Um dos espaços culturais mais interessantes do Rio de Janeiro, a Casa Museu Eva Klabin abriga a rica coleção que a colecionadora de arte Eva Klabin reuniu ao longo de várias décadas.
Instalada na casa em que Eva viveu por mais de 30 anos, em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu tem seu acervo mais de 2 mil peças entre pinturas, esculturas, artigos religiosos, mobiliário e itens decorativos de diferentes séculos.
Mas quem foi Eva Klabin?
Nascida em 1903 e falecida em 1991, Eva Klabin era filha dos imigrantes lituanos Fanny e Hessel Klabin, um dos fundadores do grupo Klabin, uma das maiores empresas de papel e celulose do Brasil.
Eva Klabin teve um papel ativo em diversas iniciativas culturais e educacionais, se tornando uma grande colecionadora de arte.
Curiosamente a irmã de Eva, Ema Klabin, também era uma grande colecionadora de arte e também teve a sua casa transformada em museu, mas em São Paulo – conheça a Casa Museu Ema Klabin aqui.
O museu
Ao longo de sua vida, Eva Klabin reuniu uma impressionante coleção de obras de arte, que inclui pinturas, esculturas, tapeçarias e objetos de arte decorativa, abrangendo desde a Antiguidade até o século XX.
A Casa Museu foi criada em 1990 e foi aberta oficialmente ao público em agosto de 1995, contando com a presença do então ministro da Cultura, Francisco Weffort, com o intuito de preservar e exibir esse acervo.
-
O acervo
O acervo do museu é bastante diversificado e conta com mais de 2.000 peças que procedentes de quatro continentes – Europa, Ásia, África e América. Da peça mais antiga à mais nova da coleção, são quase 50 séculos de diferença!
A coleção é composta por pinturas, gravuras, esculturas, itens arqueológicos, objetos de arte decorativa, móveis, cerâmicas, tapeçarias e indumentária, sendo dividido em 9 grandes acervos:
- Coleção egípcia
- Coleção greco-romana
- Coleção italiana
- Coleção francesa
- Coleção inglesa
- Coleção flamenga e holandesa
- Coleção oriental
- Coleção pré-colombiana
- Coleção de artes aplicadas
Além disso, o museu promove exposições temporárias e eventos culturais, sempre buscando expandir o diálogo com a arte e a história.
Toda a coleção acima está distribuída pelos ambientes da casa, sendo:
-
Hall principal
Assim que entramos no museu, esse é o primeiro espaço de visitação e que é composto pela grande escadaria e por lareira com moldura gótica vinda da Áustria.
Entre os itens expostos, destaque para uma tela de Lasar Segall, duas pinturas da Renascença flamenga, peças greco-romanas e duas vitrines com peças chinesas.
-
Sala renascença
Espaço mais amplo do museu, abriga seis vitrines exibem objetos da Ásia, do norte da África, da América pré-colombiana e da Europa, tapetes orientais, mobiliário italiano e obras de Tintoretto, Donatello, Andrea della Robbia e Benedetto da Maiano.
-
Sala inglesa
Essa sala abriga telas de Sir Joshua Reynolds, Thomas Lawrence, Lemuel Francis Abbot, George Romney e Thomas Gainsborough, além de vitrines com raras estatuetas de terracota, vasos, artigos religiosos e um lustre veneziano de estanho.
-
Sala de jantar
Além da grandiosa mesa de jantar colonial, a sala abriga pinturas de Pieter Steenwyck, Govaert Flinck, Willem Dubois, Glauber, Herman Nauwincx, Hercule Seghers e Philips Wouwerman.
-
Hall superior
Essa sala abriga muitas peças barrocas, incluindo itens religiosos e pinturas. Um dos destaque é uma escultura de madeira de Santa Teresa de Ávila.
-
Quarto de Eva Klabin
O grandioso quarto principal da casa abriga peças barrocas, tapetes persas e pinturas de Giovanni Francesco Romanelli e Léonard Limosin. Já o closet pessoal de Eva Klabin ainda abriga vestidos, sapatos e bolsas de marcas consagradas como Dior e Chanel.
-
Jardim
Não deixe de conferir também os jardins da Casa Museu, que abriga um lago com carpas. Bem ao lado do jardim fica a sala de restauros.
-
Informações importantes
Endereço
Avenida Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa, Rio de Janeiro/RJ. CEP: 22471-001.
❗ Não há vagas de estacionamento nas imediações e não há estacionamento próprio.
❗ Entrada livre e gratuita.
Horário
De quarta à domingo, das 14h às 18h – última entrada às 17h30.
Contato
Instagram
Site oficial
Telefone: (21) 3202-8550
E-mail: cultura@evaklabin.org.br
-
Melhor época para visitar o Rio
O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):
- Inverno (junho a setembro):
- Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
- Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
- É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
- Verão (dezembro a março):
- Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
- Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
- No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.
Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.
As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.
Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:
-
Zona Sul
– Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.
– El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.
– Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.
– Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.
– Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.
-
Centro
– Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.
– Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.
– Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.
– Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.
– Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.
-
Zona Oeste
– Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.
– Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.
– Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.
– Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.
– Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara
O que ver a fazer no bairro da Urca
Conhecendo o Forte de Copacabana: o que ver e fazer
Veja como é a Trilha do Morro da Urca
Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio
Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour
Pantanal Carioca: passeio de lancha pela Lagoa da Tijuca
Sabores cariocas: tradição e requinte na Confeitaria Colombo