10 atrações imperdíveis no Centro Histórico de Iguape

O Centro Histórico de Iguape é um dos mais bem preservados do estado de São Paulo e oferece uma verdadeira imersão na história do Brasil colonial.

Fundada em 3 de dezembro de 1538, o Centro Histórico de Iguape é repleta de construções centenárias, ruas de paralelepípedos e atrativos culturais e religiosos que merecem ser visitados.

Por isso, separei 10 atrações imperdíveis para você visitar no Centro Histórico de Iguape:

1) Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

Uma das mais belas igrejas que já visitei, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves foi construída em pedra portuguesa, argamassa e óleo de baleia, entre os séculos XVIII e XIX.

Reconhecida por sua relevância religiosa, cultural e arquitetônica, é um destino de peregrinação, especialmente durante a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape, realizada anualmente no mês de agosto e que recebe mais de 200 mil visitantes, sendo uma das maiores festas religiosas do Estado.

Endereço: Praça da Basílica, nº 114.


2) Praça da Basílica

Localizada em frente a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, essa é a principal praça da cidade e onde são realizados vários eventos religiosos e culturais.

É rodeada por bonitos e coloridos casarões, com fachadas coloniais que preservam a história da cidade. O calçamento em pedras e a disposição dos edifícios também refletem a arquitetura típica desse período.

Endereço: localiza-se entre as Ruas Tiradentes e das Neves.


3) Casario Colonial

Falando nisso, uma das principais atrações de Iguape é o seu belíssimo conjunto de casas coloniais, um dos maiores e mais bem preservados do Estado de São Paulo.

E a melhor forma de conhecer esses casarões é andando pelas antigas ruas e apreciar cada detalhe. São inúmeras construções datadas dos ciclos do ouro e do arroz, entre os séculos XVI e XIX, período em que a cidade viveu seu auge de desenvolvimento econômico.


4) Fonte do Senhor

Segundo a tradição popular, as águas da Fonte do Senhor possuem propriedades purificadoras e curativas, e muitas pessoas vão até o local para lavar suas mãos, rosto, ou encher garrafas para levar a água abençoada para casa.

Historicamente, a fonte foi um local de abastecimento de água para a população de Iguape, mas, com o tempo, ganhou um significado mais espiritual e assim permanece até hoje.

Endereço: Avenida Maestro Moacir Serra, nº 2.


5) Igreja de São Benedito

Construída no final do século XIX, essa igreja é um dos marcos religiosos e históricos mais importantes da cidade. Apesar de ser menor e menos conhecida que a Basílica do Senhor Bom Jesus, a igreja tem grande relevância cultural e espiritual para os locais.

Endereço: Rua Dom Idílio José Soares x Rua Ana Cândida Sandoval Trigo.


6) Praça São Benedito

O Largo da Igreja São Benedito é oficialmente chamada de Praça Engenheiro Greenhalgh e é a maior do Centro Histórico, sendo bem arborizada e contando com uma bonita fonte histórica em seu centro.

Não deixe de apreciar os bonitos casarões ao redor.

Endereço: Localiza-se entre as ruas Ana Cândida Sandoval Trigo e Major Rebello.


7) Igreja do Rosário

Considerada a igreja mais antiga da cidade ainda existente, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário começou a ser erguida no início do século XVII e foi até 1841, quando as missas começaram a ser celebradas em seu interior.

Sua construção se deve ao escravos negros que não poderiam frequentar a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, que estava sendo construída, já que era destinada apenas a população branca e a elite oligárquica.

A partir de 1979, abrigou o Museu de Arte Sacra de Iguape, que mais tarde foi transferido para a Basílica do Senhor Bom Jesus.

Endereço: Rua XV de Novembro x Rua João XXIII.


8) Mirante do Cristo

Localizado no Morro do Espia, a cerca de 80 metros de altura, o Cristo de Iguape é uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro e lá de cima se tem uma das vistas panorâmicas mais bonitas do litoral sul de São Paulo.

É possível avistar o lindo Centro Histórico de Iguape, com destaque para a Basílica do Senhor Bom Jesus que fica virada para o Morro do Espia; a cidade vizinha de Ilha Comprida; o Mar Pequeno, uma área de manguezais que é ligada ao mar e, em dias de tempo limpo, a cidade de Cananéia e a Ilha do Cardoso bem ao fundo.

Endereço: Estrada do Cristo.
Entrada gratuita – Aberto 24 horas


9) Rio Ribeira de Iguape

O Rio Ribeira de Iguape é um importante curso d’água que atravessa os estados de São Paulo e Paraná, sendo fundamental para a biodiversidade e para as mais diversas comunidades do Vale do Ribeira que dependem desse rio.

Ao longo de seu trecho por Iguape, existem algumas vilas caiçaras e é possível fazer passeios de lanchas, mas se você quiser apenas apreciá-lo, há uma ponte de pedestres que liga o Centro Histórico a parte nova da cidade e que proporciona bonitas vistas.

Endereço da ponte: Rua Euclides Roque Bastos na altura da Rua Antônio Ferreira de Aguiar, em frente ao Supermercado Magmaxx.


10) Museu Municipal de Iguape

Instalado em um casarão colonial, o Museu Municipal é um importante espaço para preservar e divulgar a história, cultura e tradições locais, além de retratar aspectos relevantes da colonização e do desenvolvimento da cidade.

O acervo do Museu Municipal de Iguape é diversificado e reflete as diferentes fases da história da cidade e incluem artefatos arqueológicos, documentos históricos e objetos do ciclo do ouro e da pesca.

Endereço: Rua das Neves, nº 45.


Bônus: Portal e Estátua do Senhor Bom Jesus de Iguape

Essas atrações não estão localizadas no Centro Histórico, mas você provavelmente passará perto delas, por isso as incluí nessa lista. Situadas bem na entrada de Iguape, aos pés da Ponte da Avenida Carvalho Pinto, a Estátua do Senhor Bom Jesus é uma grandiosa réplica do santo protetor da cidade.

Bem em frente fica o Porto do Ribeira, uma praça que abriga o Portal de Iguape – Locutor João Souza Cordeiro.

Endereço: Avenida Adhemar de Barros x Avenida Eduardo Ébano Pereira.


  • Se localize


  • Onde se hospedar na região

Por se localizaram bem próximas, você pode facilmente incluir uma visita em Iguape e Ilha Comprida na mesma viagem, além de encontrar boas opções de hospedagem em ambas as cidades:

Pousadas e Hotéis

Em ambas as cidades, você encontrará uma variedade de pousadas e hotéis que podem atender a diferentes orçamentos e preferências de conforto. Procure por opções que estejam localizadas perto das áreas que você deseja conhecer.

Aluguel de Temporada

Muitas pessoas optam por alugar casas ou apartamentos por temporada na região, já que essa opção pode ser interessante principalmente para famílias ou grupos maiores, pois oferece mais espaço e privacidade.

Campings

Se você gosta de acampar, há também campings disponíveis na região, especialmente em Ilha Comprida, onde você pode curtir a natureza e economizar nos custos da hospedagem tradicional.

Abaixo deixo algumas opções interessantes para vocês:

Iguape

Pousada Iguape, localizada no Centro de Iguape
Pousada Atelier Aly da Costa, localizada em na região de Icapará, em Iguape
Pousada Solar Colonial, localizada em frente a Praça da Matriz em Iguape
Pousada Encontro das Águas, localizada em na região de Icapará, em Iguape
Pousada Casa Grande, localizada no Centro de Iguape

Ilha Comprida

Pousada Canto da Ilha, localizada na região do Boqueirão Norte
Samburá Chalés, localizado próximo a Avenida Marginal Candapuí Sul
Pousada Icaraí, localizada na Avenida Beira Mar, na região norte
Recanto da Lagoa Flat, localizada na região do Boqueirão Norte
Pousada Ykapê, localizada na Avenida Beira Mar, na região norte


  • Melhor época para visitar

O litoral sul de São Paulo pode ser visitado durante todo o ano, mas claro, cada estação tem suas próprias características.

Para mim, os meses de outono e primavera (abril-maio, setembro-outubro) são ideais para visitar a região, já que as temperaturas são mais amenas, com dias ensolarados e menos chuvas.


  • Você também irá gostar

Viagem pelo litoral sul de São Paulo: Mirante do Cristo em Iguape

Conheça as ruínas do Engenho dos Erasmos em Santos

Praia da Feiticeira em Ilhabela

Visita guiada pela Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela

Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião

Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá

Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá

Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *