Atrações no Rio de Janeiro: Catedral Metropolitana de São Sebastião

O Centro do Rio de Janeiro guarda inúmeras igrejas impressionantes com séculos e séculos de história, de coloniais à neogóticas, passando também pelas modernistas, como é o caso da Catedral Metropolitana de São Sebastião, mais conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, uma das mais visitadas da cidade.


  • História

Antes da atual catedral, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também localizada no Centro, funcionava como sede da Arquidiocese — mas ela era relativamente pequena e não comportava grandes cerimônias. Além disso, sua estrutura já estava envelhecida e limitada para as necessidades de uma metrópole como o Rio.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Na época, o Rio de Janeiro ainda era considerado o “coração simbólico” do Brasil, mesmo após a mudança da capital para Brasília (em 1960). Construir uma nova catedral no centro da cidade era também uma forma de reforçar o prestígio da Igreja Católica na antiga capital federal. E assim iniciava a história da nova Catedral Metropolitana do Rio.

Mas esqueça as torres góticas ou fachadas barrocas que normalmente associamos a catedrais. A do Rio é uma obra do modernismo brutalista, com forma de cone e inspiração nas pirâmides maias.


  • A construção

Projetada pelo arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca, a construção começou em 1964 e foi concluída em 1979.

A estrutura impressiona pelo seu tamanho: tem 96 metros de altura, 106 metros de diâmetro interno e capacidade para abrigar até 20 mil pessoas em pé.

Do lado de dentro, quatro vitrais coloridos se estendem do chão até o topo da cúpula, formando uma cruz quando vistos de baixo. Durante o dia, a luz natural atravessa os vitrais, destacando ainda mais os desenhos e as cores.


  • As polêmicas

Apesar da grandiosidade da obra, ela também sempre esteve envolvida em polêmicas, justamente por se afastar completamente do estilo arquitetônico tradicional das igrejas católicas.

Desde o início da sua construção, a obra foi duramente criticada por setores mais conservadores e por fiéis que esperavam uma catedral mais “clássica” e ornamentada, com alguns falando que ela lembra um incinerador, uma usina, ou mesmo um disco voador — e que, à primeira vista, é difícil até mesmo identificar que se trata de uma igreja.

A inspiração do arquiteto nas pirâmides maias também causou muita estranheza.

Via Sacra nas paredes da Catedral

  • Se localize

A catedral está localizada no centro do Rio, próximo aos Arcos da Lapa e ao bairro da Cinelândia, o que facilita o acesso para quem está explorando a cidade a pé ou de metrô.

Endereço: Avenida República do Chile, 245 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170.


  • Informações importantes

Horário de funcionamento: visitação todos os dias, das 7h às 17h (verifique atualizações antes de ir).

❗Entrada gratuita.

➡︎ Tente visitar pela manhã ou no fim da tarde para aproveitar melhor a luz nos vitrais.

➡︎ Há uma lojinha de artigos religiosos com produtos bem interessantes no interior da Catedral.


  • Melhor época para visitar o Rio

O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):

  1. Inverno (junho a setembro):
  • Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
  • Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
  • É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
  1. Verão (dezembro a março):
  • Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
  • Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
  • No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.

Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍


  • Onde se hospedar

A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.

As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:

  • Zona Sul

Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.

El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.

Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.

Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.

Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.

  • Centro

Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.

Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.

Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.

Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.

Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.

  • Zona Oeste

Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.

Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.

Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.

Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.

Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara

O que ver a fazer no bairro da Urca

Conhecendo o Forte de Copacabana: o que ver e fazer

Veja como é a Trilha do Morro da Urca

Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio

Palácio do Catete e o Museu da República no Rio de Janeiro

Pantanal Carioca: passeio de lancha pela Lagoa da Tijuca

Sabores cariocas: tradição e requinte na Confeitaria Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *