Arte Tumular em São Paulo: Cemitério do Redentor

Nos últimos anos, o turismo histórico e cultural tem despertado interesse crescente por locais de memória — e o Cemitério do Redentor vem se destacando no cenário de São Paulo.

Apesar de não ser tão popular quanto o Consolação ou o Araçá, o Cemitério do Redentor recebe visitantes interessados em arte, história ou simplesmente buscam um lugar verde. Sim, esse é um dos cemitérios mais verdes que já visitei, repleto de árvores, flores e jardins bem cuidados.

Vamos conhecê-lo? 🙂


  • Um pouco de sua história

O Cemitério do Redentor foi inaugurado em 1922, ano em que São Paulo celebrava o centenário da Independência do Brasil e passava por transformações urbanas e culturais. Sua criação atendeu à necessidade de novos espaços funerários diante do crescimento populacional e da expansão dos bairros residenciais da região oeste.

Localizado no coração do bairro do Sumaré, tem projeto inspirado nos cemitérios-jardim europeus, onde o visitante pode caminhar entre alamedas arborizadas, esculturas e mausoléus artísticos.


  • Os túmulos

Entre os sepultados no Cemitério do Redentor estão empresários, artistas, políticos e intelectuais que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Embora o local mantenha discrição quanto a seus registros, é conhecido por abrigar jazigos de famílias tradicionais paulistanas, principalmente famílias de origem alemã.

E o mais interessante é que os túmulos se tornaram jardins e muitas árvores tem flores e bebedouros para os pássaros.


  • Informações importantes

📍 Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 1105 – Sumaré, São Paulo, SP.

🕓 Funcionamento: diariamente, das 7h às 18h (horário sujeito a alterações).


  • Quando ir à Sampa

A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.

De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.

Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.

Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto.

Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.

Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.

Dia de sol na Avenida Paulista

  • Onde se hospedar em São Paulo

A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:

Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.

Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.

Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.

Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.

Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano

MASP, o incrível Museu de Arte de São Paulo

O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo

Memorial da Resistência: espaço de memória e luta em São Paulo

Atrações na Avenida Paulista: Parque Trianon

Atrações na Avenida Paulista: visitando o mirante do Sesc

Visitando a Casa Museu Ema Klabin em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *