Uma das mais populares praias de Ilhabela, a Praia Grande tem esse nome justamente por ser a maior praia do lado oeste da ilha, com mais de 600 metros de extensão.
Localizada entre as praias do Julião e do Curral (sendo ligada por uma trilha com a Julião), a Praia Grande tem areias grossas e amareladas, sendo uma praia de tombo, ou seja, é bem inclinada – crianças e pessoas que não sabem nadar devem ficar atentas. 😉
Ela também é uma das praias com melhor infraestrutura da região, com alguns quiosques e restaurantes na orla e na avenida em frente. O Pastel da Praia, Restaurante Dona Malaguetta, Quiosque do Camarão e o Quiosque Moby Dick são algumas opções interessantes e que estão sempre cheios.
Também há ducha de água doce, banheiro e estacionamento público, apesar de ser difícil achar vagas disponíveis durante os finais de semana e feriados.
A Praia Grande também é ideal para quem busca esportes aquáticos, como caiaque, stand up paddle, windsurf e mergulho – essas atividades podem ser fechadas em quiosques da praia.
Outros pontos de destaque são:
O Pier da Praia Grande, de onde partem barcos pesqueiros e lanchas – inclusive, dependendo da temporada, desse pier saem passeios pela região.
A Capela de São Benedito, voltada para a praia e que foi construída com pedras retiradas da região.
E para finalizar, não deixe de conferir o pôr do sol a partir de Praia Grande, um dos mais bonitos de Ilhabela – a sensação de paz é gigantesca.
-
Melhor época para ir
A melhor época para visitar Ilhabela depende dos seus interesses e condições, mas por ser um lugar repleto de lindas praias e muitas atividades na natureza, dias com o tempo aberto e com boa temperatura são mais recomendados.
– Verão (Dezembro a Fevereiro): Esta é a alta temporada em Ilhabela devido às férias escolares e ao clima quente, com as temperaturas variando entre 25°C e 30°C. É o momento ideal para desfrutar das praias, atividades aquáticas, como mergulho e passeios de barco, e para participar de eventos locais. Em compensação, os valores costumam ficar mais elevados e as praias e o transito, em determinados locais, ficam saturados.
– Outono (Março a Maio): Esta é uma ótima época para visitar Ilhabela, pois as temperaturas começam a diminuir um pouco e a ilha fica menos lotada em comparação com o verão. Você ainda poderá aproveitar a maioria das atividades, incluindo trilhas e praias, sem o calor intenso.
– Inverno (Junho a Agosto): Os meses de inverno são os mais frios em Ilhabela, com temperaturas médias em torno de 18°C a 23°C. Essa pode ser uma época tranquila para visitar, ideal se você prefere evitar multidões. No entanto, algumas atividades aquáticas podem ser limitadas devido às condições climáticas mais frias e a possibilidade de chuva.
– Primavera (Setembro a Novembro): A primavera é outra boa época para visitar Ilhabela. As temperaturas começam a subir gradualmente, e a ilha fica mais verde e exuberante após a estação mais fria. É um momento agradável para explorar as trilhas e praias, com menos turistas em comparação com o verão.
Lembre-se de que o clima pode variar, e é sempre uma boa ideia verificar a previsão do tempo antes de sua viagem.
-
Onde se hospedar
Ilhabela oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos. Além disso, a escolha da região da ilha para se hospedar interfere no tipo de experiência que você procura e das atividades que pretende fazer:
– Vila (Centro Histórico): A Vila é o centro histórico de Ilhabela, conhecido por suas ruas charmosas, restaurantes, lojas e vida noturna agitada, com muitos bares e restaurantes. Ficar na Vila permite fácil acesso a essas comodidades, além de estar próximo ao píer de balsas e à Marina. Também permite fácil acesso as demais partes da ilha.
– Praias do Sul: é no lado sul da ilha que estão algumas das praias mais badaladas, como Praia do Curral, Praia Grande e Praia do Julião. Justamente por isso, há uma boa variedade de hospedagens de luxo com vistas deslumbrantes.
– Praias do Norte: As praias do norte, como Praia do Perequê e Praia do Viana, são áreas onde você encontrará opções de hospedagem mais acessíveis. Elas também têm fácil acesso ao centro e a várias atividades, tornando-as uma boa escolha para quem quer equilibrar preço e conveniência.
– Praias do Leste: se hospedar no lado leste da ilha é ter um contato direto com a natureza, idela para quem gosta de explorar a mata atlântica e deseja um ambiente mais tranquilo e relaxante.
Considerando as diferentes partes da ilha, deixo abaixo algumas opções para vocês:
– Galápagos ApartHotel: localizado na Praia do Pereque, oferece restaurante, bar, jardim, piscina ao ar livre, terraço e quartos com cozinha e ar-condicionado. Há café da manhã continental.
– VELINN Pousada 8 Ilhas: localizada no extremo sul da ilha, a pousada oferece quartos com varanda térrea, ar-condicionado, frigobar e alguns com banheira de hidromassagem. Há café da manhã incluído.
– Solar Ilha Bela: localizada a apenas 500m da Cachoeira da Água Branca, oferece chalés independentes com ar-condicionado e algumas unidades com varanda térrea.
– Vila Siriúba Hotel: localizado na Praia da Siriúba e a 200 metros da Praia do Viana, o hotel oferece acomodações com ar-condicionado e acesso a um jardim com piscina ao ar livre. Algumas unidades incluem cozinha com geladeira, forno e micro-ondas. Há café da manhã.
– Pousada Maria Felipa: localizado próximo a Praia do Perequê, oferece terraço ao ar livre com piscina, jardim e lounge compartilhado. Há café da manhã.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Se localize
-
Você também irá gostar
Praia da Feiticeira em Ilhabela
Visita guiada pela Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela
Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião
Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá
Conheça a Praia de Itararé em São Vicente
Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá