Conheça o Museu do Gaúcho e da Moeda de Montevidéu

Localizado em um imponente edifício originalmente construído como residência unifamiliar e comercial, no coração de Montevidéu, o Museu do Gaúcho e da Moeda é um dos mais interessantes e visitados espaços culturais da cidade, principalmente pelos brasileiros.

Construído entre 1896 e 1897 a partir de um projeto do arquiteto francês Alfredo Massüe, o edifício chamado de Palácio Héber Jackson tem arquitetura eclética, tendo em sua fachada muitos elementos neo-renascentista e já é por si só uma atração turística.

Logo na entrada, uma das coisas que mais me chamou a atenção foram as duas grandiosas escadarias de mármore e de madeira que se interligam, formando uma só. Além disso, a decoração clássica do prédio é puro luxo.

Já a coleção original dos dois museus situados no interior do palácio surgiu do trabalho dedicado do Prof. Fernando Assunçao, que em 25 anos conseguiu reunir peças que faziam parte de coleções particulares de personalidades uruguaias e argentinas como Leonardo Danieri, Serratosa Cibils, Fernán Silva Valdés, entre outros.


  • Museu do Gaúcho

Maior dos dois museus, aqui é possível encontrar um grande número de coleções que descrevem e expressam o estilo de vida gaúcho, denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária e a vida pastoril em regiões de campos naturais na Argentina, Brasil e Uruguai.

No Brasil, a cultura gaúcha é mais evidente no Rio Grande do Sul – não é à toa que o gentílico do estado é gaúcho.

O museu está localizado no segundo andar do prédio e mostra a grande importância que os gaúchos tiveram para o que hoje é o Uruguai em muitos aspectos importantes, como seus costumes, talentos, culinária e vestimenta.


  • Museu da Moeda

Uma das maiores coleções de moedas de toda a América Latina faz parte do acervo desse museu – apesar que poucas ficam expostas para os visitantes. Mas além de moedas, aqui você pode encontrar inúmeros outros artigos de interesse relevantes para a economia do Uruguai – destaque para as antigas máquinas registradoras.

Depois de conhecer os dois museus, não deixe de conferir a sempre ativa sala de exposições localizado no térreo.


  • Se localize

Museu do Gaúcho e da Moeda: Avenida 18 de Julio, 998.

Contato: espaciocultural@brou.com.uy  –  (+598) 2900 8764

Palácio Héber Jackson, na esquina da Av. 18 de Julio

  • Melhor época para visitar o Uruguai

O Uruguai oferece diferentes experiências ao longo do ano, então a melhor época para visitar depende das suas preferências pessoais e do tipo de experiência que se deseja ter durante a viagem:

– Verão (Dezembro a Fevereiro): É a alta temporada e o clima é quente, ótimo para aproveitar praias como Punta del Este e La Paloma, que por sua vez ficam mais lotadas nessa época. Há festivais, eventos culturais e vida noturna animada.

– Outono (Março a Maio): As multidões diminuem, as temperaturas são amenas e a paisagem se torna mais tranquila. É um ótimo momento para visitar vinícolas, apreciar as folhas mudando de cor e desfrutar de cidades como Montevidéu e Colônia del Sacramento com menos turistas.

– Inverno (Junho a Agosto): É a estação mais fria, mas também oferece charme. Montevidéu tem um ambiente mais intimista, com cafés aconchegantes e festivais culturais de inverno acontecendo. As termas em Salto ou Paysandú são destinos populares nesta época.

– Primavera (Setembro a Novembro): As temperaturas começam a subir novamente, sendo uma ótima época para explorar a natureza, fazer trilhas e desfrutar dos parques e jardins do país.

Praia em Punta Ballena

  • Onde se hospedar em Montevidéu?

Montevidéu oferece uma boa variedade de hospedagens para atender a diferentes gostos e orçamentos. Aqui estão algumas sugestões de áreas e bairros populares para ficar na cidade:

Ciudad Vieja

Este é o centro histórico de Montevidéu, conhecido por suas ruas de paralelepípedos, arquitetura colonial e clima nostálgico. Aqui você encontrará uma variedade de hotéis boutique, pousadas charmosas e apartamentos de aluguel por temporada. É uma ótima opção para quem gosta de turistar a pé, mas a região não costuma ser muito segura a noite e aos finais de semana.

Pocitos e Punta Carretas

Esses bairros estão localizados ao longo da costa, pertinho das praias e com um clima mais residencial. Aqui você encontrará uma variedade de hotéis de luxo e apartamentos para temporada. É uma boa escolha para quem quer aproveitar a praia e estar perto de restaurantes, lojas e espaços de lazer.

Centro

O centro de Montevidéu oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis modernos até pousadas econômicas. É uma ótima opção para quem quer estar perto das principais atrações da cidade, como a Plaza Independencia, a Cidade Velha e o Mercado do Porto.

Carrasco e Malvín

Estes são bairros mais residenciais e tranquilos, localizados na parte leste da cidade. Aqui você encontrará hotéis de luxo e opções de hospedagem mais exclusivas, ideais para quem procura uma estadia mais relaxante e distante do centro da cidade – mas relativamente próximo do aeroporto.

Abaixo deixo algumas indicações populares na cidade:

Independentemente da área escolhida, é importante verificar a localização em relação ao seu roteiro e verificar as avaliações dos hóspedes e a disponibilidade.


  • Você também irá gostar

6 dias no Uruguai: impressões, fotos e dicas de viagem

Visita guiada pelo Palácio Salvo, o mais emblemático edifício de Montevidéu

Roteiro de atrações por Colonia del Sacramento

Uruguai: roteiro de um dia em Punta del Este

Um passeio pela Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu

Pocitos, a melhor praia de Montevidéu

Mirante Panorâmico da Intendência: a melhor maneira de ver Montevidéu do alto

Visita guiada pelo Teatro Solís em Montevidéu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *