Você sabia que uma das cidades mais bonitas e visitadas do Uruguai não foi colonizada pelos espanhóis e sim pelos portugueses? Pois é, Colonia del Sacramento (Colônia do Sacramento) remonta aos tempos da colonização portuguesa nas Américas e tem sua história ligada a história do próprio Brasil.
Hoje, Colonia del Sacramento é uma cidade encantadora, conhecida por sua rica história, bela arquitetura e atmosfera tranquila. É um destino popular para turistas que desejam explorar a herança colonial do Uruguai e desfrutar de suas lindas paisagens.
-
Onde fica?
Colonia del Sacramento está localizada na costa oeste do Uruguai, em uma região conhecida como Bacia do Prata, 180km de Montevidéu. Curiosamente, Colonia está mais próxima de Buenos Aires, a capital argentina, do que da própria capital uruguaia, já que as cidades são separadas apenas pelo Rio da Prata.
-
Como chegar?
Para chegar a Colonia del Sacramento você tem algumas opções, mas independentemente do método de transporte que você escolher e de onde estará partindo, certifique-se de verificar os horários e as tarifas com antecedência, especialmente durante períodos de alta temporada, para garantir uma viagem tranquila.
-
De Montevidéu
Ônibus: Há ônibus regulares que partem da Rodoviária de Montevidéu em direção a Colonia del Sacramento – a viagem de ônibus leva aproximadamente duas horas e meia e é bem tranquila. Dependendo da companhia, o destino final pode não ser Colonia, então é bom ficar atendo a parada correta.
Carro: Se preferir, você também pode alugar um carro e dirigir até Colonia del Sacramento a partir de Montevidéu, em um trajeto que é percorrido em pouco mais de 2 horas pela Ruta 1.
-
De outras cidades do Uruguai
Ônibus: Se estiver vindo de outras cidades do Uruguai, como Punta del Este ou Piriápolis, também há serviços de ônibus disponíveis para Colonia del Sacramento, embora você possa precisar fazer uma conexão em Montevidéu
Carro: Se estiver viajando de carro pelo Uruguai, é possível chegar a Colonia del Sacramento pela Ruta 1 ou a Ruta 21, que conecta muitas cidades do país.
-
De Buenos Aires
A principal ligação entre as duas cidades é a balsa, os famosos ferry boats, que tem serviços regulares partindo do Terminal Fluvial de Buenos Aires até o Porto de Colonia del Sacramento (ou vice e versa), em uma viagem que leva cerca de 1h15, facilitando muito um bate e volta entre as duas cidades.
A Buquebus e a Colonia Express são as principais empresas que fazem esse trajeto e há muitas classes de tarifas nas duas companhias, sendo que as mais baratas esgotam rápido (também pode haver variação do valor dependendo do dia e horário disponível).
-
Breve história da cidade
Colonia del Sacramento foi fundada em 22 de janeiro de 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, pertencente ao Império Português no século XVII.
A região era originalmente habitada por povos indígenas, mas foi escolhida pelos portugueses como um posto avançado estratégico para garantir o controle sobre a região do Rio da Prata, disputada com os espanhóis.
Inclusive, durante os séculos XVII e XVIII, Colonia foi palco de uma série de conflitos entre Portugal e Espanha pelo controle da região. A cidade mudou de mãos várias vezes ao longo desse período, sendo alternadamente controlada por portugueses e espanhóis.
Em 1750, o Tratado de Madrid foi assinado entre Portugal e Espanha, estabelecendo as fronteiras entre suas possessões na América do Sul. De acordo com este tratado, Colonia del Sacramento foi finalmente cedida à Espanha, encerrando os conflitos na região.
Sob o domínio espanhol, Colonia del Sacramento experimentou um período de desenvolvimento e prosperidade. A cidade se tornou um importante centro comercial e portuário, com um comércio ativo de produtos como couro, gado e contrabando.
Em 1828, após a independência do Brasil, Colonia del Sacramento foi incorporada ao recém-criado Estado Oriental do Uruguai, que mais tarde se tornou o Uruguai.
-
Patrimônio Mundial da UNESCO
Em 1995, o Centro Histórico de Colonia del Sacramento foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo o primeiro patrimônio reconhecido pela Unesco no Uruguai, justamente por ser “um exemplo excepcional de povoado de fronteira que mostra, em seu traçado urbano e edifícios, uma mistura única entre as tradições portuguesa e espanhola”.
-
O que ver e fazer?
As principais atrações de Colonia del Sacramento estão localizados no Centro Histórico, em um trecho delimitado pelas antigas muralhas da cidade fortificada, sendo que a melhor maneira de conhecer Colonia é caminhar pelas suas ruas em zigue-zague.
Ah, e boa parte da história da cidade pode ser vista nos vários museus espalhados por esse Centro Histórico.
E aqui vale uma dica pois atualmente esses museus públicos são unificados no Sistema de Museus de Colonia, ou seja, para acessá-los será preciso adquirir um ticket por cerca de 50 pesos uruguaios e que dá acesso à oito museus – sete deles listados aqui, com exceção do Museu Paleontológico. Esse ticket pode ser comprado no Museu Municipal e vale por um dia.
Vamos conhecer as atrações de Colonia?!
-
Fortificações de Colônia
As muralhas de Colonia del Sacramento foram construídas pelos portugueses em 1680 e ampliadas pelos espanhóis após tomarem a cidade em 1762, formando uma fortaleza.
A muralha foi demolida em meados do século XIX, mas a partir de 1970, escavações revelaram boa parte da estrutura original das muralhas e que foram fundamentais para o projeto de reconstrução de uma das partes da muralha e do portão principal.
-
Puerta de la Ciudadela
Principal acesso à Cidade Fortificada, a Puerta de la Ciudadela apresenta características arquitetônicas típicas da época colonial, como paredes de pedra maciça e um arco de entrada, sendo necessário passar por uma ponte suspensa para acessá-la.
Sua construção foi projetada para fornecer segurança e controle de acesso à cidade fortificada e era chamado de Portão de Armas, sendo o único portão da cidade naquela época.
-
Paseo de San Miguel
Se você vier pela Puerta de la Ciudadela, essa será a primeira rua que acessará dentro da cidade fortificada e para mim, é um dos pontos mais charmosos de Colonia pois tem um interessante contraste entre as construções coloniais, a muralha em sua frente e o Rio da Prata ao fundo.
-
Paseo de San Gabriel
Essa é a rua a beira-mar de Colonia e ao longo dela você encontrará uma variedade de restaurantes, cafés e bares que oferecem refeições deliciosas e bebidas refrescantes. Também há muitos mirantes voltados para o mar e que permitem ver Buenos Aires de longe.
-
Museu do Humor
Localizado em frente à Igreja Matriz, esse é um dos museus mais interessantes de Colônia do Sacramento. Também instalado em um casarão histórico, ele tem em seu acervo peças atuais e antigas que se remetem ao tema, com destaque para a parede com fotografias de grandes nomes do humor uruguaio.
Esse museu não faz parte do Sistema de Museus de Colonia del Sacramento, sendo necessário a compra individual do ingresso, que custa cerca de 4 reais.
-
Arquivo Histórico Regional
Popularmente conhecido como Casa de Palacios, o Arquivo Histórico de Colônia do Sacramento é responsável por coletar e preservar documentos relativos à história da região de Colônia. Já a casa onde está instalado preserva paredes, parte do telhado e alguns pisos originais do século XVIII.
Infelizmente o arquivo estava fechado no dia que visitei a cidade.
Endereço: Calle Misiones de los Tapes, em frente à Plaza Mayor.
-
Ruínas do Convento de São Francisco Xavier
O Convento de São Francisco Xavier foi construído entre 1683 e 1704 pelos franciscanos e era um exemplo impressionante da arquitetura colonial espanhola na região. Porém, no século XVIII um incêndio destruiu boa parte de sua estrutura e que foi abandonada depois, ficando apenas as ruínas que podem ser visitadas hoje.
-
Farol
Construído em 1857 no meio das ruínas do Convento de São Francisco Xavier, o Farol de Colonia del Sacramento ainda está em funcionamento e oferece vistas panorâmicas da cidade e do Rio da Prata no de seus 27 metros.
São 118 degraus para chegar no alto do Farol e paga-se um valor simbólico de 50 pesos uruguaios.
Horário de funcionamento:
Quinta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 12h50 e das 14h às 16h50
Quarta-feira, das 10h às 17h
Segunda e terça, fechado
Endereço: De San Francisco, 70000.
-
Basílica do Santíssimo Sacramento
Principal templo religioso de Colonia, a basílica foi construída no lugar da antiga Igreja Matriz construída em 1680. Depois de ter passado por alterações no século XVIII e no início do século XIX, em 1823 um raio atingiu um depósito de pólvora localizado na sacristia, que destruiu boa parte do prédio.
Restaurado nas décadas seguintes, a basílica possui em seu interior algumas peças de arte sacra colonial.
-
Plaza Mayor
Também chamada de Praça 25 de Maio, fica localizada ao lado da Basílica do Sacramento e era no passado parte do pátio interno da Cidadela, demolida no século XVIII. Abriga as ruínas da antiga Casa dos Governadores Portugueses, que foram escavadas na década de 1970.
-
Plaza de Armas
Também chamada de Praça Manuel Lobo, essa é a praça central de Colonia e ao seu redor se localizam muitos museus e prédios históricos. Bem arborizada, no passado a praça era usada para exercícios militares.
-
Calle de los Suspiros
Mais famosa e emblemática rua de Colonia, passear pela Calle de los Suspiros é como fazer uma viagem no tempo, com seu calçamento em pedra e várias casinhas coloniais.
A Calle de los Suspiros é repleta de história e lendas, já que uma é que os suspiros se originaram nesta rua devido à tristeza dos marinheiros que se despediam de seus entes queridos antes de partir em suas jornadas marítimas. Outros dizem que os suspiros são suscitados pela beleza melancólica da rua em si ou pelo fato de ter sido um local de prostituição no passado.
-
Museu Português
Instalado em uma pequena casa com telhado de quatro águas de madeira e telhas, o museu mostra em seu acervo construções espanholas de finais do século XVIII em paredes portuguesas com teto plano “á portenha”. Inclusive, as paredes externas do museu são feitas com uma estrutura de madeira preenchida com pedras, pedaços de telha e adobe.
Ainda no acervo, destaca-se o escudo original do Portão de Campo, mobiliário português, armamento, artesanato popular e reproduções de cartografia do século XVI e XVII.
Endereço: Calle Henriquez de la Peña, em frente à Plaza Mayor.
-
Bastión de San Pedro
Este bastião foi construído no século XVIII, durante o período colonial espanhol, como parte das fortificações da cidade e tinha como objetivo defender a cidade de possíveis ataques de invasores estrangeiros, principalmente portugueses e britânicos. Atualmente abriga uma grande bandeira uruguaia.
-
Museu Municipal Dr. Bautista Rebuffo
Maior e mais visitado museu de Colônia do Sacramento, o Museu Municipal é também o mais antigo da cidade, inaugurado em 1951.
Em seu acervo é possível encontrar objetos construídos, herdados, encontrados ou usados pelos antepassados da comunidade, oferecendo aos visitantes uma leitura de seu ambiente desde os tempos pré-históricos até os dias atuais.
Com dois andares de exposições, o destaque vai para a Sala de Zoologia e para a incrível coleção de taxidermia.
Endereço: Calle del Comercio, em frente à Plaza Mayor.
-
Museu Espanhol
Utilizada no passado como moradia e comércio para o famoso comerciante espanhol Juan del Aguila, o casarão situado em uma esquina guarda em seu acervo material representativo das primeiras famílias espanholas chegadas depois de 1977.
Já o grande casarão preserva paredes exteriores e divisórias originais, assim como suas ombreiras, a qual se anexa uma casa italiana do século XIX.
Endereço: Calle de España esquina com a Calle de San Jose.
-
Museu Indígena
Fica instalado em uma construção espanhola do século XIX que foi totalmente restaurada durante o século XX.
A exposição permanente fica instalado no segundo andar (se prepare, porque a escada é bem íngreme hehe), onde é possível encontrar objetos de arqueologia indígena encontrados no território pertencente ao Departamento de Colônia e que foram feitos pelas comunidades aborígenes que habitavam a região.
Endereço: Calle del Comercio esquina com a Calle del Colegio.
-
Intendencia Departamental de Colonia
A Intendencia Departamental de Colonia é o órgão governamental responsável pela administração do departamento de Colonia e fica localizado em um imponente prédio de estilo neoclássico.
-
Estação Ferroviária
A antiga Estação Ferroviária de Colonia del Sacramento é uma reconstrução da primeira estação e atualmente abriga o Museo del Ferrocarril, que tem uma coleção de itens ferroviários, incluindo vagões originais.
Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 10h às 16h.
Endereço: H47M+QP5, 70000.
-
Casa de Nacarello
Localizada na Plaza Mayor de Colônia do Sacramento, esse museu é uma construção portuguesa da primeira metade do século XVIII com telhado de duas águas. Conserva paredes de pedra e uma parte do piso original, além de móveis típicos que levam o visitante à uma viagem ao cotidiano colonial.
Endereço: Calle del Comercio, em frente à Plaza Mayor.
-
Museu do Azulejo
Ocupando uma pequena casa do século VXIII com telhado de duas águas, conserva paredes, uma viga e parte do piso original. Em seu acervo de duas salas é possível encontrar uma coleção de azulejos de origem espanhola e francesa, usados na arquitetura da região do Rio da Prata desde o século XIX.
Endereço: Paseo de San Gabriel esquina com a Calle Misiones de los Tapes.
-
Museu Naval
Oficialmente intitulado de Museo dependiente del Ministerio de Defensa Nacional, o Museu Naval foi inaugurado em 2009 e em seu acervo é possível encontrar peças de artilharia portuguesa e espanhola.
Assim como o anterior, esse museu não faz parte do Sistema de Museus de Colonia, sendo necessário a compra individual do ingresso.
Endereço: Calle Henriquez de la Peña, em frente à Plaza Mayor.
-
Píer da Marina
O Píer de Colonia, também chamado de Bancos del Muelle, é um dos espaços mais charmosos da cidade já que oferece uma lista vista da Marina e é cercado de muitos bares e restaurantes.
-
Onde comer e beber?
Em Colonia del Sacramento, você encontrará uma variedade de opções para comer e beber, desde restaurantes que servem pratos tradicionais uruguaios até cafés aconchegantes e bares com vista para o rio.
Cafés e Bares
-
- El Drugstore: Localizado em uma antiga farmácia restaurada, este café oferece uma atmosfera única e serve uma variedade de bebidas, lanches e refeições leves.
- Bastión de San Pedro: Este bar oferece uma vista panorâmica do Rio da Prata e serve uma variedade de drinques, incluindo a tradicional bebida uruguaia, o mate.
- Café Colonial: Situado em uma charmosa casa colonial, este café é conhecido por seus bolos, tortas e cafés.
Restaurantes
-
-
- La Bodeguita: Localizado em uma antiga adega, este restaurante serve pratos típicos uruguaios, como chivito e parrillada.
- El Buen Suspiro: Este restaurante está localizado na Calle de los Suspiros e oferece uma atmosfera encantadora e pratos da culinária uruguaia e internacional.
- Charco Bistró: Este restaurante oferece uma culinária contemporânea com influências locais, usando ingredientes frescos e sazonais.
-
Mercados e Feiras
-
- Mercado del Puerto: Este mercado oferece uma variedade de opções gastronômicas, incluindo churrasco uruguaio, frutos do mar frescos e produtos locais.
- Feira de Artesanato: Se você estiver procurando por lanches rápidos e petiscos, as barracas da feira de artesanato oferecem uma variedade de opções, como empanadas e churros.
-
Quando visitar Colonia del Sacramento?
A melhor época para visitar Colonia del Sacramento depende das preferências individuais dos viajantes e das atividades que desejam realizar. Aqui estão algumas considerações sobre as diferentes épocas do ano:
Primavera (setembro a novembro)
A primavera é uma época agradável para visitar Colonia del Sacramento. As temperaturas são amenas, com dias ensolarados e noites frescas. É uma ótima época para explorar a cidade a pé, aproveitar os jardins floridos e participar de atividades ao ar livre.
Outono (março a maio)
O outono é outra época agradável para visitar Colonia del Sacramento. As temperaturas começam a esfriar um pouco, mas ainda são agradáveis para atividades ao ar livre. Além disso, os preços das acomodações e das atrações turísticas podem ser mais acessíveis do que durante a alta temporada de verão.
Inverno (junho a agosto)
O inverno é a época mais fria do ano em Colonia del Sacramento, com temperaturas mais baixas e dias mais curtos. No entanto, ainda é possível visitar a cidade durante essa época, especialmente se você gosta de clima mais fresco e quer evitar as multidões de turistas. Além disso, muitas vezes há eventos culturais e festivais de inverno para desfrutar.
Verão (dezembro a fevereiro)
O verão é a alta temporada em Colonia del Sacramento. Durante esses meses, as temperaturas são mais quentes e há uma atmosfera animada na cidade, com muitos turistas aproveitando o clima agradável. É uma excelente época para desfrutar das praias próximas, fazer passeios de barco pelo Rio da Prata e participar de eventos culturais e festivais locais.
-
Você também irá gostar
6 dias no Uruguai: impressões, fotos e dicas de viagem
Visita guiada pelo Palácio Salvo, o mais emblemático edifício de Montevidéu
9 museus para você visitar em Colônia do Sacramento, Uruguai
Uruguai: roteiro de um dia em Punta del Este
Um passeio pela Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu
Pocitos, a melhor praia de Montevidéu
Mirante Panorâmico da Intendência: a melhor maneira de ver Montevidéu do alto