Trilha do Morro da Urca no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem inúmeros cartões postais e o Morro da Urca, juntamente com o Pão de Açúcar, formam uma das paisagens mais conhecidas de todo o mundo.

Mas engana-se quem pensa que a única maneira de chegar ao topo destes morros é com o famoso bondinho. Escaladores constantemente se aventuram por ali, mas se você é menos radical (como eu), pode se arriscar sem medo na trilha gratuita que leva ao Morro da Urca – que é aquele morro menorzinho que você vê nas fotos do Pão de Açúcar.

Marcada, sinalizada e de fácil acesso, a trilha é considerada de nível fácil e pode ser feita por toda a família. E qualquer possível sacrifício que você terá na subida será recompensando com as maravilhosas vistas lá do alto.


  • Como chegar

Localizada na Zona Sul, chegar na trilha do Morro da Urca é muito simples. Primeiramente é necessário ir até o bairro da Urca, mais precisamente na área onde parte o Bondinho do Pão de Açúcar.

Por ser uma área turística, congestionamentos são comuns na região e encontrar vagas disponíveis é uma verdadeira aventura, por isso, dê preferência ao ônibus, táxi ou Uber.

Para quem vem do Leblon, Ipanema e Copacabana, os melhores ônibus são as linhas 511 e 512. Já para quem vem do Centro, Glória e Flamengo, o melhor é a linha 107. De Botafogo é possível ir a pé pela avenida Pasteur.


  • Atrações: o que ver e fazer

  • Pista Cláudio Coutinho

Passando o Bondinho, caminhe pela Praça General Tibúrcio em direção à Praia Vermelha. Bem atrás do edifício da Escola de Comando e Estado, no extremo canto esquerdo da praia, está a entrada da Pista Claudio Coutinho, popularmente conhecida como Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão.

A pista é asfaltada e cercada por muito verde. Além de ser muito usada para corridas e caminhadas, é também utilizada por pescadores e interessados em escaladas, que usam as formações rochosas ao longo da pista como uma espécie de treinamento ou iniciação ao alpinismo. Dela também é possível ter bonitas vistas da Praia Vermelha.

Depois de andar alguns metros, você verá uma entrada bem sinalizada em meio a mata. É ali que se inicia a Trilha da Urca.

Entrada da Pista Claudio Coutinho
Pista Claudio Coutinho
Pista Claudio Coutinho
Praia Vermelha vista da Pista Claudio Coutinho
  • A trilha

A subida pela trilha dura entre 20 a 40 minutos, dependendo do seu condicionamento físico – eu levei 30 minutos, com direito a algumas paradas para fotos.

O início da trilha é a parte mais “cansativa”, já que a grande escadaria feita de troncos de árvores é bem íngreme e barrosa. Mas depois dessa fase, a trilha fica menos inclinada – nesse trecho aproveite para fazer uma parada no mirante da Praia da Urca.

Depois de mais alguns minutos você chegará na entrada do morro – vale lembrar que essa trilha não leva até o Pão de Açúcar, mas até a primeira parada do bondinho, o Morro da Urca.

Ah, evite ir em dias chuvosos, pois o chão fica bem escorregadio e a grande quantidade de nuvens também pode prejudicar a vista dos mirantes.

Entrada da trilha

Macaquinhos em meio à vegetação
Mirante na parte alta da trilha
Parte alta da trilha
Chegando no final da trilha haha – o calor do Rio mata qualquer um rs
  • Morro da Urca

Assim que você sai da trilha, logo à esquerda está o Mirante do Leme, onde é possível ver a Pedra do Leme, a Praia Vermelha e parte do Bairro da Urca. É sensacional.

Vista do Mirante do Leme no Morro da Urca

Subindo as escadarias, já na parte mais alta do morro, se localizam alguns monumentos e réplicas dos primeiros bondinhos que faziam a ligação entre a Urca e o Morro. E claro, aprecie a maravilhosa vista da Enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara.

Os primeiros bondinhos
Os primeiros bondinhos
Vista da Enseada de Botafogo
Urca e a Baía de Guanabara, ao fundo

Para os mais aventureiros (e endinheirados), aproveite para fazer um incrível passeio de helicóptero.

Siga para os “fundos” do morro, onde se localiza o Museu Cocuruto (gratuito), um espaço de memória sobre o bondinho com fotografias, vídeos e equipamentos originais. Essa parte também oferece uma vista incrível do Pão de Açúcar.

Museu Cocuruto
A incrível vista do Pão de Açúcar

O Morro da Urca também conta com excelente infraestrutura, com banheiros, bebedouros, lojas, cafés, restaurantes e uma área para descanso.

Se tiver o interesse, também é possível comprar o ingresso de bondinho até o Pão de Açúcar partindo do Morro da Urca.

Comércio no alto do Morro da Urca
Áreas para descanso no alto do Morro da Urca

Até pouco tempo atrás, era possível descer gratuitamente no último bondinho dos finais de semana e feriados. Agora, porém, o Bondinho alterou sua política – para quem subir de trilha e quer descer de bondinho, será necessário comprar o ingresso antes, na bilheteria de baixo. O valor é de R$20,00.


  • Se localize


  • Melhor época para visitar o Rio

O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):

  1. Inverno (junho a setembro):
  • Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
  • Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
  • É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
  1. Verão (dezembro a março):
  • Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
  • Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
  • No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.

Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍


  • Onde se hospedar

A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.

As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:

  • Zona Sul

Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.

El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.

Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.

Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.

Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.

  • Centro

Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.

Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.

Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.

Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.

Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.

  • Zona Oeste

Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.

Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.

Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.

Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.

Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara

Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio

Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour

Viagem pelo Rio de Janeiro: visitando o Forte de Copacabana

Visitando a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Conferindo a tradicional Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *