8 museus que você precisa conhecer em Brasília

Brasília por si só já um museu a céu aberto. Sua imponente arquitetura, seu plano viário, seus parques e monumentos são de encher os olhos e já vale uma visita. A nossa capital federal respira história e arte por todos os lados, inclusive em seus inúmeros museus. E olha, opções não faltam – para se ter uma ideia, só no Distrito Federal são cerca de 60 instituições. Por isso, fiz uma lista com 8 museus que já visitei em Brasília e que merecem ser colocados no seu roteiro.

  • Museu Nacional Honestino Guimarães

O Museu Nacional Honestino Guimarães foi idealizado para inserir Brasília no circuito internacional das artes, sendo o seu projeto um dos mais interessantes do plano piloto, justamente por lembrar uma nave espacial. O espaço tem exposições itinerantes voltadas para a arte contemporânea e as artes visuais, além de palestras, mostras de filme, fotografias e seminários.

Localização: Setor Cultural Sul, Lt. 2 – terça a domingo, 9h00 as 18h30.

Museu Nacional Honestino Guimarães
Museu Nacional Honestino Guimarães
Interior do Museu Nacional Honestino Guimarães
  • Memorial JK

Mausoléu projetado por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais do fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek de Oliveira e, consequente, preservar sua memória, sendo um dos maiores e mais visitados museus da capital (e também o mais interessante na minha humilde opinião). Possui um auditório e uma biblioteca com mais de três mil volumes que faziam parte da coleção particular do ex-presidente. Tem também uma exposição permanente de objetos pessoais como vestimentas, documentos e fotografias.

Localização: Eixo Monumental Oeste, terça a domingo, das 9h00 às 18h00.

Memorial JK
Interior do Memorial JK
Interior do Memorial JK
  • Espaço Lúcio Costa

Esse pequeno museu localizado no subterrâneo da Praça dos Três Poderes foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992 para comemorar os 90 anos de Lúcio Costa, o idealizador da nova capital. Seu acervo é formado por fotografias, cartas e plantas de Brasília e de Lúcio Costa, além de uma grandiosa maquete de todo o Plano Piloto localizada bem no centro do espaço e que é seu carro chefe.

  • Museu da Cidade

Esse museu é ainda pouco conhecido pelos turistas, justamente por acharem que não há nada dentro do grande bloco de concreto onde está instalado. Eu mesmo passei por ele inúmeras vezes até visualizar sua pequena entrada. Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 21 de abril de 1960, é atualmente o museu mais antigo de Brasília.

Na fachada leste se encontra um busto de Juscelino Kubitschek com a célebre frase: “Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”. Já na fachada oeste, há uma cronologia que destaca datas importantes do processo de interiorização da capital. Em seu interior, além de área para exposições, é possível encontrar fotografias de época e várias inscrições nas paredes com frases importantes da história da cidade.

Localização: Praça dos Três Poderes.

Museu da Cidade

  • Memorial dos povos indígenas

Construído em 1987 a partir de um projeto de Niemeyer, o Memorial ficou por vários fechado até ser reaberto em 1999. Seu acervo é formado por fotografias, vídeos, indumentária e objetos indígenas, além de guardar a coleção de peças do antropólogo Darcy Ribeiro, adquiridas em várias tribos brasileiras.

Localização: Zona Cívico-Administrativa.

Memorial dos Povos Indígenas
Interior do Memorial dos Povos Indígenas
Interior do Memorial dos Povos Indígenas
  • Centro Cultural Caixa

Vinculada a Caixa Econômica Federal, o Centro Cultural Caixa é um dos mais ativos de Brasília, recebendo as mais variadas exposições gratuitas e com preços acessíveis. O dia que eu visitei o museu havia uma interessante exposição com várias pinturas sobre A Divina Comédia de Dante Alighiere, além de mostras de arte contemporânea.

Localização: Sbs Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul

  • Panteão da pátria e da liberdade Tancredo Neves

Integrante do Centro Cultural Três Poderes, o Panteão foi construído em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves e aos heróis da Pátria, como Tiradentes. O arquiteto Oscar Niemeyer concebeu um prédio com volume duplo, de formato trapezoidal, cujas superfícies são revestidas de mármore branco, sugerindo a imagem de uma pomba.

Ao lado, fica localizado uma coluna em diagonal que abriga uma pira e que oferece uma belíssima vista da Praça dos Três Poderes. Infelizmente a chama da pira, que era para ser “eterna”, está apagada desde 2016 por falta de verba para sua manutenção.

Em seu interior, no salão principal, os destaques vão para o vitral de Marianne Peretti e o painel sobre a Inconfidência Mineira, de João Câmara. Já no salão vermelho, o destaque fica por conta do painel de Athos Bulcão, também sobre a Inconfidência Mineira.

Localização: Praça dos Três Poderes, terça a domingo, das 9h00 as 18h00.

Monumento em homenagem à Tiradentes
Pira do Panteão da Pátria: chama “eterna” está apagada desde 2016
  • Museu de Valores

O Museu de Valores do Banco Central foi inaugurado em 1972 na antiga sede da Caixa de Amortização no Rio de Janeiro como parte das comemorações do 150 anos da Independência. Com a construção de Brasília e a transferência do Banco Central, o museu recebeu novas instalações na sede do BC.

Seu acervo é formado basicamente por cédulas, moedas, barras de ouro, condecorações, pesos monetários e medalhas brasileiras de todos os períodos históricos do Brasil, além de raridades como as moedas da coleção chamada de “Peça da Coroação”. Também fazem parte do acervo uma coleção de tecnologia sobre a fabricação do dinheiro e informativos sobre sua história, publicações do BC e uma área para exposições temporárias.

Localização: SBS Quadra 3 – Bloco B – entrada leste do Banco Central.

  • Se localize

Uma resposta a “8 museus que você precisa conhecer em Brasília”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *