A Praia das Astúrias é uma das mais famosas e populares entre os turistas que visitam o Guarujá, mas pouca gente sabe que essa também é uma das áreas mais antigas da cidade. E o Costão dos Pescadores, localizado no canto esquerdo da praia, guarda a tradição da pesca de vara no mar e que vem desde a época em que o lugar era uma vila de pescadores.
O Costão dos Pescadores começa em uma movimentada praça no final da Avenida Gen. Monteiro de Barros e nada mais é que um calçadão entre o mar e o muro de um condomínio onde os pescadores ficam.
Bem no final desse calçadão há uma curiosa construção, que lembra um escorregador, e que liga o condomínio ao lado à embarcações maiores, como lanchas e iates que atracam ali.
Não há muito o que se fazer aqui além de conferir um pouco da rotina dos pescadores e admirar a paisagem, uma das mais bonitas da áreas central do Guarujá, já que é possível ver toda a orla de Astúrias e de Pitangueiras.
-
Se localize
-
Quando ir ao Guarujá
A melhor época para visitar o Guarujá depende dos seus interesses e preferências, mas geralmente os meses de dezembro a março são considerados os mais populares devido ao clima quente e às férias escolares.
No entanto, é importante considerar alguns fatores ao planejar sua viagem:
– Clima: o Guarujá tem temperaturas agradáveis durante todo o ano. Durante o verão (dezembro a março), as temperaturas podem ser mais altas e as chuvas mais frequentes. No inverno (junho a setembro), as temperaturas são um pouco mais amenas, mas ainda assim agradáveis para aproveitar as praias.
– Temporada: a alta temporada no Guarujá, quando as praias estão mais movimentadas e os preços podem ser mais elevados, ocorre durante os meses de férias escolares e feriados, especialmente o Natal, Ano Novo e Carnaval.
– Evitar multidões: Se você prefere evitar grandes multidões, considerar os meses fora da alta temporada pode ser uma boa opção. Os meses de abril a junho e de setembro a novembro costumam ser mais tranquilos e ainda oferecem um clima agradável.
– Preços: Os preços de hospedagem, alimentação e atividades podem ser mais altos durante a alta temporada. Fora desse período, é possível encontrar opções mais acessíveis.
– Atividades: Se você gosta de praticar esportes aquáticos, como surfe e stand-up paddle, os meses com ondas mais consistentes podem ser ideais para a sua visita.
-
Onde se hospedar em Astúrias
Astúrias é um bairro muito procurado no Guarujá, especialmente durante a alta temporada, então há uma grande variedade de hospedagens. Abaixo estão algumas indicações bacanas:
– Hotel Ilhas do Caribe: Este hotel fica a apenas 200 metros da Praia das Astúrias e oferece piscina ao ar livre, sauna, academia, Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito.
– Pousada Tortugas: Esta pousada fica a apenas 50 metros da Praia das Astúrias e oferece quartos com ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar. Também possui um bar e Wi-Fi gratuito.
– Pousada Villa Virgínia: Esta pousada fica a cerca de 300 metros da Praia das Astúrias e oferece piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, bar e Wi-Fi gratuito.
– Ferraretto Guarujá Hotel: Este hotel fica a apenas 150 metros da Praia das Astúrias e oferece piscina ao ar livre, academia, Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito.
– Casa Grande Hotel Resort & Spa: Este hotel de luxo fica a cerca de 1 km da Praia das Astúrias e oferece piscina ao ar livre, spa, academia, vários restaurantes e bares, além de estacionamento privativo gratuito e Wi-Fi gratuito.
Lembre-se de verificar a disponibilidade e fazer reservas antecipadas para garantir sua estadia no Guarujá. 🙂
-
Você também irá gostar
Praia da Feiticeira em Ilhabela
Visita guiada pela Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela
Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião
Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá
Conheça a Praia de Itararé em São Vicente
Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá
Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos