Visitar a Padaria Santa Tereza é muito mais que tomar um café ou comer um salgado – é embarcar numa verdadeira viagem no tempo. Fundada em 1872, ela ostenta o título de padaria mais antiga em funcionamento no Brasil.

E durante a minha última passagem pelo Centro Histórico de São Paulo, fiz questão de conferir esse estabelecimento, que está entre os mais icônicos da cidade.
Bora ver como foi a minha experiência? 😋😍
-
Um pouco da história
Originalmente localizada na Rua Santa Tereza (daí o seu nome), a padaria mudou sua sede para o endereço atual, um sobrado na Praça Dr. João Mendes, ainda na década de 1940, quando o imóvel anterior foi desapropriado.

Hoje, sob a administração da família Maturana desde 1995, a padaria segue firme, preservando tradições e recordações afetivas de gerações paulistanas.

-
Conhecendo o espaço
Internamente, o espaço está dividido em dois pavimentos principais:
🔸Térreo: concentra os balcões, mercearia, vitrines com pães, doces, salgados e lanches rápidos.


🔸Andar superior: funciona como salão com mesas, onde é possível fazer refeições completas (café da manhã, almoço, jantar, café da tarde).


Inclusive, a sobreloja (primeiro andar) foi inaugurada como área de refeições há alguns anos, como alternativa ao fluxo intenso do térreo e abriga mais de 170 pessoas.

O salão superior costuma ter um ritmo mais calmo, ideal para quem deseja uma refeição tranquila, sentado em mesa, com menos agitação do que o balcão do térreo – para subir, você pode pegar uma discreta (e íngreme) escada que fica do lado esquerdo da entrada principal, ou pegar o histórico elevador.


O ambiente tem uma decoração que mistura simplicidade e elementos que remetem a padarias/confeitarias tradicionais.
E ao andar pelo espaço, não deixe de conferir as inúmeras matérias de jornais e revistas, assim como fotografias, que contam a história do lugar e ajudam a preservar a sua memória.



-
O cardápio
O cardápio da Padaria Santa Tereza é super variado e oferece café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Entre os mais pedidos, estão:
➡︎ A famosa coxa creme, um salgado clássico da casa, apreciado há décadas e reconhecido como parte da memória afetiva de muitos paulistanos.
➡︎ A tradicional canja de galinha, também servida desde os primeiros anos da padaria.
➡︎ Uma grande variedade de pães, doces e salgados — pães artesanais, broas, biscoitos, além de pratos à la carte, lanches e refeições completas.


Durante a minha visita, por estar próximo do almoço, optei por um omelete misto (R$34,90) e que estava uma delícia – prato farto e bem saboroso.

➡︎ Confira o cardápio completo abaixo:










-
Informações importantes
📍 Endereço: Praça Dr. João Mendes, 150 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01501-000.
🕓 Funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 6h às 20h
Sábado, das 6h às 19h
Domingos, fechado
-
Quando ir à Sampa
A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.
De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.
Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.
Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto.
Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.
Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.

-
Onde se hospedar em São Paulo
A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.
Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:
– Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.
– Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.
– Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.
– Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.
– Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.
– Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.
– Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano
MASP, o incrível Museu de Arte de São Paulo
O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo
Memorial da Resistência: espaço de memória e luta em São Paulo
Atrações na Avenida Paulista: Parque Trianon
