Trilha do Morro da Urca no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem inúmeros cartões postais e o Morro da Urca juntamente com o Pão de Açúcar formam uma das paisagens mais conhecidas de todo o mundo.

Mas engana-se quem pensa que a única maneira de chegar ao topo dos morros é com o famoso bondinho. Escaladores constantemente se aventuram por ali, mas se você é menos radical (como eu) pode se arriscar sem medo na trilha gratuita que leva ao Morro da Urca – que é aquele morro menorzinho que você vê nas fotos do Pão de Açúcar.

Marcada, sinalizada e de fácil acesso, a trilha é considerada de nível fácil e pode ser feita por toda a família. E qualquer possível sacrifício que você terá na subida será recompensando com as maravilhosas vistas lá do alto.

  • Como chegar:

Localizada na Zona Sul, chegar na trilha do Morro da Urca é muito simples. Primeiramente é necessário chegar até o bairro da Urca, mais precisamente na área onde parte o Bondinho do Pão de Açúcar.

Por ser uma região turística, congestionamentos são comuns na região e encontrar vagas disponíveis é uma verdadeira aventura, por isso, dê preferência ao ônibus, táxi ou Uber.

Para quem vem do Leblon, Ipanema e Copacabana, os melhores ônibus são as linhas 511 e 512. Já para quem vem do Centro, Glória e Flamengo, melhor é a linha 107. De Botafogo é possível pegar o ônibus do metrô na superfície com sentido pra Urca e descer na Praia Vermelha.

  • Pista Cláudio Coutinho:

Passando o Bondinho, caminhe pela Praça General Tibúrcio em direção à Praia Vermelha. Bem atrás do edifício da Escola de Comando e Estado, no extremo canto esquerdo da praia, está a entrada da Pista Claudio Coutinho, popularmente conhecida como Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão.

A pista é asfaltada e cercada por muito verde. Além de ser muito usada para corridas e caminhadas, a pista é também utilizada por pescadores e interessados em escaladas, que usam as formações rochosas ao longo da pista como uma espécie de treinamento ou iniciação ao alpinismo. Dela também é possível ter bonitas vistas da Praia Vermelha.

Depois de andar alguns metros, você verá uma entrada bem sinalizada em meio a mata. É ali que se inicia a Trilha da Urca.

Entrada da Pista Claudio Coutinho
Pista Claudio Coutinho
Pista Claudio Coutinho
Praia Vermelha vista da Pista Claudio Coutinho
  • A trilha:

A subida pela trilha dura entre 20 a 40 minutos, dependendo do seu condicionamento físico – eu levei 30 minutos, com direito a algumas paradas para fotos. O início da trilha é a parte mais “cansativa”, já que a grande escadaria feita de troncos de árvore é bem íngreme e barrosa. Mas depois dessa fase, a trilha fica menos inclinada – nesse trecho aproveite para fazer uma parada no mirante da Praia da Urca.

Depois de mais alguns minutos você chegará na entrada do morro – vale lembrar que essa trilha não leva até o Pão de Açúcar, mas até a primeira parada do bondinho, o Morro da Urca.

Ah, evite ir em dias chuvosos, pois o chão fica bem escorregadio e a grande quantidade de nuvens também pode prejudicar a vista dos mirantes.

Entrada da trilha

Macaquinhos em meio à vegetação
Mirante na parte alta da trilha
Parte alta da trilha
Chegando no final da trilha haha – o calor do Rio mata qualquer um rs
  • Morro da Urca:

Assim que você sai da trilha, logo à esquerda está o Mirante do Leme, onde é possível ver a Pedra do Leme, Praia Vermelha e parte do Bairro da Urca. É sensacional.

Vista do Mirante do Leme no Morro da Urca

Subindo as escadarias, já na parte mais alta do morro, se localizam alguns monumentos e réplicas dos primeiros bondinhos que faziam a ligação entre a Urca e o Morro. E claro, aprecie a maravilhosa vista da Enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara.

Os primeiros bondinhos
Os primeiros bondinhos
Vista da Enseada de Botafogo
Urca e a Baía de Guanabara, ao fundo

Para os mais aventureiros (e endinheirados), aproveite para fazer um incrível passeio de helicóptero.

Siga para os “fundos” do morro, onde se localiza o Museu Cocuruto (gratuito), um espaço de memória sobre o bondinho com fotografias, vídeos e equipamentos originais. Essa parte também oferece uma vista incrível do Pão de Açúcar.

Museu Cocuruto
A incrível vista do Pão de Açúcar

O Morro da Urca também conta com excelente infraestrutura, com banheiros, bebedouros, lojas, cafés, restaurantes e uma área para descanso.

Se tiver o interesse, também é possível comprar o ingresso de bondinho até o Pão de Açúcar partindo do Morro da Urca.

Comércio no alto do Morro da Urca
Áreas para descanso no alto do Morro da Urca

Até pouco tempo atrás era possível descer gratuitamente no último bondinho dos finais de semana e feriados. Agora, porém, o Bondinho alterou sua política – para quem subiu de trilha e quer descer de bondinho, será necessário comprar o ingresso antes, na bilheteria de baixo. O valor é de R$20,00.

  • Se localize:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *