Quem diria que Caconde, uma pequena cidade de 18 mil habitantes, tem um dos lugares mais bonitos do interior de São Paulo, na minha humilde opinião. 😍
O Mirante de Caconde é o ponto turístico mais famoso da região e ao visitá-lo, você entende o porque: do alto do morro de 1.195 metros de altitude se tem uma visão 360° da Represa da Graminha, alguns bairros de Caconde e da linda vegetação da Serra da Mantiqueira.
Inaugurado em julho de 2000, o espaço é oficialmente chamado de Praça do Mirante Pedro Ribeiro, uma homenagem ao famoso pregador e religioso local. Inclusive, há uma comunidade com esse nome nos pés do morro.
E para se chegar nele, é muito fácil. Basta seguir pela Rodovia Dom Tomás Vaqueiro, sentido Divinolândia, até uma estrada (asfaltada) que leva ao mirante – o trajeto não dura nem 5 minutos. Próximo do final, você verá um portal indicando o mirante.
Lá em cima, há uma excelente infraestrutura com estacionamento, banheiros e um mix de loja e restaurante.
A praça também é muito bonita, com vários bancos para descanso e símbolos místicos.
Pois é, além da própria praça ter o formato de um trevo de 4 folhas (olhando pelo Google Maps você verá isso) , há esculturas e desenhos no piso repletos de simbolismo, como a estrela de Davi, uma pirâmide e uma flor de lótus – isso sem falar no portal em formato de 11.11, que seria um elo entre a terra e o mundo espiritual. Legal, né?!
E além de todo esse simbolismo, a vista do mirante é incrível – quando cheguei lá em cima e vi aquela imensidão a minha frente, fiquei arrepiado.
-
Se localize
Mirante de Caconde: Rodovia Dom Tomás Vaqueiro, n° 7096 – Caconde, SP, CEP: 13770-000.
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.
Sábado, das 8h às 17h.
Domingo: aberto 24 horas.
❗ ENTRADA GRATUITA.
-
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar Caconde pode variar de acordo com as suas preferências pessoais e o tipo de atividade que se deseja realizar. Por isso, é melhor se atentar as variações de cada estação:
– Verão (dezembro a fevereiro): o verão é a estação mais quente em Caconde, com temperaturas médias entre 20°C e 30°C. É uma época em que há maior incidência de chuvas na região, o que contribui para o aumento do volume das cachoeiras e rios.
– Outono (março a maio): o outono em Caconde é ameno, com temperaturas variando entre 15°C e 25°C. É uma época mais seca, com menos chuvas em comparação com o verão.
– Inverno (junho a agosto): o inverno é a estação mais fria em Caconde, com temperaturas médias entre 10°C e 20°C. Pode ocorrer um pouco de geada durante as noites mais frias. É uma época mais seca, com menor probabilidade de chuvas, sendo ideal para passeios em meio a vegetação.
– Primavera (setembro a novembro): a primavera em Caconde é uma estação agradável, com temperaturas subindo gradualmente de cerca de 15°C a 25°C. A quantidade de chuvas tende a aumentar novamente durante essa época.
-
Onde se hospedar
Caconde é uma cidade pequena e há poucas opções de hospedagem. Justamente por isso, se preferir, é possível ficar hospedado em cidades maiores da região, como São José do Rio Pardo, que tem mais opções. Veja algumas opções mais próximas de Caconde:
– Pousada Encanto da Mata: localizado em meio a área verde, conta com uma piscina ao ar livre aquecida por energia solar, sauna e um restaurante. Alguns quartos oferecem vista das montanhas e da piscina.
– Pousada Terra Rossa: localizada em São José do Rio Pardo, oferece jardim, restaurante, bar e quartos com ar-condicionado. Oferece buffet de café da manhã.
– Hotel e Pousada Recanto do Rio Pardo: também localizado em São José do Rio Pardo, oferece piscina sazonal ao ar livre, academia, jardim, churrasqueira e área para pesca.
– Pousada do Xerife: localizada em Caconde, no alto da serra e com uma vista privilegiada, oferece piscina ao ar livre, lounge compartilhado, restaurante e bar. A pousada também serve café da manhã em estilo buffet ou americano. Ao lado dessa pousada fica o delicioso Restaurante Terra de Fogo.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Top 6 atrações em Poços de Caldas
A charmosa Poços de Caldas: dicas, fotos e roteiro de atrações
Atrações em São Thomé das Letras: lendas, misticismo e muita natureza
5 cachoeiras para você se refrescar em São Thomé das Letras
Monte Verde: um pedacinho da Suíça no sul de Minas
Cachoeira de Emas, a praia do centro-leste paulista
Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP: tudo que você precisa saber