Localizada a apenas 5km da capital Valletta, a agitada cidade de Paola é conhecida principalmente por suas igrejas, templos megalíticos e a famosa e tradicional procissão da Sexta-Feira Santa, uma das maiores de Malta.
-
História:
A cidade teve sua pedra fundamental lançada em 1626 pelo Grão-Mestre Antoine de Paule. Porém, escavações revelaram vestígios megalíticos dentro dos limites da cidade. Na época de sua fundação, De Paule incentivou a migração para Paola, dando indenizações às dívidas das famílias que se mudaram para lá, quando o pequeno vilarejo ainda se chamava Casal Nuovo (Cidade Nova). A cidade mais tarde foi nomeada Casal Paola para levar o nome da família do Grão-Mestre.
Paola chegou a ter quase 15 mil habitantes no início dos anos 1950, porém, a quantidade de moradores da cidade vem diminuindo nas últimas décadas. Em 2014, a cidade tinha pouco mais de 7 mil habitantes.


-
Atrações:
Igreja de Cristo Rei
Uma das maiores e mais bonitas igrejas de Malta, a Igreja de Cristo Rei (Paola Parish Church) tem um interior singelo, mas aconchegante. Existe uma rua situada bem atrás da igreja e que é o melhor lugar para apreciar as várias cúpulas prateadas que dominam o horizonte da cidade.
Praça Paola
Principal praça da cidade, a Praça Paola (Pjazza Antone De Paule) fica localizada em frente a Igreja de Cristo Rei e é ao seu redor que está a maioria do comércio da cidade.
Hipogeu de Ħal-Saflieni
O Hipogeu de Ħal-Saflieni é um complexo subterrâneo neolítico formado por várias câmaras escavadas na rocha. Datadas da fase de Saflieni (3300-3000 aC) na pré-história maltesa, o Hypogeum, como é chamado localmente, pode ter sido no passado um importante santuário e necrópole, com os restos mortais de mais de 7.000 indivíduos documentados por arqueólogos e localizados em três níveis sobrepostos. Em anexo existe um museu com objetos encontrados nas escavações.
O Hypogeum foi descoberto por acaso em 1902, quando trabalhadores que cortavam cisternas para um novo empreendimento residencial, tendo sido abertos ao público em 1908. Depois de anos fechado para renovação, o complexo foi reaberto em 2017.
Igreja de São Ubaldesca
Construída durante a Ordem de St. John, a igreja é dedicada a São Ubaldesca Taccini, que nasceu em Calcinaia, perto de Pisa, em 1136, e ingressou na Ordem de São João de Jerusalém com a idade de quinze anos. É a mais antiga igreja de Paola, datada de 1629 e tem estilo barroco. Em seu interior se encontra uma pintura de Lazzaro Pisani.
Mesquita Mariam Al-Batool
A Mesquita Mariam Al-Batool, da Virgem Maria, Mesquita Paola ou Mesquita Corradino foi construída entre 1978 e 1982. Embora haja uma série de outros locais de culto muçulmano em Malta, a Mesquita Mariam Al-Batool é a única estrutura oficialmente reconhecida e projetada para ser uma mesquita no país.
Cemitério Addolorata
Localizado nos limites da cidade, o Cemitério Addolorata é o maior de Malta e tem um importante acervo de arte tumular. No centro do cemitério fica a bela Capela de Nossa Senhora das Tristezas.
Igreja de Todas as Almas
De arquitetura moderna, a Church of All Souls fica anexada a um dos mais antigos cemitérios da cidade.

-
Bônus
Tarxien Temples
Apesar de ficarem localizados na cidade vizinha de Tarxien, esse importante complexo arqueológico fica a poucos minutos da Igreja de Cristo Salva, então uma visita à ele pode ser facilmente conciliada. O complexo consiste em três estruturas de templos megalíticos datados de aproximadamente 3150 a.C. A escavação do local, iniciada em 1914, revela que ele foi usado extensivamente para rituais, o que provavelmente envolveu sacrifício de animais .
Em 1992, foram designados como Patrimônio Mundial da UNESCO juntamente com outros seis templos megalíticos de Malta, como os Templos de Ġgantija.

-
Se localize: