Roteiro de atrações pelo Centro Histórico de São Vicente

Apesar de ser conhecida por suas praias, São Vicente, no litoral paulista, guarda no seu centro histórico marcas vivas do início da história brasileira, justamente por ser considerada a primeira vila fundada nas Américas, em 1532.

E uma visita ao centro histórico de São Vicente é mais do que um passeio: é uma verdadeira viagem no tempo. 😍

Ao lado da Igreja Matriz

  • Informações práticas

Nome: São Vicente
Estado: São Paulo
Fundação: 22 de janeiro de 1532
População: 338 mil (2024) – 22° estado | 83° país
Gentílico: vicentino
IDH: 0.768 – 121° do estado entre 645 municípios
Distância até a capital: 70km


  • Breve história

A cidade foi fundada em 1532 pelo militar e administrador colonial português Martim Afonso de Sousa, por ordem do rei Dom João III de Portugal, em uma ilha descoberta em 1502 durante a expedição de Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio,

A vila recebeu esse nome em homenagem a São Vicente Mártir e foi a primeira vila estabelecida na América Portuguesa.

Marco Padrão

Em 22 de agosto de 1532, foi realizada aqui a primeira eleição do continente americano, na qual foram escolhidos os primeiros oficiais da Câmara — cargo equivalente, hoje, ao de vereador.

Por esses marcos históricos, São Vicente é considerada o berço da colonização portuguesa nas Américas e também conhecido como o “berço da democracia americana”, tendo influenciado modelos democráticos posteriores, como o dos Estados Unidos.


  • Principais Atrações

A melhor maneira de conhecer as atrações do Centro Histórico é a pé, já que elas se localizam relativamente próximas uma das outras.

E ao caminhar pelas ruas do centro histórico, o visitante se depara com casarões coloniais, igrejas centenárias e praças que testemunharam momentos cruciais da formação do Brasil.

  • Casa do Barão e o Instituto Histórico e Geográfico 

O histórico casarão foi erguido por volta de 1865 pelo vicentino Coronel José Lopes, mas já no início do século XX, Kurt Gustav von Pritzelwitz, empresário de origem alemã do setor cafeeiro, adquiriu a propriedade. Sob sua responsabilidade, a casa passou por várias reformas e passou a ser conhecida como “Casa do Barão”.

Situada em um amplo terreno com cerca de 6.500 m², a casa possui aproximadamente 1.600 m² de área construída e é tombada por órgãos estaduais e municipais desde 1988 (Condephaat e Condephasv) como patrimônio histórico.

Hoje, a casa abriga o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV), com:

➡︎ Museu Histórico e Geral da Cidade, contendo cerca de 26 mil itens entre objetos, esculturas, animais empalhados, arte indígena e memoriais da Revolução de 1932;

➡︎ Biblioteca Francisco Martins dos Santos, com entre 36 mil e 57 mil volumes, incluindo edições raras, como livro impresso na prensa de Gutenberg (1753) e a primeira publicação da Lei Áurea.

Endereço: Rua Frei Gaspar, 280, Centro.

Horário de funcionamento:
IHGSV: segunda a sábado, das 8h30 às 18h.
Museu: segunda a sábado, das 14h às 17h.

  • Prefeitura Municipal

O bonito prédio da Prefeitura de São Vicente tem estilo neoclássico e influências coloniais, sendo tombado como patrimônio histórico desde 2008, devido ao seu valor arquitetônico e simbólico.

Em frente à prefeitura há uma pequena praça com uma estátua em homenagem à Martim Afonso.

Endereço: Rua Frei Gaspar, 384 – Centro.

  • Ruas Comerciais

No centro de São Vicente, várias ruas se destacam pelo comércio variado e são bastante movimentadas tanto por moradores quanto por turistas. Essas vias concentram lojas de roupas, calçados, eletrônicos, papelarias, farmácias, bancos e serviços em geral.

As principais são as ruas Frei Gaspar, Martim Afonso, Jacob Emmerich e João Ramalho.

  • Igreja Matriz de São Vicente Mártir

A primeira matriz de São Vicente foi erguida em 1532 por Martim Afonso de Sousa, próxima à praia, na área da fundação da Vila original. Em 1542, a igreja foi destruída e uma nova foi construída em local mais elevado.

Essa segunda igreja também sofreu ataques corsários (inglês Thomas Cavendish em 1583 e o holandês Joris Van Spielbergen em 1615), levando à demolição das ruínas em 1756. Já a atual Igreja Matriz foi inaugurada em 1757. 

Considerada uma das igrejas mais antigas do país, a Matriz tem fachada e interior simples, mas guarda um importante acervo de arte sacra.

Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro.

  • Parque Cultural Vila de São Vicente

Inaugurado no dia 19 de julho de 2001, o parque é formado por jardins, espaços para apresentações culturais, o Museu da Encenação de São Vicente, a réplica de um Pelourinho e um conjunto de casas inspiradas nas construções do século XVI.

Essas casas abrigam lojas de artesanato e espaços para danças, música e teatro.

Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro.

Eu conto tudo sobre o Parque Cultural Vila de São Vicente aqui.

  • Casa Martim Afonso

A Casa Martim Afonso é um espaço cultural fundado em 2000, em homenagem a Martim Afonso de Sousa, fundador da Vila de São Vicente, no mesmo local onde ele teria residido entre 1532 e 1533.

O prédio atual foi erguido em 1895 pelo Barão de Piracicaba, e originalmente funcionou como residência de veraneio até o início do século XX. 

Atualmente abriga o Centro de Documentação e Memória de São Vicente e itens arqueológicos.

Endereço: Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro.

  • Praça 22 de Janeiro

Principal área verde do Centro da cidade, essa praça era originalmente conhecido como Campo ou Largo da Fonte, passou a se chamar Largo Treze de Maio após a abolição da escravidão (1888) e, em 1918, foi renomeado para Praça 22 de Janeiro, em homenagem à data de fundação de São Vicente.

Bem arborizada, abriga o Espaço Multicultural 22 de Janeiro (antigo Cine3D), o monumento em homenagem aos 150 anos do nascimento do pintor e historiador Benedito Calixto, o Relógio de Sol e o Monumento IV centenário do descobrimento do Brasil.

  • Praça Padre José de Anchieta

Sendo quase que a continuação da Praça 22 de Janeiro, a Praça José de Anchieta abriga um espaço de convivência com barraquinhas de doces típicos, artesanato e apresentações culturais.

Além disso, abriga a Biquinha de Anchieta (nossa próxima atração); uma estátua de José de Anchieta, obra do escultor Francisco Telles; e a Grande Cruz de Pedra Bruta, inaugurada em 22 de janeiro de 1974, que homenageia Anchieta, Manoel da Nóbrega e Leonardo Nunes.

  • Biquinha de Anchieta

Essa fonte de água construída em 1553 foi utilizada por séculos pela população local e também por jesuítas, incluindo o Padre José de Anchieta, para catequizar e ensinar os indígenas da região.

Ainda em funcionamento, destaca-se pelos painéis de cerâmica e azulejos artesanais que retratam cenas da catequese.

Endereço: Praça José de Anchieta – Centro.

  • Marco Padrão de São Vicente

O Marco Padrão foi construído para celebrar o quarto centenário da fundação da Vila de São Vicente, com a pedra fundamental lançada em 1932 e inauguração oficial em 19 de março de 1933.

Fica localizada na lateral da Praia do Gonzaguinha e pode ser acessado quando a maré está mais baixa.

  • Ponte Pênsil

Embora localizada entre São Vicente e Santos, essa ponte é um cartão-postal da região e liga as duas cidades desde 1914. É uma das primeiras pontes pênseis do Brasil e oferece uma vista muito bonita da Baía de São Vicente.

Endereço: Ponte Pênsil, 257 – Japuí.

Fonte da imagem: Wikipédia

  • Dicas para o Visitante

➡︎ Como chegar: São Vicente está a cerca de 70 km da capital paulista, e o acesso se dá principalmente pela Rodovia dos Imigrantes.

➡︎ Onde comer: nas proximidades do centro histórico há diversos restaurantes e quiosques com preços acessíveis.

➡︎ O que levar: calçados confortáveis para caminhada, protetor solar e, claro, uma câmera ou celular para registrar cada detalhe histórico.


  • Se localize


  • Quando visitar São Vicente?

A melhor época para visitar São Vicente, assim como outras cidades litorâneas do estado de São Paulo, pode variar dependendo das preferências pessoais e do tipo de atividades que você deseja realizar:

– Verão (dezembro a fevereiro): durante o verão, São Vicente e suas praias ficam movimentadas, o clima é quente e a água do mar está mais agradável para banho. É uma excelente época para aproveitar as praias, atividades ao ar livre e a vida noturna da cidade. No entanto, prepare-se para praias mais cheias e preços mais altos nas acomodações devido à alta temporada.

– Primavera (setembro a novembro) e Outono (março a maio): estas são épocas excelentes para visitar São Vicente se você prefere temperaturas mais amenas e praias menos lotadas. Durante a primavera e o outono, você ainda pode desfrutar de dias agradáveis na praia, fazer caminhadas e explorar a cidade, mas sem o calor intenso do verão.

– Inverno (junho a agosto): O inverno em São Vicente é mais fresco, com temperaturas mais baixas do que no verão, mas ainda é uma época viável para visitar a cidade. Se você não se importa com temperaturas mais amenas e prefere evitar as multidões, o inverno pode ser uma boa opção. No entanto, as chuvas são mais frequentes nessa época.

Além das condições climáticas e das preferências pessoais, também é importante considerar eventos e festivais que possam estar acontecendo em São Vicente durante a sua visita.


  • Onde se hospedar?

São Vicente oferece algumas opções de hospedagem, mas sua proximidade com Santos faz com que a cidade vizinha seja uma boa opção para sua estadia, já que oferece mais opções.

Abaixo estão algumas áreas populares entre os turistas em Santos e com fácil acesso à São Vicente:

– Ponta da Praia: esta é uma área popular para quem deseja ficar perto da região portuária, da travessia da balsa para Guarujá e do Aquário.

– Gonzaga: o bairro do Gonzaga é uma região movimentada em Santos, com muitas opções de comércio, restaurantes e entretenimento. Há hotéis, apart-hotéis e pousadas nesta área.

– Boqueirão: esta área também está próxima à praia e é conhecida por sua movimentação, com diversos estabelecimentos comerciais. Você encontrará hotéis e pousadas aqui.

– José Menino: um bairro mais tranquilo, ideal para quem busca um ambiente mais sereno. Fica próximo da divisa com São Vicente e ao Emissário Submarino de Santos.

Embaré: mix de bairro residencial e comercial, abriga atrações como a Basília de Embaré e um popular shopping.

– Centro: se você prefere ficar perto de pontos turísticos históricos e culturais, o centro de Santos oferece hotéis e pousadas que podem ser uma escolha conveniente.

Sheraton Santos Hotel: localizado em Aparecida, a apenas 2 quarteirões da praia e do PraiaMar Shopping, esse hotel 5 estrelas tem piscina coberta, academia, spa, salão de jogos, restaurante e quartos com vista da cidade.

Parque Balneário by Atlantica Hotels: localizado a apenas 30 metros da Praia do Gonzaga, o hotel dispõe de piscina ao ar livre com vista para o mar, banheira de hidromassagem, salões de jogos e brinquedos, sauna, academia, restaurante e bar.

Atlântico Inn Hotel: localizado a apenas 400 metros da Praia do Gonzaga, este hotel oferece piscina ao ar livre, buffet de café da manhã, bar, espaço para eventos e estacionamento privativo.

Rolds Hostel: localizado a 1,8 km do Miramar Shopping e a 4 km do Brisamar Shopping, oferece cozinha compartilhada, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Também há quartos família.

Caiçara Hotel: localizado a 800 metros da Miramar Shopping e a 2 km da Praia do Gonzaga, oferece buffet de café da manhã e quartos com ar-condicionado, TV a cabo, telefone e banheiro privativo.

Ibis Budget Santos Gonzaga: localizado na quadra da praia e a 2 minutos a pé do Miramar Shopping, oferece quartos com ar-condicionado, Wi-Fi grátis e banheiro privativo. Um café da manhã simples é servido diariamente no restaurante por uma taxa extra.

Certifique-se de fazer reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada de verão, quando a cidade recebe muitos turistas.


  • Você também irá gostar

Conheça as ruínas do Engenho dos Erasmos em Santos

Praia da Feiticeira em Ilhabela

Visita guiada pela Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela

Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião

Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá

Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá

Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *