Visita guiada pelo Palácio Salvo, o mais emblemático edifício de Montevidéu

Cartão postal de Montevidéu há mais de oito décadas e um dos maiores símbolos arquitetônicos do Uruguai, o Palácio Salvo se destaca no horizonte por sua beleza e imponência, fazendo parte do crescimento urbano da cidade no último século.

O significado do palácio é tão grande que foi eleito patrimônio nacional do país e desde 2014 passou a ser realizadas visitas guiadas na parte interna, uma forma de divulgar sua história, ajudar na sua conservação e, consequentemente, recuperar parte do esplendor perdido nas últimas décadas graças aos inúmeros problemas financeiros e de administração.

A visita dura entre 50 e 60 minutos e custa 200 pesos uruguaios. Para quem tiver interesse, no térreo do edifício também funciona o Museu do Tango e o ingresso conjunto para as duas atrações (palácio + museu) sai por 300 pesos.

Monumento à Artigas e o Palácio Salvo ao fundo

Eu fiz a visita no primeiro horário do dia de Natal, 25 de dezembro, às 11h30 e haviam mais duas pessoas além de mim aguardando o início do tour. Nossa guia foi a simpática Fernanda, que apesar de fazer a explicação em espanhol, falava mais devagar justamente para conseguirmos entender (espanhol não é o meu forte hehe).

Depois de se apresentar, ela nos levou para a parte externa para mostrar detalhes da fachada e contar a história do prédio.

Eu, a guia Fernanda e a minha amiga de viagem Dani.

O Palácio Salvo foi construído entre 1923 e 1928 a pedido dos irmãos Angel, José e Lorenzo Salvo, uma família de comerciantes italianos que enriqueceram em Montevidéu e decidiram construir o edifício como presente para a cidade, como uma forma de agradecimento. Todo o projeto e construção foi obra do arquiteto italiano Mario Palanti. Na mesma época, o arquiteto também construiu um edifício muito semelhante em Buenos Aires, o Palácio Barolo, considerado o irmão gêmeo do Palácio Salvo.

Com 105 metros e 27 pisos, o Salvo foi a construção mais alta da América do Sul até 1935, sendo atualmente o segundo mais alto de Montevidéu, atrás apenas da Torre de Telecomunicações, popularmente conhecida como Torre Antel. O Salvo tem estilo arquitetônico eclético, com influências do neogótico e o neo-renascimento.

Depois dessa explicação, entramos no saguão principal, pegamos o pequeno elevador e subimos até o 25° andar, onde se tem uma fantástica vista da Plaza Independencia e da Ciudad Vieja – aproveitei para tirar muitas fotos. Ali nos é contado um pouco sobre a região onde o prédio foi construído.  Inclusive ali naquele mesmo terreno funcionava o La Giralda, bar onde foi tocado pela primeira vez a La Cumparsita, um dos tangos mais famosos do mundo.

Mirante no 25° andar
A incrível vista do mirante: Plaza Independencia
Região portuária
A incrível vista do mirante

Em seguida descemos até o 10° andar, andar escolhido justamente por apresentar algumas peculiaridades em relação aos demais andares, como o uso de materiais mais baratos em pisos e portas. Ali nos é contado que há inúmeras referências místicas e maçônicas na decoração interna. É possível perceber também a constante presença do símbolo do edifício em pisos e escadarias, o PS de Palácio Salvo.

10° andar
10° andar
10° andar

Também nos é contado sobre seu uso. De propriedade particular, o Palácio Salvo atualmente é um prédio residencial, com áreas comerciais apenas no piso térreo. Os demais andares são divididos em apartamentos com os mais diversos tamanhos e formatos. Isso porque o palácio foi primeiramente concebido para ser um hotel de luxo, mas apenas oito anos depois de sua inauguração, o hotel foi fechado e a parte interna foi adaptada para receber os apartamentos residenciais.

Corredor de apartamentos

Ainda nesse andar fomos levados para conhecer um dos apartamentos. Amplo e bem equipado, o apartamento funciona como uma loja/museu e fomos muito bem recebidos por seu proprietário uruguaio, mas que tem um português excelente (infelizmente não lembro seu nome). Se precisar, aproveite essa parada para ir ao banheiro e tomar um cafezinho.

Apenas os apartamentos do 10° andar tem essas janelas redondas
Interior do apartamento
Interior do apartamento

Nesse andar também é possível ver o vão comum do prédio, bem diferente da fachada e que nos passa uma sensação de decadência entre o esplendor de seus primeiros anos e a atualidade.

Vão central

Em seguida, descemos para o primeiro piso, onde funciona o clube Casa de Bilhar e nos é contado algumas lendas que cercam o palácio, como a fama de ser assombrado. Uma delas é a que o espírito de José Salvo ronda o prédio, isso porque poucos anos depois de sua inauguração, José foi assassinado pelo seu genro, motivado pela ganância.

1° piso. À direita, o clube de bilhar
Corredor no 1° piso que leva até à escadaria

Somos depois levados para a grande escadaria do palácio, onde tivemos algumas explicações sobre os vitrais e os materiais usados na decoração,. Em seguida descemos para uma área chamada piso-médio, onde funciona a Rádio Nacional e onde ocorrem constantes exposições de arte.

Grande escadaria
Grande escadaria
Área para exposições
Detalhes no teto

Descemos mais um andar até chegar ao piso térreo, onde se encerra o tour.

Apesar de rápida, a visita é muito proveitosa e o interior do edifício é muito interessante e cheio de história. Isso sem falar no maravilhoso mirante. Então, se tiver um tempinho sobrando em Montevidéu, não deixe de visitar o Palácio Salvo.

  • Informações práticas

Nome: Palácio Salvo
Endereço: Avenida 18 de Julio esquina com Plaza Independencia, Centro – Montevidéu, Uruguai.
E-mail:  mananasenelsalvo@gmail.com
Horários: De segunda à sábado em três horários (necessário consultar antes).
Valores: 200 pesos uruguaios – 300 pesos visita guiada Palácio Salvo + Museu do Tango.
Duração: 60 minutos.

3 Respostas a “Visita guiada pelo Palácio Salvo, o mais emblemático edifício de Montevidéu

    1. Olá Thiago, como vai?
      Olha, há sacadas sim, inclusive já vi relatos de pessoas que a visitaram. Mas quando eu fiz a visita guiada, não estava incluído no roteiro =(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *