Conferindo o Museu das Favelas em São Paulo

O Museu das Favelas está com sede nova em São Paulo e eu fui conferir de perto esse espaço que celebra histórias poderosas e, ao mesmo tempo, pouco conhecidas: as potências criativas e as memórias das favelas brasileiras.

Bora conhecer comigo? 😍😎


  • A sede

A experiência no Museu das Favelas começa por sua sede, um dos prédios históricos mais imponentes do Centro de São Paulo.

Localizado no número 148 do Largo Pátio do Colégio, o prédio, hoje tombado pelo patrimônio, foi projetado pelo renomado arquiteto e engenheiro Ramos de Azevedo – um dos principais responsáveis por importantes obras paulistas no final do século XIX.

Construído entre 1892 e 1896, o edifício foi projetado para abrigar a Secretaria da Agricultura e carrega elementos marcantes da arquitetura neoclássica, como colunas coríntias, frontões ornamentados e simetria característica desse estilo.

Ao longo das décadas, o prédio passou por mudanças de uso dentro da administração pública. Depois de sua fase como sede da Agricultura, passou a integrar as dependências da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

O projeto arquitetônico do Pátio do Colégio incluía ainda um prédio “gêmeo”, localizado no número 184, desenvolvido no mesmo estilo por Ramos de Azevedo para abrigar repartições como a Secretaria da Fazenda – os famosos prédios gêmeos do Pátio do Colégio.

Desde 2024 abriga o Museu das Favelas.


  • O museu

Inaugurado oficialmente em novembro de 2022 e administrado pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), o museu nasceu da colaboração com moradoras e moradores de favelas – mas não como um “museu sobre a favela”, mas um “museu das favelas”, colocando em primeiro plano o protagonismo das comunidades.

Sua missão é preservar memórias, valorizar narrativas, potencializar produção cultural e dar visibilidade à diversidade das favelas nas artes, educação, pesquisa e empreendedorismo.

O museu tem uma visão transformadora: ser uma referência social não não apenas para contar histórias, mas para inspirar mudanças.


  • O que ver e fazer

Ao visitar o museu, você confere uma programação rica e variada:

  • Exposições permanentes e temporárias: um dos destaques é a mostra de longa duração chamada “Sobre Vivências”. Outro destaque para mim foi a exposição de fotografias do segundo piso – simplesmente sensacional.

  • Exposições itinerantes: o museu leva suas mostras para outras cidades, ampliando seu alcance.

  • Centro de Referência, Biblioteca e Centro de Empreendedorismo: Um espaço para estudar, refletir e até empreender a partir das narrativas periféricas.

  • Jardim de convivência: Uma área aberta para relaxar, conversar, ler ou participar de atividades comunitárias.

  • Visitas mediadas: Guias ajudam a aprofundar o entendimento sobre as exposições, trazendo diálogo e contexto.

No momento da visita, é interessante verificar a programação cultural — há eventos musicais, rodas de conversa, oficinas e muito mais.


  • Informações importantes

📍 Endereço: Largo Páteo do Colégio, 148, Centro Histórico de São Paulo.

🕓 Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até as 18h).
Segundas-feira, fechado.

Entrada Gratuita


  • Quando ir à Sampa

A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.

De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.

Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.

Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto.

Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.

Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.

Dia de sol na Avenida Paulista

  • Onde se hospedar em São Paulo

A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:

Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.

Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.

Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.

Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.

Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano

MASP, o incrível Museu de Arte de São Paulo

O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo

Memorial da Resistência: espaço de memória e luta em São Paulo

Atrações na Avenida Paulista: Parque Trianon

Atrações na Avenida Paulista: visitando o mirante do Sesc

Visitando a Casa Museu Ema Klabin em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *