Nosso país tem muito que se orgulhar de ter a maior a biblioteca nacional da América Latina e uma das dez maiores do mundo.
Pois é, a Biblioteca Nacional, cujo nome oficial é Fundação Biblioteca Nacional, possui em seu acervo mais de nove milhões de livros, incluindo obras raras como um exemplar da Bíblia de Gutenberg, de 1462 e a coleção iconográfica da Imperatriz Dona Teresa Cristina, formada por 25 mil fotografias.
Isso sem falar em seu edifício de arquitetura eclética, um dos mais belos do Rio de Janeiro.
E o melhor, você sabia que dá para visitar o interior da Biblioteca Nacional? =)
-
Como chegar
Por se localizar no coração do Centro do Rio, há várias linhas de ônibus que passam nos arredores da Biblioteca Nacional, assim como estações de metrô e o VLT (veículo leve sobre trilhos):
-
Metrô:
Estação Cinelândia (linha 1): quase em frente à Biblioteca
Estação Carioca (linha 1): localizado há 3 quarteirões da Biblioteca
-
VLT:
Linha 1 – Praia Formosa x Aeroporto Santos Dumont
Linha 3 – Central x Aeroporto Santos Dumont
-
História da Biblioteca Nacional
Com a transferência da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil em meados de 1808, junto com a vinda da Família Real, várias salas do antigo Hospital da Ordem Terceira do Carmo, localizado nos arreadores do Paço Imperial, passaram a acomodar essas coleções.
Porém, em 29 de outubro de 1810, um decreto oficial ordenou a construção de uma nova estrutura, data essa que foi considerada a fundação oficial da Biblioteca Nacional – mas as novas salas só foram concluídas em 1813.
Já em 1858, passou a ocupar um prédio na Rua do Passeio, onde hoje se localiza a Escola de Música de UFRJ. Mas foi só em 1910 que a Biblioteca Nacional passou a ocupar o atual edifício, em frente a Cinelândia. Projetado pelo engenheiro Sousa Aguiar com elementos ecléticos, a nova sede ocupa uma quadra inteira e faz jus a grandiosidade de seu acervo, que não para mais de crescer.
-
Como visitar a biblioteca?
Há duas maneiras de visitar o interior da Biblioteca Nacional: por conta própria, como eu fiz, ou através de visita guiada. Em ambos os casos, a visita é GRATUITA e deve ser feita dentro do horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Para a visita guiada, é necessário fazer um agendamento prévio através do telefone (21) 2220-9484 ou do e-mail visiguia@bn.gov.br, com certa antecedência.
Há visitas disponíveis em português, inglês e espanhol (importante mencionar a sua preferência nesse contato também).
O bom da visita guiada é justamente o acompanhamento que você terá do(a) guia, que com certeza, deixará o passeio mais rico.
-
A minha visita
Como a minha visita a biblioteca foi meio que por acaso hehe, acabei fazendo por conta própria mesmo. Era uma segunda-feira, por volta das 13h, quando me dirigi a entrada principal e busquei informações com um dos seguranças.
Ele me direcionou para o detector de metais e depois para a recepção, onde um atendente me deu um folheto informativo e um adesivo de visitante, que coloquei em minha camiseta (uma forma de identificar quem é turista e quem está acessando a biblioteca com fins de estudo/pesquisa).
Logo ali naquele corredor é possível notar a imponência no edifício, com grandes lustres, ornamentações, pinturas e esculturas nas paredes. E você notará que todos os corredores abertos ao público são assim:
Bem ao lado da recepção fica o ponto alto da biblioteca: o grandioso hall de entrada, onde o vão central tem as paredes com ornamentos e esculturas e é emoldurado por uma luxuosa clarabóia decorada com coloridos vitrais. Sem dúvidas, um dos halls mais bonitos que vi na vida.
Bem em frente, há um tapete vermelho que leva até a grande escadaria de mármore que dá acesso aos pisos superiores (são três no total). E ali, voltado para a porta, fica o busto de Dom João VI, esculpido em 1814, pelo italiano Lean-Biglioschi e a pedido do próprio rei.
Já no segundo piso, ficam as salas de leitura, que segundo pesquisas que fiz, são enormes e ricas em detalhes. Porém, para não atrapalhar a concentração de quem está nessas salas estudando, pesquisando, etc…, o livre acesso a elas não é permitido.
Aproveitei para caminhar pelos corredores ao redor do vão central, para admirar a vista:
Também no segundo piso, há uma deliciosa varanda com vista para a Cinelândia, incluindo partes do Teatro Municipal e do Museu de Belas-Artes.
De volta ao térreo, bem ao lado da escadaria, há uma livraria com vários títulos interessantes, principalmente voltados para história e arte. Eu, claro, fui dar a minha espiadinha nos itens disponíveis.
E é isso pessoal. O que acharam?!
-
Se localize
Endereço: Avenida Rio Branco, 219 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-008.
-
Melhor época para visitar o Rio
O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):
- Inverno (junho a setembro):
- Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
- Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
- É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
- Verão (dezembro a março):
- Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
- Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
- No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.
Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.
As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.
Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:
-
Zona Sul
– Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.
– El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.
– Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.
– Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.
– Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.
-
Centro
– Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.
– Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.
– Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.
– Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.
– Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.
-
Zona Oeste
– Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.
– Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.
– Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.
– Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.
– Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara
O que ver a fazer no bairro da Urca
Veja como é a Trilha do Morro da Urca
Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio
Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour
Quanto tempo você recomenda para a visita?