Caminhando pela Colina Petřín, popular área de verde de Praga

Uma das áreas verdes mais populares de Praga, Petřín é uma colina de 327 metros de altura que se ergue na margem esquerda do rio Moldava, no histórico distrito de Malá Strana.

A colina é coberta por parques e jardins e tem seu nome derivado do latim petra, uma referência a grande quantidade de rochas de arenito ali existentes. Inclusive, muitas dessas pedras serviram para construir casas e edifícios de Praga, incluindo as primeiras igrejas do Castelo de Praga e a ponte sobre o Moldava.

O parque também se tornou famoso por aparecer em contos importantes, como a obra inicial de Franz Kafka “Descrição de uma luta” e também o romance de Milan Kundera “A insustentável leveza do ser”.

Principais atrações na colina:

  • Torre de Observação de Petřín

A estrutura de aço de 63,5 metros foi construída para ser um ponto de observação e também uma torre de transmissão. Foi inaugurada em 1891 e seu projeto foi inspirado na Torre Eiffel de Paris, inaugurada 3 anos antes.

Fica no ponto mais alto da colina, o que proporciona em seu mirante, uma das mais fascinantes vistas de Praga. Para chegar lá, há um elevador panorâmico, mas você também pode subir uma escadaria de 299 degraus.

  • Igreja de São Lourenço

Essa igreja barroca foi construída em 1735 pelo arquiteto Inácio Palliardi.

  • Via Sacra

Esse conjunto de 14 capelas foi primeiramente construído em 1738 e depois reconstruído em 1838, ligando a estrada de Malá Strana à igreja de São Lourenço. Também fazem parte do complexo a Capela do Calvário e a Capela do Santo Sepulcro, essa última inspirada na igreja de mesmo nome em Jerusalém e construída em 1738.

Capela do Santo Sepulcro
  • Muro da fome

Essa muralha foi construída entre 1360-1362 pelo rei tcheco Carlos IV, para reforçar as fortificações do Castelo de Praga e da Cidade Baixa contra ataques do oeste e do sul. Tem aproximadamente 4,5 m de altura e 1,8 m de largura. Ao longo dos séculos, porém, muitos trechos do muro foram demolidos.

O muro circulando o parque
  • Funicular de Petřín

Em funcionamento desde 1985, o funicular liga a parte baixa do distrito de Malá Strana com o topo da colina Petřín. A pista tem 510,4 m de comprimento e conta com três paradas: Újezd ​​(no pé da colina), Nebozízek (meio) e Petřín (no topo).

Segundo a lenda tcheca, o nome da estação do meio Nebozízek deriva de um incidente em que o filho do imperador Carlos IV ao pedir comida, não conseguiu pronunciar corretamente a letra tcheca “ř” quando pediu um schnitzel, então em vez de falar “nebo řízek” falou nebozízek, que na verdade significa pequena verruma, uma ferramenta para perfurar madeiras.

Funciona diariamente das 9h às 23h30, com intervalo entre 15 e 20 minutos.

  • Monumentos

Inúmeros monumentos históricos estão espalhados pelos jardins do parque, como a da atriz Hana Kvapilová, o astrônomo MR Štefánik e do poeta Karel Hynek Mácha.

Karel Hynek Mácha
  • Mosteiro Strahov

Mais antigo mosteiro da Boêmia, foi fundado em 1143 pelo príncipe Vladislav II. O complexo incluí a Basílica da Assunção da Virgem Maria, igreja de estilo gótico de 1258; a Biblioteca Strahov, uma das mais bonitas do mundo e que conta com mais de 200 mil livros; o Gabinete de Curiosidades e os Salões de Teologia e Filosofia, que funcionam como biblioteca e museu.

  • Se localize:

 

Fontes:

  • https://cs.wikipedia.org/wiki/Pet%C5%99%C3%ADn

 

Você também irá gostar:

Viagem pela República Tcheca: tudo o que você precisa saber

Ponte Carlos, o monumento mais famoso de Praga

Arquitetura barroca em Praga: Jardim e Palácio Wallenstein

Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca

Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *