Viagem pelo Chile: tour pela Vinícola Concha y Toro

Um dos passeios mais populares para se fazer em Santiago é o tour pela tradicional vinícola Concha y Toro. Fundada em 1883 pelo Don Melchor de Concha y Toro, de onde vem seu nome, a vinícola é atualmente administrada pela família Guilisasti e Larrain. Maior produtora e exportadora de vinhos do país, ela é responsável por quase 40% do mercado interno, com vinhedos de mais de 10 mil hectares tanto no Chile, quanto na Argentina. Seu renome é tanto que em 2014 e 2015 ganhou o título de marca de vinhos mais poderosa do mundo pela Intangible Business.

Os lindos vinhedos
Uma das bodegas da vinícola
  • Opções de visitação:

Os vinhedos da Concha y Toro que eu visitei ficam nos arredores de Santiago.  Lá, é possível fazer dois tipos de tour: o Tradicional, que proporciona um passeio por boa parte das instalações externas e internas e a degustação de alguns vinhos; e o Marques de Casa Concha, que oferece o mesmo passeio + uma degustação mais completa de queijos e vinhos com um sommelier. Ambos os tours devem ser reservados com certa antecedência, já que a procura é grande, e podem ser feitas pelo próprio site da vinícola ou através de uma agência de turismo, como eu fiz.

Entrada principal
Área para descanso
  • Como chegar:

A Concha y Toro não fica propriamente em Santiago, mas na cidade vizinha de Pirque, mas o percurso entre as duas cidades é bem tranquilo. Se você optar em ir por conta própria, o trajeto é o seguinte:

  • Transporte público: De metrô, é preciso pegar a linha 4 até a Estação Las Mercedes. Chegando na estação, se dirija a saída Concha y Toro Oriente. Já do lado de fora, você pode optar por um táxi ou por ônibus (linhas 73, 80 ou 81) e pedir para descer na vinícola. Todo esse trajeto dura entre uma hora e uma hora e meia.
  • Carro: Saindo da capital, é preciso pegar a Autopista Vespucio Sur e depois a “Salida 39 Departamental Vicuña Mackenna”. Depois, acesse a Avenida Vicuña Mackenna pelo sul e a Avenida Concha Y Toro. Há várias placas indicando o local.
  • Se localize:

Av. Virginia Subercaseaux, n° 210, Município de Pirque – Região Metropolitana de Santiago.

Os belíssimos jardins da Concha y Toro
  • A minha visita:

Eu optei por fazer a visita com uma agência de turismo, a Sousas Tour (http://sousastour.com/), especializada em brasileiros no Chile, para fazer o tour tradicional, que saiu por 27 mil pesos por pessoa (valor referente a janeiro de 2016) e durou aproximadamente 4 horas (a agência oferece descontos se mais de um passeio for fechado com eles).

Os vinhedos

O motorista da agência passou no hostel onde eu estava hospedado às 8h e chegamos por volta das 9h na vinícola, onde pegamos nossos tickets e esperamos cerca de 30 minutos até o tour realmente se iniciar – o trajeto foi feito em uma van e haviam outras 7 pessoas além de mim.

Lá, nos juntamos com um grupo de cerca de 40 pessoas e fomos todos acompanhados pela simpática guia Macarena (quem não lembra da música!? ::otemo:: ), que nos contou a história do lugar e nos explicou como é feita a plantação e colheita das uvas, além da produção dos vinhos.

O passeio foi feito em espanhol, porém, é possível escolher visitas em inglês ou português.

A simpática guia Macarena

Visitamos o parque e os jardins externos, como o Jardim de Variedades, o lago, os vinhedos, e as instalações internas da casa, que incluíram o lugar onde o vinho é processado e armazenado. Nesse mesmo lugar fizemos uma rápida degustação de vinhos e ganhamos uma taça exclusiva da Concha.

Hora da degustação de vinho

Mas o auge do passeio é o Casillero del Diablo, uma adega subterrânea e temática, que tem um interessante show de sons e luzes onde é guardado o mais famoso vinho da Concha y Toro, o Casillero del Diablo.

Ponto alto do tour: Casillero del Diablo
bodega da Casillero del Diablo
Casillero del Diablo

No final do tour, passamos pela loja da Concho y Toro, onde é possível comprar os mais diversos produtos da marca (mas que são bem carinhos).

Loja da Concha y Toro

Loja da Concha y Toro
Clássica selfie com os vinhedos da Concha y Toro

Confira um roteiro de dois dias pelo Atacama aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *