Principal área verde da Avenida Paulista, o Parque Trianon continua a ser um símbolo de resistência verde em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo, além de ser um importante ponto de encontro cultural e comunitário, já que abriga eventos culturais, exposições de arte e atividades de lazer.
É um ótimo lugar para passear sem compromisso e para apreciar a natureza.
O Parque Trianon foi inaugurado em 3 de abril de 1892, sendo um dos mais antigos de São Paulo, sendo que sua criação foi uma iniciativa de urbanistas que buscavam oferecer à crescente população da cidade um espaço verde para lazer e descanso.
O projeto original do parque foi realizado pelo paisagista francês Paul Villon, que trouxe influências dos jardins europeus da época. Villon projetou o parque com uma variedade de plantas exóticas e nativas.
O nome “Trianon” é uma referência ao Restaurante Trianon, inaugurado em 10 de junho de 1916, nas dependências do Belvedere que se localizava onde hoje é o Museu de Arte de São Paulo.
Porém, o que pouca gente sabe é que o nome oficial é “Parque Tenente Siqueira Campos,” uma homenagem ao tenente Antônio de Siqueira Campos, um dos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932.
-
O que ver e fazer
-
Estátuas e Monumentos
O parque abriga vários monumentos e obras arte espalhadas por seus jardins, com destaque para a obra “Fauno” de Victor Brecheret e “Aretusa” de Francisco Leopoldo e Silva.
-
Vegetação
A vegetação do parque inclui espécies raras e antigas da Mata Atlântica, algumas das quais são centenárias, muitas delas identificadas.
-
Passarela
O Parque Trianon ocupa duas quadras, sendo que ambas são interligadas por uma passarela que passa sobre a Alameda Santos (o lugar é ótimo para tirar aquela foto instagramável hehe).
-
Educação Ambiental
O parque também serve como um espaço para programas de educação ambiental, incentivando a conscientização sobre a importância da preservação das áreas verdes urbanas.
-
Informações importantes
Endereço
Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César, São Paulo – também há uma entrada para a Avenida Paulista.
O parque fica bem próximo da Estação Trianon-Masp da Linha-2 Verde do Metrô.
Horários
Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
❗ Entrada gratuita
-
Quando ir à Sampa
A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.
De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.
Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.
Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto. Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.
Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.
-
Onde se hospedar em São Paulo
A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.
Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:
– Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.
– Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.
– Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.
– Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.
– Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.
– Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.
– Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano
Conheça a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Sabores paulistanos: Di Cunto, tradicional confeitaria na Mooca
O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo
Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos
Roteiro de um dia por Guararema
Dicas, fotos e roteiro de atrações na colorida São Luiz do Paraitinga