Conheça as estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Cada cidade tem um ou vários pontos turísticos que se tornam um marco, um símbolo daquele lugar, como a Torre Eiffel é para Paris, a Estátua da Liberdade é para Nova York e o Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. E em Bruxelas não é diferente.  A belíssima capital da Bélgica é no mínimo uma cidade curiosa, já que duas de suas maiores atrações são uma grande estrutura metálica que lembra um átomo (Atomium) e 3 estátuas que fazem xixi – sim, o Manneken-pis não está sozinho, ele tem uma “família” espalhada pela cidade.

  • Manneken-pis

A mais famosa das três estátuas e um dos maiores símbolos da cidade, o Manneken-pis se constitui de uma fonte com a estátua de um menino fazendo xixi. Fica localizada na esquina das ruas L’Etuve e Chene, no centro histórico de Bruxelas. Não espere algo grandioso, já que a estátua mede apenas 50 centímetros – é muito engraçado reparar na cara de frustração de boa parte dos turistas diante dela.

Mas apesar do tamanho, o Manneken-pis é repleto de história. Criado em 1388, a estátua passou por diversas tentativas de furto, principalmente pelo exército francês. Em 1817, um ex-prisioneiro derrubou a estátua no chão depois de roubá-la e a despedaçou – ocasião que causou grande alarde na população.

Reconstruída, a estátua foi novamente furtada em 1963 e 1965. Recuperada (mais uma vez) a estátua original foi colocada no segundo andar do Museu da Cidade de Bruxelas, na Grand Place, e uma réplica foi instalada na fonte.

Apesar de ser pequena, é fácil localiza-la pela grande quantidade de turistas ao redor

O Manneken Pis também é muito conhecido pelos seus trajes. A tradição começou em 1698, quando o governo apresentou a primeira peça de roupa para a estátua. Desde então, mais de 800 peças foram feitas sob medida para ele e a troca da vestimenta é feita com muita festa, periodicamente ao longo do ano pela organização sem fins lucrativos “Os amigos do Manneken-pis”. Depois de trocadas, as roupas também são levadas para o Museu da Cidade.

Infelizmente, a estátua estava sem trajes no dia que o visitei, ou seja, completamente nu 😮 haha.

Engraçado que eu sou “quase” do tamanho da fonte haha
  • Jeanneke-pis

Não tão famosa igual seu “namoradinho”, a Jeanneke Pis é a versão feminina do Manneken Pis. Foi criada por Denis Debouverie, em 1985, e oficialmente inaugurada em 1987. Talhada em bronze e com o mesmo tamanho do Manneken, a Jeanneke é uma pequena menina fazendo xixi agachada. Para evitar vandalismos, ela é protegida por grades e se tiver sorte, conseguirá encontrar a área aberta.

Localizada na rua Impasse de la Fidélité, uma pequena travessa sem saída, muita gente diz que a estátua foi criada apenas para trazer mais turistas para a região. Na mesma rua fica o Delirium Tremens, o bar mais famoso de Bruxelas, com mais de 2.000 tipos de cerveja – você pode combinar uma visita à ambos.

A pequena rua onde está a Jeanneke Pis
  • Het Zinneke

Mais recentemente, em 1998, Bruxelas ganhou o terceiro membro da “família de mijões”. O Het Zinneke é a estátua de um cachorro urinando sobre uma baliza e ao contrário das outras duas estátuas, não se trata de uma fonte. Pequena, ela fica localizada na esquina das ruas Kartuizersstraat e Oude Graanmarkt. Criada por Tom Frantzen, a estátua foi “atropelada” por um carro em 2015, sendo restaurada em seguida pelo artista.

Eai, qual das três estátuas é a mais interessante?

  • Se localize:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *