Torre Panorâmica de Curitiba: a melhor maneira de ver a cidade do alto

Maior e mais famoso mirante de Curitiba, a Torre Panorâmica é também o mais visitado de todos, atraindo milhares de turistas todos os anos em busca das melhores vistas da cidade.

Localizada no bairro das Mercês, a torre foi inaugurada em 17 de dezembro de 1991 pela operadora de telefonia Telepar para ser um suporte de antenas. Anos depois, passou a fazer parte da Brasil Telecom e posteriormente da operadora Oi, empresa que atualmente dá nome a torre.

Apesar de ter sido construída “apenas” para ser um suporte de antenas de telefonia, a torre rapidamente se tornou popular por sua altura e transformou-se em um ponto de observação – é a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação. Do alto dos seus 109,5m se tem uma visão 360° de Curitiba com seus parques, edifícios e movimentadas avenidas.


  • A visita

Assim que você entra no espaço, percebe que o lugar é mais que um mirante. No térreo, está o Museu do Telefone e um Ponto de Informações Turísticas. Nesse museu há painéis informativos sobre a torre, a história geral da telefonia e também vários objetos antigos (infelizmente o museu estava fechado no dia da minha visita).

Para subir no mirante é necessário pagar R$6,00 – bilhete comprado, é só seguir até o elevador que leva ao topo da torre. Como era final da tarde de um sábado, haviam muitos turistas e a fila para acessar o elevador estava enorme – a espera chegou a 30 minutos. Mas a demora valeu a pena, já que a vista é deslumbrante.

O mirante é circular, tem capacidade para até 62 pessoas e é todo cercado por vidros, o que facilita a observação. Há também mapas informativos com as diferentes atrações que podem ser vistas de lá de cima.

Observatório | Foto enviada por Turismo Curitiba e postada no site Férias Brasil

No centro do observatório há um painel cilíndrico do artista curitibano Poty Lazzarotto feito em comemoração aos 30 anos de Curitiba.

Agora vamos nos deliciar com as vistas? Curitiba estava literalmente aos meus pés!


  • Informações práticas

Nome: Oi Torre Panorâmica de Curitiba
Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês, Curitiba – PR, 80710-650.
Horário: Terça a domingo: das 10h às 19h (A venda de ingressos é feita apenas até às 18h30)
Valor: R$6,00

A Torre Panorâmica está incluída no itinerário da Linha Turismo de Curitiba.


  • Se localize


  • Melhor época para visitar

Curitiba é conhecida por suas temperaturas amenas ao longo do ano, inclusive, é a capital mais fria de todo o país. Inclusive, visitar a cidade é uma boa pedida em qualquer época do ano, mas é sempre bom ver as variações do tempo de acordo com as estações do ano: P

Primavera (setembro a dezembro): a primavera é uma época agradável para visitar Curitiba, com temperaturas mais amenas, geralmente entre 15°C e 25°C. A cidade fica florida, com parques e jardins repletos de cores vibrantes.

Verão (dezembro a março): o verão em Curitiba pode ser quente e úmido, com temperaturas que variam entre 20°C e 30°C. As chuvas ao final do dia são mais comuns, o que pode prejudicar passeios ao ar livre.

Outono (março a junho): o outono é considerado uma das melhores épocas para visitar Curitiba, com as temperaturas começam a cair gradualmente, variando entre 10°C e 20°C. As árvores ficam com tons de amarelo, laranja e vermelho, sendo a época ideal para explorar os parques da cidade.

Inverno (junho a setembro): o inverno em Curitiba é gelado, com temperaturas que podem chegar a 0°C em alguns dias, mas geralmente variam entre 5°C e 15°C. É a estação mais seca, sendo ideal quem busca a experiência do frio do sul.


  • Onde se hospedar em Curitiba

A rede hoteleira de Curitiba é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo, incluindo muitas hospedagens em AirBnb. Abaixo deixo algumas indicações interessantes para vocês:

ibis budget Curitiba Centro: Os quartos incluem ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e banheiro privativo. Há café da manhã incluído.

Nacional Inn Curitiba Santa Felicidade: localizado no bairro turístico de Santa Felicidade, tem piscina coberta, jardim e quartos com ar-condicionado e banheira.

Alta Reggia Plaza Hotel: localizado no centro de Curitiba, oferece piscina, academia e quartos climatizados com varanda e uma área de estar.O Restaurante Mahogany serve pratos da cozinha internacional.

Rio Hotel by Bourbon: localizado no bairro do Batel, todos os quartos estão equipados com frigobar, mesa de trabalho e TV a cabo.Serve café da manhã.

Nomaa Hotel: moderno hotel boutique 5 estrelas localizado no bairro de Batel, todos os quartos dispõem de decoração elegante com ar-condicionado, frigobar, Smart TV, base para smartphone e cafeteira Nespresso. O café da manhã é servido no Restaurante Nomade.

QOYA Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton: localizado a 600 metros da Arena da Baixada, esse hotel 5 estrelas oferece serviços de concierge, quartos antialérgicos, academia, bar, piscina coberta e sauna. Todas as acomodações têm vista da cidade.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Viagem por Gramado e Canela: visita guiada pela Vitivinícola Jolimont

Praça das Etnias e a tradição dos povos colonizadores em Gramado

Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”

9 parques que você precisa conhecer em Curitiba

Chalé da Praça XV: bar e restaurante no centro de Porto Alegre

Roteiro de 3 dias por Curitiba, uma das cidades mais bonitas do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *