Rotunda de Xewkija, a maior igreja da Ilha de Gozo em Malta

A Igreja de São João Batista, popularmente conhecida como Rotunda de Xewkija (devido a sua forma circular), é a maior igreja da Ilha de Gozo e uma das maiores da Europa – ela possui a terceira maior cúpula sem suportes do mundo. Localizada em Ix-Xewkija, uma das mais antigas aldeias de Gozo, a igreja é uma excelente obra-prima arquitetônica que revela a textura requintada e a versatilidade do calcário maltês, assim como a habilidade dos artesãos locais.

A igreja dominando o horizonte de Gozo

  • História

A primeira igreja paroquial da aldeia, dedicada a São João Batista, foi erguida em 1755. Após a II Guerra Mundial, os paroquianos – tradicionalmente conhecidos por suas habilidades de construção e artesanato em pedra maltesa – expressaram seu desejo de construir uma nova e majestosa igreja paroquial no local. O arquiteto Joseph D’Amato elaborou os planos inspirados na famosa Basílica de Santa Maria Della Salute em Veneza.

Sendo assim, em 1951, a primeira pedra fundamental da nova igreja foi lançada. Porém, a antiga igreja de São João foi deixada no local durante o trabalho e continuou a funcionar até que o novo prédio fosse concluído. Muitas doações foram oferecidas, bem como mão de obra gratuita de artesãos qualificados. Isso permitiu que a enorme estrutura aumentasse ano após ano. Após vinte anos de trabalho duro, o novo santuário estava pronto, se tornando a maior igreja de Gozo.

Anos depois, no 300º aniversário da paróquia, o bispo de Gozo realizou uma cerimônia de consagração e como parte das comemorações, uma grande cruz foi colocada no topo da cúpula.

O dia de São João Batista acontece é em 24 de junho e a festa é comemorada sempre no domingo mais próximo.

  • O interior

A monumental igreja é uma enorme estrutura circular em calcário branco local. Oito colunas de concreto cobertas de pedra sustentam a sua elegante cúpula de 75 metros de altura, 28 metros de diâmetro, circunferência de 85 metros e um peso estimado em cerca de 45.000 toneladas. O interior é decorado com belas esculturas e pinturas modernas. Já o piso é em mármore Carrara polido e o altar principal também é esculpido em mármore precioso.

  • Museu das Esculturas

Pouco antes da Rotunda ser concluída, a antiga igreja foi cuidadosamente desmontada e algumas partes dela foram reconstruídas ao lado da nova igreja. E esses resquícios podem ser vistos em uma pequena área de exposições anexa à igreja, chamado de Museu das Esculturas. Pedras maltesas, pinturas, móveis, esculturas e entre outros objetos de arte sacra compõem o acervo. O museu é gratuito e há uma atendente para lhe auxiliar a entender a exposição, caso deseje.

  • Mirante

Do Museu das Esculturas, os visitantes podem usar um elevador até o Dome para apreciar as vistas espetaculares de toda a aldeia, da Ilha de Gozo e até da Ilha de Malta. As sacadas dão a volta em torno da cúpula e oferecem uma visão 360° – esse é o ponto alto do passeio.

Para subir até o mirante, paga-se 2 euros.

Mirante
Cúpula vista do mirante
Victoria vista do alto do mirante
Ilha de Comino vista do alto do mirante
  • Conheça Ix-Xewkija

Aproveite também para conhecer Ix-Xewkija, vilarejo mais antigo da ilha de Gozo. Com uma história longa e distinta, tornou-se a primeira paróquia nos arredores de ir-Rabat (Victoria) em 27 de novembro de 1678 e foi a primeira a obter o status oficial de ‘aldeia’. O nome deriva do árabe que significa ‘uma área de terreno baldio espinhoso’.

Ix-Xewkija é pequena, mas tem algumas atrações além da Rotunda. Ao entrar na vila pela Estrada Mġarr, é possível ver os restos de um moinho de vento do período dos Cavaleiros de São João erguido no tempo do Grão-Mestre Perellos (1697-1720). Este é um moinho exclusivo em Gozo porque o piso térreo é construído em uma forma de octógono, que mostra as oito principais direções de vento.

Típica rua de Ix-Xewkija
Típica rua de Ix-Xewkija

Conheça outras atrações imperdíveis na Ilha de Gozo clicando aqui.

  • Se localize:

2 Respostas a “Rotunda de Xewkija, a maior igreja da Ilha de Gozo em Malta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *