passou por várias reformas ao longo dos séculos.

  • Templo dos Capuchinhos de Budapeste

O complexo do edifício foi severamente danificado em 1944, quando uma bomba explodiu em frente ao santuário. Entre outras coisas, os retábulos do século XVIII, os púlpitos neobarrocos, os vitrais e grande parte da pintura de parede foram destruídos.

O interior do templo foi restaurado após a guerra e novas imagens foram adicionadas às estruturas do altar. Já seu exterior foi reformado em 1968 e 1969. Atualmente, a paróquia é ocupada pela Ordem dos Capuchinhos.

  • Bastião dos Pescadores

O Bastião dos Pescadores é um terraço neogótico e neorromântico que leva o nome dos pescadores que defenderam essa parte da cidade na Idade Média. Mais interessante para os visitantes, o terraço em si e suas sete torres oferecem um panorama incrível do Danúbio, da Ilha Margaret e de Peste.

Há uma taxa para acessar os níveis superiores, mas como é uma área bem pequena e as vistas das áreas gratuitas são igualmente bonitas, não vale a pena pagá-lo.

  • Igreja de Matias

Bem em frente ao Bastião está a gótica Igreja de Matias, onde em 1867, Franz Joseph I da Hungria foi coroado, marcando assim, o início do Império Austro-Húngaro. No interior, há uma galeria subterrânea contendo relíquias, esculturas medievais em pedra, réplicas da coroa húngara e joias da coroação.

  • Igreja Luterana (Igreja de Buda)

A Igreja de Budavár é a mais antiga igreja Luterana de Buda. Foi construída em 1895, a partir de um projeto de Mór Kallina, e foi consagrado em 1895 por Sámuel Sárkány, bispo da diocese luterana de Bánya. Tem um estilo neobarroco eclético com uma fachada neobarroca.

  • Arquivo Nacional da Hungria

Foram fundados em 1756 em Bratislava e transferido para Budapeste após a formação do atual estado húngaro. Já o belíssimo edifício foi construído em 1923.

  • Portão de Viena

Esse é um dos portões que dão acesso ao distrito. Como o nome sugere, era a partir desse portão que se iniciava a estrada até Viena.

  • Arquivos Históricos Militares

Fundado alguns dias após a Hungria declarar sua independência, o Arquivo Militar, estabelecido em novembro de 1918, é responsável por coletar, processar e publicar qualquer documento escrito relacionado à história militar húngara.

  • Igreja de Santa Maria Madalena

Foi construída entre os séculos XIII e XV em estilo gótico. Hoje, apenas as ruínas e a torre da igreja permanecem, sendo possível visitar o mirante do alto da torre.

  • Tóth Árpád stny.

Agradável rua paralela às muralhas do antigo distrito e que proporcionam belas vistas dos bairros ao redor.

  • Bazar do Jardim do Castelo

Apesar do nome, esse lugar não é e nunca foi um bazar ou centro de compras. O jardim e seus edifícios foram construídos no final do século XIX (1875-1883), com base nos planos de um dos principais arquitetos da Hungria, Miklos Ybl.

Entre a II Guerra Mundial e a década de 1980, o Bazar do Jardim do Castelo de Buda foi transformado em um centro de jovens chamado Parque da Juventude, para oferecer um local de entretenimento controlado e decente para os jovens da cidade, que deveriam ser criados com valores comunistas.

Até 1984, o local funcionou como uma discoteca ao ar livre e local de concertos, uma marca registrada do período.

Hoje é um espaço para exposições, concertos, shows de dança, visitas guiadas, exibições de filmes em seu cinema, além de contar com um lindo jardim de flores.

O bazar visto do Castelo
  • Réplicas Patrióticas

Essas grandes esculturas patrióticas são réplicas de antigos memoriais da I Guerra Mundial e ocupam a calçada em frente ao Castle Garden South Palace.

  • Igreja de Santa Catarina de Alexandria

Construída como mesquita em 1566 pelo Paxá de Buda Jakob Szokollu Mustafa, em 1686 foi tomada pelos fiéis católicos e transformada em capela. Em 1697, os franciscanos construíram uma escola ao lado. Em 1702, uma paróquia foi estabelecida e um cemitério foi construído ao redor da capela.

Torre da Igreja à direita, com o Castelo ao fundo
  • Ponte Elizabeth

Essa é a terceira mais nova ponte de Budapeste e está situada na parte mais estreita do Danúbio, abrangendo apenas 290m. Recebeu esse nome em homenagem à Elisabeth da Baviera, uma popular rainha e imperatriz da Áustria-Hungria que foi assassinada em 1898.

  • Tabán

Escondidas entre Gellert Hill e Castle Hill, ficam as ruas residenciais e os belos parques de Taban, um distrito anteriormente boêmio que, infelizmente, foi demolido nos anos 1930.

Hoje, o local é muito menos vibrante e emocionante, mas as ruas movimentadas deram lugar a grandes parques, onde visitantes e moradores locais podem passear ou relaxar.

  • Colina Gellért

A colina Gellért, imponente sobre o Danúbio a 235 metros de altura, é uma das duas famosas colinas de Buda. Como posição defensiva estratégica, desempenhou um papel importante na história de Budapeste, servindo como ponto de observação.

Hoje em dia, o principal atrativo para os visitantes é a vista panorâmica. Existem dois caminhos para se chegar ao topo: suba as escadas pela Ponte Elizabeth ou o caminho mais longo, porém mais fácil, perto dos banhos de Gellért.


  • Quantos dias são necessários?

Como vocês viram, apesar de não ser tão extenso, há muitas coisas para ver e fazer, pois isso, reserve ao menos um dia inteiro para Buda (foi o que eu fiz). Mas se for ficar de 4 a 5 dias em Budapeste, reserve dois para Buda. Assim, você poderá visitar as atrações com calma e se impressionar ainda mais com uma das mais belas capitais europeias.


  • Se localize


  • Melhor época para visitar Budapeste

A melhor época para visitar Budapeste depende das suas preferências pessoais e das atrações que deseja visitar na cidade. Budapeste é encantadora durante todas as estações do ano, mas cada temporada oferece uma experiência diferente. Aqui estão algumas considerações:

Primavera (março a maio): a primavera é uma época agradável para visitar Budapeste, com temperaturas amenas e árvores e flores que começam a florescer nos parques e jardins da cidade, tornando-a mais colorida.As multidões ainda não são tão grandes quanto no verão.

Verão (junho a agosto): o verão é a alta temporada em Budapeste, com temperaturas quentes e dias longos. É uma ótima época para desfrutar dos festivais ao ar livre, passeios de barco no Rio Danúbio e visitas aos famosos banhos termais da cidade. No entanto, prepare-se para enfrentar multidões e preços mais elevados durante essa temperatura.

Outono (setembro a novembro): o outono é outra temporada agradável para visitar, com temperaturas amenas e preços mais razoáveis do que no verão. As multidões começam a diminuir após o verão, tornando mais fácil explorar as atrações sem longas filas.

Inverno (dezembro a fevereiro): Budapeste fica linda durante o inverno, especialmente durante a época do Natal, com mercados de Natal e iluminação festiva. É a melhor época para experimentar os banhos termais da cidade em uma atmosfera aconchegante. No entanto, os invernos podem ser frios, com temperaturas abaixo de zero, então vista-se adequadamente.

Resumindo, se você prefere temperaturas mais amenas e evitar multidões, a primavera e o outono são boas opções. Se gosta de calor e festivais de verão, o verão é ideal. O inverno oferece uma atmosfera encantadora, especialmente durante o Natal, mas esteja preparado para o frio.


  • Onde se hospedar

Budapeste oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender a diferentes orçamentos e preferências. Aqui estão algumas áreas populares para se hospedar na cidade e alguns tipos de acomodações:

  1. Distrito V (Belváros-Lipótváros): Esta é a região central de Budapeste, onde você encontrará muitos hotéis de luxo e acomodações de alta qualidade. Fica perto de atrações populares como o Parlamento e a Ponte das Correntes.
  2. Distrito VII (Erzsébetváros): Também conhecido como o Bairro Judeu, esta área é animada e cheia de bares, restaurantes e baladas. É uma ótima opção se você gosta de vida noturna e quer estar perto de pontos turísticos como a Sinagoga de Budapeste.
  3. Margem do Danúbio (Peste): Há muitos hotéis com vista para o Rio Danúbio em Peste, oferecendo belas vistas do Castelo de Buda. Esta área é conveniente para visitar locais como o Parlamento e o Bastião dos Pescadores.
  4. Distrito I (Buda): Buda oferece uma atmosfera mais tranquila em comparação com Peste. É uma excelente opção para quem procura uma experiência mais relaxante e panorâmica, com vistas para o rio e acesso fácil ao Castelo de Buda.
  5. Hostels e Apartamentos: Budapeste também tem uma abundância de hostels para viajantes com orçamento limitado. Além disso, alugar um apartamento através de plataformas como Airbnb pode ser uma alternativa econômica e conveniente, especialmente se você estiver viajando em grupo ou planejando uma estadia prolongada.
  6. Banheiros Termais: Budapeste é famosa por seus banheiros termais. Alguns hotéis na cidade têm suas próprias fontes termais e spas, o que pode ser uma experiência única e relaxante.

Alguns hotéis populares na cidade são:

– DORMERO Hotel Budapest: oferece quartos com ar-condicionado, jardim, Wi-Fi gratuito e bar. Localizado próximo da Basílica de Santo Estêvão, a Casa do Terror e a Ópera Estatal Húngara, oferece café da manhã continental.

– Hampton By Hilton Budapest City Centre: localizado a 600 metros da Basílica de Santo Estêvão e a 400 metros da Ópera Estatal Húngara, oferece quartos com ar-condicionado, área de estar e produtos de banho.

– Danubius Hotel Hungaria City Center: com uma localização central, a 300 metros da estação ferroviária Keleti, o hotel oferece quartos com ar-condicionado e TV via satélite. Há um restaurante de cozinha húngara e internacional.

– Hilton Budapest: localizado no bairro do Castelo, próximo do Bastião dos Pescadores e da Igreja de Matias, tem quartos de luxo com 31 m² com vista panorâmica, além de sauna, academia, um café e um restaurante.

– Enzo Capo Andrassy Avenue: oferece acomodações próximas da Ópera Estatal Húngara, da Sinagoga da Rua Dohány e da Basílica de Santo Estêvão. Os quartos possuem ar-condicionado, banheira de hidromassagem, lareira e área de estar.

Lembre-se de reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante a alta temporada (verão e feriados). Além disso, leia avaliações de outros viajantes e verifique as comodidades oferecidas para garantir que sua hospedagem atenda às suas necessidades e expectativas.


  • Você também irá gostar

Városliget, o Parque da Cidade de Budapeste

Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia

10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria

Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia

Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga

Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca

Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *