Ramla Bay, a melhor praia da Ilha de Gozo

Apesar de ser uma ilha, Gozo tem poucas praias recomendadas para banho, já que boa parte delas são de pedras, tem águas geladas e correntezas fortíssimas. Mas como toda a regra tem sua exceção, Ramla Bay é uma ótima pedida para nadar, mergulhar com snorkel e relaxar ao sol.

Considerada a melhor praia de Gozo e uma das mais famosas e badaladas de Malta, Ramla Bay tem uma grande faixa de areia vermelha, por isso é chamada localmente de “Ramla il-Ħamra” – a Praia de Areia Vermelha!

Desde 2014, a praia é frequentada por naturistas e a seção norte da baía é estritamente proibida para quem está de roupa – esta seção é devidamente sinalizada.

Já a área ao redor da praia é maravilhosamente pouco desenvolvida, o que dá a sensação de isolamento, embora existam alguns cafés e barracas de ambulantes – há também um banheiro público. As dunas de areia são protegidas e o vale que leva até a baía é verde e fértil.

Há também muitos mitos e história aqui. Ruínas romanos jazem sob as areias da praia. Isso sem falar nos vilarejos que cercam a baía, uma das mais antigas da ilha.

Ramla Bay vista da estrada

Muita natureza ao redor de Ramla Bay

Eu visitei Gozo durante o outono e as temperaturas baixas fizeram a praia ficar praticamente deserta – só havia eu e meus amigos nela. Mas durante o verão, a praia está sempre cheia e vibrante.

  • O que fazer nas redondezas?

Um caminho arenoso na encosta leste leva à Caverna Calypso. Segundo a tradição, esta é a caverna referida por Homero na Odisseia. A ninfa Calypso viveu nesta caverna e foi onde ela entreteve Ulisses por sete anos antes de ele retomar sua jornada.

A trilha que liga a praia até a caverna é um pouco escorregadia, mas proporciona belas vistas da baía. Ao longo do trajeto há também alguns prédios abandonados e uma pequena capela.

Já na encosta oposta fica a caverna Tal-Mixta, uma grande fenda que oferece vistas deslumbrantes para o mar.

Entrada da Calypso Cave
Mirante
Prédios abandonados na encosta de Ramla Bay
  • Onde fica e como chegar

Ramla Bay fica a cerca de quarenta minutos a pé da cidade de Xagħra. A baía também pode ser alcançada a partir da vila de Nadur. O serviço de ônibus para a praia é muito regular. Saindo da capital de Gozo, Victoria, é só pegar o ônibus 301 até a cidade de Vapur. De lá, pegue o ônibus 322 e desça em Ramla. Outra opção é o ônibus 307, que saí de Victoria e para a cerca de 25 minutos a pé da praia.

Já as duas linhas de ônibus turísticos da ilha, os Hop-on Hop-Off, tem paradas na praia.

  • Se localize:

Olha eu no mirante da Calypso Cave

Curtiu Ramla Bay? Então venha conhecer outras 8 atrações imperdíveis da Ilha de Gozo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *