Conheça o Museu do Gaúcho e da Moeda de Montevidéu

Localizado em um imponente edifício originalmente construído como residência unifamiliar e comercial, no coração de Montevidéu, o Museu do Gaúcho e da Moeda é um dos mais interessantes e visitados espaços culturais da cidade, principalmente pelos brasileiros.

Construído entre 1896 e 1897 a partir de um projeto do arquiteto francês Alfredo Massüe, o edifício chamado de Palácio Héber Jackson tem arquitetura eclética, tendo em sua fachada muitos elementos neo-renascentista e já é por si só uma atração turística. Logo na entrada, uma das coisas que mais me chamou a atenção foram as duas grandiosas escadarias de mármore e de madeira que se interligam, formando uma só. Além disso, a decoração clássica do prédio é puro luxo.

Já a coleção original dos dois museus situados no interior do palácio surgiu do trabalho dedicado do Prof. Fernando Assunçao, que em 25 anos conseguiu reunir peças que faziam parte de coleções particulares de personalidades uruguaias e argentinas como Leonardo Danieri, Serratosa Cibils, Fernán Silva Valdés, entre outros.

  • Museu do Gaúcho

Maior dos dois museus, aqui é possível encontrar um grande número de coleções que descrevem e expressam o estilo de vida gaúcho, denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária e a vida pastoril em regiões de campos naturais na Argentina, Brasil e Uruguai. No Brasil, a cultura gaúcha é mais evidente no Rio Grande do Sul – não é à toa que o gentílico do estado é gaúcho.

O museu está localizado no segundo andar do prédio e mostra a grande importância que os gaúchos tiveram para o que hoje é o Uruguai em muitos aspectos importantes, como seus costumes, talentos, culinária e vestimenta.

  • Museu da Moeda

Uma das maiores coleções de moedas de toda a América Latina faz parte do acervo desse museu – apesar que poucas ficam expostas para os visitantes. Mas além de moedas, aqui você pode encontrar inúmeros outros artigos de interesse relevantes para a economia do Uruguai – destaque para as antigas máquinas registradoras.

Depois de conhecer os dois museus, não deixe de conferir a sempre ativa sala de exposições localizado no térreo.

  • Se localize:

Museu do Gaúcho e da Moeda: Avenida 18 de Julio, 998.
Contato: espaciocultural@brou.com.uy  –  (+598) 2900 8764

Palácio Héber Jackson, na esquina da Av. 18 de Julio

Roteiro de atrações na Ciudad Vieja de Montevidéu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *