Uma das praças mais antigas do Rio, o Largo de São Francisco de Paula, foi, ao longo de sua história, palco de manifestações políticas e sociais: do Abolicionismo e da República, de greves operárias contra salários baixos e desemprego, e mais recentemente de protestos organizados por movimentos sociais.
O largo também é cercado por imponentes construções históricas. Vamos conhecê-las? 😍
-
A formação do Largo
O atual Largo de São Francisco de Paula surgiu no local de uma lagoa fora dos muros da cidade, na altura da atual Rua Uruguaiana.
Durante o governo de Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela (1733-1763), a área foi aterrada e urbanizada pelo engenheiro José Fernandes Pinto Alpoim, que em 1742 projetou uma grande praça destinada a receber a nova catedral da cidade, já que a antiga, no Morro do Castelo, estava em ruínas.
Com a demolição do morro em 1922, a catedral foi transferida para a Igreja do Carmo até a inauguração da atual Catedral de São Sebastião, em 1976.

Inicialmente chamada Praça Real da Sé Nova, teve obras paralisadas após a morte de Gomes Freire. Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa, os alicerces inacabados da catedral foram aproveitados para a Escola Central, depois Academia Real Militar e Escola Politécnica. Hoje, o local abriga o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Instituto de História da UFRJ.
O largo recebeu calçamento em 1817 para as celebrações da coroação de Dom João VI.
Já o nome atual surgiu com a presença da Igreja da Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula. Porém, durante a República, chegou a ser oficialmente denominada Praça Coronel Tamarindo, mas a população não adotou o nome.

-
O que visitar no Largo?
Igreja de São Francisco de Paula
O destaque do largo é a imponente Igreja de São Francisco de Paula, de estilo barroco e neoclássico, e que considero uma das mais bonitas do Rio – e uma das mais impactantes que já visitei!
A Igreja começou a ser construída em 1759 e foi concluída em 1801. Já sua inauguração ocorreu em 7 de março de 1865 e contou com a presença de D. Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina.
O interior é imponente e decorado com talha. O altar-mor e a capela de Nossa Senhora da Vitória foram projetados por Mestre Valentim, enquanto a nave central recebeu, a partir de 1855, ornamentação neoclássica desenhada pelo pintor Mário Bragaldi.
O conjunto artístico inclui telas de Victor Meirelles, painéis de Manoel da Cunha, vitrais alemães e um lavatório da sacristia feito em mosaico e mármore, com torneiras de bronze.
Também destaco o sino “Aragão”, usado entre 1824 e 1827 para o toque de recolher imposto pelo Intendente Geral de Polícia Teixeira de Aragão. O órgão da igreja foi inaugurado pelo organista carioca Antônio Silva.
Estátua de José Bonifácio
A estátua do Largo de São Francisco de Paula foi inaugurada em 1862, sendo uma das primeiras esculturas públicas de grande porte instaladas no Rio de Janeiro.
A obra foi encomendada pelo imperador Dom Pedro II e executada pelo escultor francês Louis Rochet. Fundida em bronze, a escultura representa José Bonifácio em posição ereta, com trajes formais, transmitindo a imagem de um estadista firme e intelectual.
Conhecido como o Patriarca da Independência, Bonifácio (1763–1838) foi um político, cientista e estadista brasileiro que teve papel fundamental no processo de emancipação do Brasil e na consolidação dos primeiros anos do Império.
Prédio do IFCS
O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS) funciona em um prédio histórico inaugurado em 1920 para abrigar a antiga Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, e desde 1967 passou a sediar o IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Instituto de História da UFRJ.
Com cursos e pesquisas em áreas como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política e Antropologia, o instituto é um dos principais centros de reflexão acadêmica do país.
Conforme citado anteriormente, o prédio atual foi construído sobre os alicerces da antiga igreja da Sé, que foi paralisada.
-
O Largo Hoje
Assim como boa parte das praças centrais das grandes cidades brasileiras, o Largo de São Francisco de Paula enfrenta problemas como a necessidade de revitalização e a busca por maior segurança e acessibilidade.
Eu visitei a praça durante uma segunda-feira de manhã e o movimento estava tranquilo, com os poucos comércios ao redor abrindo e alguns moradores de rua. Também havia alguns turistas na Igreja de São Francisco de Paula.
-
Se localize
-
Melhor época para visitar o Rio
O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):
- Inverno (junho a setembro):
- Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
- Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
- É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
- Verão (dezembro a março):
- Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
- Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
- No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.
Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.
As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.
Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:
-
Zona Sul
– Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.
– El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.
– Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.
– Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.
– Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.
-
Centro
– Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.
– Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.
– Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.
– Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.
– Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.
-
Zona Oeste
– Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.
– Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.
– Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.
– Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.
– Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara
O que ver a fazer no bairro da Urca
Conhecendo o Forte de Copacabana: o que ver e fazer
Veja como é a Trilha do Morro da Urca
Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio
Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour
Pantanal Carioca: passeio de lancha pela Lagoa da Tijuca
Sabores cariocas: tradição e requinte na Confeitaria Colombo