Brasileiros precisarão de autorização para entrar na Europa a partir de 2021

Foi aprovada pelo Parlamento Europeu na última quinta-feira, dia 5 de julho, um novo sistema de autorização de viagens – uma espécie de visto – que vai atingir viajantes de todo o mundo que pretendem entrar na Europa, incluindo os brasileiros.

Atualmente, turistas de mais de 60 nacionalidades, incluindo americanos, australianos e nós, brasileiros, não precisam de visto ou qualquer outro tipo de autorização para entrar nos países da União Européia. Porém, a partir de 2021, começará a ser exigida uma autorização prévia antes da viagem a esses países. A autorização será válida por três anos e vai custar 7 euros, com isenção para turistas menores de 18 anos ou maiores de 70 anos.

Esse novo procedimento chamado de Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês), foi aprovado por 494 votos a favor, 115 contra e 30 abstenções e com ela, os viajantes terão de preencher um formulário eletrônico antes de viajar à Europa com dados pessoais, informações do documento de viagem, além, claro, do país em que entrará.

O sistema será aplicado nas 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Malta, Noruega, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça e mais quatro países da União Europeia: Romênia, Bulgária, Croácia e Chipre. O Reino Unido, por não fazer parte do Tratado de Schengen, não exigirá a autorização.

O objetivo principal desse novo sistema, segundo o Parlamento Europeu, é evitar um risco de migração irregular e aumentar o nível de segurança da União Europeia. Mas vale ressaltar que a decisão final de entrada ou não no país vai depender da fronteira, ou seja, do processo de imigração de cada um.

Fonte: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/brasileiros-precisarao-de-autorizacao-para-entrar-na-europa-a-partir-de-2021.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *