Conheça o Paço das Artes em São Paulo

O Paço das Artes em São Paulo tem como objetivo promover a produção artística contemporânea por meio de exposições, programas educativos, residências artísticas e outras atividades culturais, sendo também um importante espaço para novos artistas mostrarem seus trabalhos para o público em geral.

Interior do Paço das Artes

Criado oficialmente em 25 de março de 1970, o Paço das Artes já funcionava como instituição cultural desde novembro de 1969, em um dos salões da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo.

E ao longo de sua história já teve sedes na Pinacoteca do Estado (1973), no Museu da Imagem e do Som (1975 e 2016 a 2019) e também na Cidade Universitária da USP (1994 a 2016), mas desde 25 de janeiro de 2020 ocupa parte do Casarão de Nhonhô Magalhães, uma das casas mais belas e imponentes do bairro de Higienópolis.


  • Casarão de Nhonhô Magalhães

Localizada na esquina da Avenida Higienópolis com a Dr. Albuquerque Lins, o casarão foi construído entre 1927 e 1939 para abrigar a família do Barão Carlos Leôncio Magalhães, um dos cafeicultores mais poderosos de São Paulo e que era conhecido como Nhonhô Magalhães. A família residiu ali até 1948.

De estilo eclético, inspirado nos palacetes franceses do século XIX, o casarão rapidamente ganhou fama de ser amaldiçoado, já que Nhonhô faleceu antes de ver a sua futura casa pronta, em 1931. Além disso, dois de seus oito filhos morreram no interior da casa: um deles na banheira e o outro enforcado em um lustre de uma das salas.

Já em 1974, passou a sediar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e desde 2005, pertence ao seu vizinho Shopping Pátio Higienópolis, que restaurou o local.

Jardins do Shopping Higienópolis, anexado ao Paço das Artes

Histórias a parte, tamanha a sua importância, o casarão foi tombado como patrimônio histórico pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT, órgãos patrimoniais da cidade e do estado de São Paulo, respectivamente, em 1994.

Infelizmente, toda a parte social do casarão não é aberto para visitação, já que funciona como espaço para eventos.

Jardins em frente a estrada do Paço das Artes

  • As exposições do Paço das Artes

O Paço das Artes já sediou uma variedade de exposições ao longo dos anos, abrangendo diferentes formas de arte contemporânea, como pintura, escultura, instalação, vídeo arte e performance.

As exposições muitas vezes destacam artistas emergentes e estabelecidos, tanto brasileiros quanto internacionais, oferecendo ao público a oportunidade de explorar uma ampla gama de expressões artísticas e temáticas. Os temas das exposições variam, refletindo as tendências e preocupações atuais na cena artística contemporânea.

No dia da minha visita, pude conferir a exposição “E o palhaço, quem é?”, com curadoria de Renato De Cara e obras de mais de 30 artistas que representam palhaços famosos e anônimos.


  • Informações importantes

Endereço

Rua Albuquerque Lins, 1345, Higienópolis – São Paulo, SP, Brasil. CEP 01230-001.

Contatos

+55 (11) 4810-0392
pacodasartes@pacodasartes.org.br
Site Oficial

Ingressos

O ingresso para as exposições e programação do Paço das Artes é gratuito.

Horários

Terça a sábados, das 11h às 19h
Domingos e feriados, das 12h às 18h

Estacionamento

O Paço das Artes não possui estacionamento próprio. Há opções de estacionamentos pagos na Rua Albuquerque Lins e arredores, além do estacionamento do Shopping Pátio Higienópolis, que fica ao lado do Paço das Artes.

Agendamento de visitas educativas

educativo@pacodasartes.org.br


  • Quando ir à Sampa

A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.

De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.

Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.

Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto. Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.

Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.

Dia de sol na Avenida Paulista

  • Onde se hospedar em São Paulo

A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:

Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.

Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.

Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.

Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.

Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano

Conheça a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Sabores paulistanos: Di Cunto, tradicional confeitaria na Mooca

O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo

Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos

Roteiro de um dia por Guararema

Dicas, fotos e roteiro de atrações na colorida São Luiz do Paraitinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *