Uma das cidades mais vibrantes do planeta, Istambul impressiona pelo tamanho, pela arquitetura, pelo legado e história. Antiga capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano, a mega cidade de 15 milhões de habitantes já se chamou Bizâncio e Constantinopla, nome esse que perdurou até 1923, quando os turcos dominaram a região.
Localizada entre a Europa e a Ásia, Istambul é um destino multicultural – com uma enorme mistura de elementos e tradições ocidentais e orientais – e é recheada de coisas para ver e fazer. Por isso, destaco para você 12 atrações imperdíveis que visitei durante a minha viagem, todas elas localizadas relativamente próximas e que podem ser visitadas a pé.
-
Hagia Sofia
Símbolo máximo de Istambul, a Basílica de Santa Sofia (também chamada de Hagia Sophia, que significa “Sagrada Sabedoria”) foi construída a mando do imperador Justiniano entre 532 e 537 d.C, durante o Império Bizantino, com o objetivo de ser a grande igreja cristã da então cidade de Constantinopla. Já entre 1204 e 1261 foi convertida em uma catedral católica romana. Em 1453, Constantinopla foi conquistada pelo Império Otomano sob o sultão Maomé II, e o edifício, a mando dele, transformou-se em uma mesquita até 1931. Em 1935, reabriu como museu, o Museu Santa Sofia.
Atualmente, é uma das mais importantes manifestações da arquitetura bizantina no mundo, possuindo uma mistura de elementos católicos e islâmicos justamente por ter sido uma igreja e uma mesquita.
-
Mesquita Azul
Mais famosa e visitada mesquita de Istambul, a Mesquita de Sultanahmet é tradicionalmente conhecida por Mesquita Azul, por causa dos 20 mil azulejos azuis que a revestem. Construída entre 1609 e 1616, seguindo o estilo arquitetônico da Basílica de Santa Sofia, é o principal espaço de orações para os muçulmanos na cidade, além de ser a única que possuí seis minaretes.
Assim como outras mesquitas, ao entrar é necessário tirar os sapatos (eles oferecem sacos plásticos para carregá-los) e mulheres devem cobrir a cabeça com um véu (emprestado às visitantes na entrada).
Conheça a história completa desta mesquita aqui.

-
Grand Bazaar (Kapalicarsi)
Um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, o Grande Bazar de Istambul (Grand Bazaar) foi aberto em 1461 e impressiona pelo tamanho: são mais de 60 ruas com cerca de 4.000 lojas que vendem os mais variados produtos como joias, cerâmicas, tapetes, luminárias, bordados, especiarias, antiguidades e outras artes turcas. Entre 250.000 e 400.000 pessoas visitam o bazar diariamente e 20.000 pessoas ali trabalham.
Conheça três grandes bazares de Istambul aqui.
-
Estreito de Bósforo
O Estreito de Bósforo faz a ligação entre o mar Negro e o mar de Mármara e é a marcação do limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Repleto de história, o estreito foi palco de diversas batalhas, assim como já foi chamado de Bósforo da Trácia pelos gregos.
Não deixe de navegar pelo estreito e admirar as lindas paisagens urbanas de suas margens – inúmeras agências de viagem oferecem passeios pelo estreito.


-
Torre de Gálata
A famosa torre medieval domina o horizonte do bairro de Gálata e oferece uma das mais belas vistas da cidade. Com uma altura de 66,9 m e nove andares, a torre foi construída em 1348 como parte da expansão da colônia genovesa de Constantinopla e servia como torre de vigilância. O ingresso para subir até o mirante é de apenas 9 liras.

-
As ruas
As ruas de Istambul são uma atração a parte. Coloridas, com construções históricas e pitorescas, a maioria das ruas do centro antigo de Istambul tem a bandeira da Turquia na fachada das residências.
-
Praça Sultanahmet e Hipódromo
Principal praça da cidade, é nela que se localizam a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita de Sultanahmet – localizadas em lados opostos. Arborizada e bem cuidada, a praça tem um maravilhoso jardim de tulipas em frente à Santa Sofia (o maior do mundo em praça pública) e uma grandiosa fonte luminosa que a noite faz o maior sucesso entre os turistas.
Já ao lado fica o antigo Hipódromo de Constantinopla, que foi o maior centro esportivo e social da cidade durante o Império Bizantino. Infelizmente, pouca coisa sobrou desse período, com exceção de alguns fragmentos, como o Obelisco de Teodósio, trazido do Egito pelo Imperador Teodósio para embelezar a cidade e a Coluna Serpentina, trazida por Constantino do Templo de Apolo em Delfos no século V. Outros fragmentos encontrados em escavações foram levados para museus de Istambul, como o Museu Arqueológico.



-
Parque Gülhane
Inaugurado em 1912, é o mais antigo e um dos maiores e mais visitados parques urbanos de Istambul. Antes de se tornar um espaço público, fazia parte dos jardins do Palácio Topkapi. O parque abriga grande variedade de plantas e flores, lagos e monumentos, como a Coluna dos Godos, o monumento romano mais antigo da cidade. Abriga também a primeira estátua erigida na Turquia em homenagem à Atatürk, inaugurada e 1926.
-
Mesquita Süleymaniye
Obra máxima do arquiteto imperial Mimar Sinan, a Mesquita Süleymaniye (Mesquita de Solimão) é para mim a mais bonita de toda a Istambul. Construída entre 1550 e 1557, essa é também a maior mesquita da cidade, fazendo parte de um complexo arquitetônico e religioso que inclui jardins, escolas, refeitório, hospital e um cemitério, onde se localiza os mausoléus de Solimão I e de sua esposa, Roxelana. Já o interior impressiona pela imponência e riqueza de detalhes.
Ah, não deixe de admirar a belíssima vista do jardim frontal, onde é possível ver boa parte de Istambul.
-
Banhos turcos
Impossível ir para a Turquia e não lembrar dos famosos banhos turcos, tipo de banho a vapor onde a pessoa se molha com água quente ou fria.
Essa prática surgiu na Grécia Antiga e posteriormente foi adotada por povos islâmicos, em especial os turcos (daí o nome popular) após a conquista do Império Bizantino. Em Istambul, é possível encontrar inúmeras casas de banho, principalmente no distrito histórico de Fatih.
-
Os mausoléus otomanos
Istambul tem inúmeros antigos cemitérios otomanos, muitos deles anexados em mesquitas. Imponentes, elegantes e bem cuidados, as lápides desses cemitérios são decorados com adereços de cabeça, de acordo com a posição social e caligrafia árabe. Mausoléus imperiais, onde estão os restos mortais dos sultões, são facilmente reconhecidos, por serem grandiosos e exigirem a retirada dos sapatos e o uso de lenço na cabeça para as mulheres (assim como as mesquitas) para os visitantes.
Três mausoléus que visitei e super recomendo são: Mausoléu de Solimão I, na Mesquita Süleymaniye; Mausoléu de Sultanahmet I, na Praça Sultanahmet; e o Mausoléu de Sultanahmet II, próximo ao Grand Bazaar.



-
Palácio Topkapi
Localizado ao lado do Parque Gülhane, o Palácio de Topkapi foi construído em 1453 por Maomé II, logo após a conquista de Constantinopla e foi a residência oficial dos sultões por 4 séculos. Atualmente o palácio abriga exposições com objetos dos sultões e antigo mobiliário. Uma curiosidade é que Topkapı significa “porta do canhão”.

-
Se Localize
Adorei Rafa eu vou no novembro isso me ajuda muito 😊 desculpa o meu português é muito ruim kkkkk
Ahhh que show ler seu comentário. Logo terá novos posts sobre a Turquia aqui *_*. E seu português está ótimo.
Adorei sobre a istoria de instambul e tenho muita vontade de conhecer essa maravilhosa cidade. To encantado com tanta beleza gratidão Rafa 👍🏻👊🏻
Olá, Deivert.
Fico muito feliz com o seu comentário. Istambul é realmente linda e tem uma história fascinante!