Numerosas mesquitas foram construídas e restauradas na Bósnia e Herzegovina após a violenta guerra civil nos anos 1990 e atualmente estão abertas para atividades sociais e religiosas dos muçulmanos, bem como para visitas de inúmeros turistas. Uma delas é a Mesquita de Koski Mehmed Pasha em Mostar, extraordinário exemplar da arquitetura otomana no país.
Essa mesquita foi construída entre 1618 e 1619, durante o Império Otomano, e seu fundador é Mehmed Koskija, que foi o cronista do grande vizir Lala Mehmed Sokolovic. Ele morreu em 1611 e a construção da mesquita foi concluída por seu irmão Mahmud.
Koski Mehmed Pasha foi projetada no principal escritório de arquitetura de Istambul e construída com blocos de pedra precisamente curtidos. Seu projeto arquitetônico é muito semelhante à Mesquita Karadžoz Beg, também em Mostar, que provavelmente serviu de modelo. Mas ao contrário desta, o minarete da Mesquita de Koski Mehmed Pasha é um pouco menor e sem a decoração de estalactites. Tem ainda um colorido mihrab (nicho em forma de abside) e uma varanda com uma grande cúpula + três cúpulas menores – é uma das três únicas mesquitas da cidade com cúpulas.
E para visitar seu interior basta comprar um ticket pelo equivalente a 5 euros logo na recepção da mesquita. Ali, o responsável te dará algumas orientações e você poderá admirar o lugar.
Curiosamente, ao contrário de todas as outras mesquitas que visitei, não foi necessário tirar os sapatos nessa.

E assim que você entra, ficará surpreso com as cores e a sensação de paz. Essa mesquita é a única de Mostar na qual foi preservada a cor e a decoração originais das paredes, mesmo tendo sido parcialmente destruída durante a Guerra da Bósnia.
Além de admirar o fascinante interior da mesquita, também é possível subir até o topo do minarete, que para quem não sabe, é a torre de uma mesquita, local do qual se anuncia as cinco chamadas diárias à oração. Para chegar até o alto, suba por uma estreita e íngreme escada – pessoas mais gordinhas ou muito altas (como eu) podem ter um pouco de dificuldade, esforço esse que no final vale a pena 😍.

O minarete da Koski Mehmed Pasha é um dos mais altos da cidade e sua localização às margens do Rio Neretva proporciona, lá do alto, a mais bela vista de Mostar: é possível ver todo o centro histórico, as montanhas que cercam a região e claro, a Stari Most, ponte que é o símbolo do país.
O espaço de observação é pequeno e a mureta de proteção é baixa, então tome cuidado e evite aglomerações (quem tem medo de altura pode se sentir incomodado).



Assim que você descer do minarete, vá até os jardins localizados ao fundo da mesquita e que também proporcionam belas vistas da ponte.

-
Se localize:
Endereço: Mala Tepa 16, Mostar 80807, Bósnia e Herzegovina.
Vai viajar pela Bósnia e Herzegovina e não sabe por onde começar? É só clicar aqui.