Eleita a quarta biblioteca mais bonita do mundo pela revista Time em 2014, o Real Gabinete Português de Leitura é um dos símbolos mais importantes da cultura luso-brasileira, além de ser um marco arquitetônico e histórico do Rio de Janeiro.
Vamos conhecer mais desse lugar que parece ter saído de um filme?! 😍
-
História
O Real Gabinete Português de Leitura foi fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses que queriam criar uma instituição para promover a cultura e a língua portuguesa no Brasil. Na época, o Rio de Janeiro era a capital do Império do Brasil, e a comunidade portuguesa estava em ascensão na cidade.
Porém, o espaço só foi aberto ao público em 1900 e em 1906 recebeu o título de “Real”, concedido pelo Rei D. Carlos I de Portugal.
Uma curiosidade é que a sua história está completamente ligada à Academia Brasileira de Letras, já que as cinco primeiras sessões solenes da Academia foram realizadas aqui, sob a presidência de Machado de Assis.
-
O prédio
O edifício sede do Real Gabinete começou a ser construído em 1880, quando o Imperador Dom Pedro II (1831–1889) lançou a pedra fundamental e foi oficialmente inaugurado em 10 de setembro de 1887, com a presença da Princesa Isabel e de
seu marido, o Conde d’Eu.
Ele foi projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro em estilo neomanuelino, estilo arquitetônico que se popularizou em Portugal durante o o reinado de D. Manuel I e famoso pelos detalhes ornamentados, motivos marítimos, influências do gótico e do renascimento, entre outros.
Na fachada, que foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, há 4 estátuas que retratam, respectivamente, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama.
Também não deixe de conferir o Busto de Luiz de Camões, localizado bem em frente ao prédio, no Largo Alexandre Herculano.
-
O interior
O interior do Real Gabinete Português de Leitura também tem inspirações do estilo neomanuelino e a parte aberta para visitação é dividida em algumas salas:
Átrio
A sala de entrada do Real Gabinete tem bela decoração com piso imitando um tapete com medalhão central, arcos decorativos, lustres e os bustos em mármore de Carrara de dois presidentes do Real Gabinete: Eduardo Lemos e Joaquim Ramalho Ortigão.
Vestíbulo
A sala seguinte tem decoração similar, com destaque para o arco da porta que leva ao Salão de Leitura e onde se lê GPL: Gabinete Português de Leitura.
Secretaria
À esquerda está essa sala que tem pinturas de Frederico Steckel e Constantino Fernandes, além de móveis de época.
Escadaria
Localizado à direita, está a imponente escadaria com o busto em bronze do Rei D. Carlos I, de Portugal, que deu ao Gabinete com o título de “Real”, obra do artista português Costa Mota.
Salão de Leitura
Com certeza ao entrar no Salão de Leitura você ficará impressionado com a grandiosidade e beleza do lugar: um grande salão retangular de 30 metros de altura com grandiosas prateleiras de livros adornados por um candelabro e uma claraboia em estrutura de ferro no teto.
Ali, aproveite para admirar o espaço e tirar muitas fotos.
Destaque para o busto em bronze de Luís de Camões, feito pelo escultor português Rodolfo Pinto do Couto.
E a vitrine que exibe o álbum “Livro de Ouro”, dedicado a Eduardo Lemos, que foi o presidente do Gabinete Português de Leitura que promoveu a criação da atual sede.
Repare também nos arcos do 2º andar, onde há 40 medalhões com nomes de importantes escritores e nos 4 medalhões da claraboia, que retratam os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.
-
A Coleção
A biblioteca do Real Gabinete abriga uma vasta coleção de obras raras e preciosas, incluindo livros do século XVI, manuscritos, incunábulos e edições especiais: são mais de 350 mil volumes, entre obras nacionais e estrangeiras, tendo também a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal.
Entre as obras raras, destaque para o exemplar da edição “princeps” de Os Lusíadas de Luís de Camões (1572), as Ordenações de D. Manuel (1521), os Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram (1539), a Verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez (1540) e um manuscrito da comédia “Tu, só tu, puro amor” de Machado de Assis.
Além de sua biblioteca, o Real Gabinete é um centro cultural ativo, promovendo eventos literários, exposições, palestras e apresentações artísticas que celebram a cultura portuguesa e sua influência no Brasil. Muitos escritores, poetas, intelectuais e líderes políticos proeminentes já passaram por aqui desde sua fundação.
No prédio anexado há uma loja de souvenirs com vários itens personalizados no Real Gabinete e com preços bem legais, vale a pena conferir também.
-
Informações importantes
Real Gabinete Português de Leitura
Endereço
Rua Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Horário
Segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
Sábado e domingo, fechado
Contato
Site oficial
Telefones: (+55 21) 2221-3138 | 2221-2960
E-mail: gabinete@realgabinete.com.br
❗ Entrada gratuita
-
Melhor época para visitar o Rio
O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):
- Inverno (junho a setembro):
- Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
- Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
- É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
- Verão (dezembro a março):
- Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
- Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
- No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.
Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.
As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.
Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:
-
Zona Sul
– Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.
– El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.
– Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.
– Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.
– Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.
-
Centro
– Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.
– Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.
– Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.
– Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.
– Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.
-
Zona Oeste
– Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.
– Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.
– Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.
– Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.
– Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara
O que ver a fazer no bairro da Urca
Veja como é a Trilha do Morro da Urca
Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio
Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour