3 dias em Buenos Aires: fotos e roteiro de atrações na capital do tango

Ah Buenos Aires, que cidade charmosa. Lar de mais de 13 milhões de pessoas em sua região metropolitana e dona de um dos conjuntos urbanísticos e arquitetônicos mais fascinantes do mundo, a capital do tango impressiona em vários aspectos, sendo conhecida principalmente por sua vibrante vida cultural.

Puerto Madero, um dos mais modernos e vibrantes bairros da cidade

Estive em terras argentinas entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2016, sendo 3 dias dedicados exclusivamente para desbravar Buenos Aires – no quarto dia, visitei a cidade vizinha de La Plata. Nela, comi muito, dancei tango, fui assaltado =( e pude apreciar e curtir as principais atrações da cidade, seguindo sempre o lema ”bom e barato”.

Lembrando que neste post, eu descrevo como foi o meu roteiro por Buenos Aires, mas se você quer saber um pouco mais das minhas experiências em terras portenhas, é só acessar esse outro post aqui.

Recoleta

  • Como se locomover na cidade

A Grande Buenos Aires é enorme e densamente urbanizada, com isso, a locomoção as vezes pode demorar mais que o previsto. As principais avenidas e rodovias são asfaltadas e bem sinalizadas, mas apesar de serem linhas expressas, tem transito intenso e os congestionamentos são constantes.

O transporte público da cidade é extremamente barato e eficiente, sendo a melhor maneira de se locomover entre as atrações. Na minha viagem, fiz a maior parte dos passeios a pé ou utilizando ônibus e metrô, chamado localmente de subte.

Inclusive, o Metropolitano de Buenos Aires é o mais antigo da América do Sul (inaugurado em 1913) sendo assim, suas estações são bem antigas, mas ligam os principais bairros turísticos.

A cidade também conta com uma grande malha de ônibus e táxis, além de transporte ferroviário. Os táxis não costumam ter taxímetro, então sempre combine o valor da corrida antes e tenha muito cuidado com golpes, pois é comum a circulação de notas falsas e a cobrança de preços mais altos só porque você é turista.

Para circular em bairros centrais, evite ir de carro – o melhor é circular a pé, a fim de evitar o estresse do trânsito, sem falar que achar uma vaga disponível é tarefa difícil. Então, se tiver disposição, faça igual a mim e faça seu roteiro a pé, assim você poderá admirar melhor as belezas da cidade.

Uma outra boa maneira de conhecer a cidade é através de passeios guiados. A Iza do @blogmundoviajante experimentou alguns e nos conta mais sobre o Free Walking Tour Buenos Aires em seu blog.

Plaza de Mayo

  • Melhor época para ir

A melhor época para visitar Buenos Aires, capital da Argentina, depende das preferências individuais dos viajantes. Buenos Aires possui um clima subtropical úmido, com estações distintas. Aqui estão algumas informações sobre as diferentes épocas do ano em Buenos Aires:

Primavera (setembro a novembro): a primavera é uma época agradável para visitar Buenos Aires, já que as temperaturas são amenas, variando entre 15°C e 25°C, e há menos chuvas em comparação com o verão. É uma época em que a cidade fica florida, e há diversos eventos culturais e festivais acontecendo.

Verão (dezembro a fevereiro): o verão em Buenos Aires é quente e úmido, com temperaturas que podem chegar a 35°C, sendo janeiro e fevereiro os meses mais quentes do ano e com chuvas ao final do dia.

Outono (março a maio): o outono é uma das melhores épocas para visitar a cidade, já que as temperaturas variam entre 12°C e 22°C, menos turistas e preços mais baixos em hospedagem. É uma época ideal para explorar a cidade a pé, visitar parques e desfrutar das famosas cafeterias e restaurantes.

Inverno (junho a agosto): O inverno em Buenos Aires variam entre 7°C e 15°C, sendo um ótimo período para desfrutar de museus, tango e uma gastronomia deliciosa em lugares aconchegantes.


Meu Roteiro

  • Dia 1: Congresso, 9 de julho, Recoleta e Palermo

Para aproveitar ao máximo minha estadia na cidade, acordei cedo em plena segunda-feira e já fui bater perna. Como o comércio no geral abre após as 10h, aproveitei para comer umas empanadas no café da manhã (ohhh coisa gostosa que são essas empanadas argentinas) em uma pizzaria localizada na Rua Albert, próximo ao hotel onde estava hospedado no bairro de Balvanera.

Os pontos de interesse que visitei no dia foram nessa ordem (deixei as atrações em negrito para facilitar):

  • Congresso Nacional da Nação Argentina

Na minha singela opinião, a mais bela e imponente construção da cidade. Foi projetado pelo arquiteto italiano Vittorio Meano em 1897 e concluído pelo arquiteto belga Julio Dormal em 1906. É possível fazer visitas guiadas ao seu interior.

Endereço: Hipólito Yrigoyen 1849, Montserrat.

  • Plaza del Congreso

Fica em frente ao Congresso e é na verdade um conjunto de várias praças arborizadas com inúmeros monumentos, fontes e lagos. Destaque para a cópia da obra O Pensador de Rodin e para o Monumento a los Dos Congresos.

O Pensador
  • Avenida de Mayo

Essa histórica avenida liga a Plaza del Congreso à Plaza de Mayo, tendo ao longo de sua extensão variado comércio, hotéis de luxo e belíssimos edifícios do início do século XX.

Entre esses edifícios, destaque para o Palácio Barolo,  obra de 1923 que já foi a mais alta da cidade. Curiosamente, tem um edifício gêmeo em Montevidéu, o Palácio Salvo, projetado pelo mesmo arquiteto, o italiano Mario Palanti. É possível fazer visitas guiadas pelo interior do palácio.

Eu visitei o Palácio Salvo de Montevidéu e conto para vocês como foi a minha experiência.

Endereço: Av. de Mayo, 1370, Montserrat.

  • Avenida 9 de julho

Essa sim é uma avenida monumental. Considerada a mais larga avenida do mundo, com um transito caótico e constante palco de eventos, foi um dos lugares que mais gostei na cidade, principalmente por ter um clima cosmopolita.

Na 9 de julho aproveitei para conhecer o famoso Obelisco (paradinha para aquelas fotos cliches de turista) e o monumento às Cataratas do Iguaçu – sim, eles tem uma pequena réplica das cataratas em plena avenida hehe.

Obelisco
Avenida 9 de Julho
  • Teatro Colón

Um dos teatros mais bonitos do mundo pode ser visitado diariamente através do tour guiado (realizado em inglês ou espanhol) e que é um dos passeios mais interessantes da cidade.

Para adquirir o ticket para o tour que é realizado de meia e meia hora, precisei me dirigir à lateral do teatro, onde fica a bilheteria. O ingresso custa $ 3.800 pesos argentinos – mas apesar de caro, vale super a pena, pois o teatro impressiona por sua estrutura, imponência, luxo e história.

Eu conto tudo sobre como é a visita guiada pelo Teatro Colón aqui.

  • Plaza General Lavalle

Bonita praça localizada em frente ao teatro Colón. O grandioso monumento em homangem ao General Lavalle foi inaugurado em dezembro de 1887 e segundo pesquisas que realizei, é o único monumento na cidade constituído de uma torre sustentando uma estátua. Tem ao todo 26 metros de altura e chama a atenção de todos que passam pela área.

Ao redor dessa praça ficam prédios imponentes como a Escola Presidente Roca e o Teatro Nacional Cervantes

Endereço: Rua Tucumán, próximo a esquina com a rua Libertad.

  • Tribunal de Justiça

O imponente prédio do Palácio Tribunales abriga o judiciário.

  • Avenida Alvear e a arquitetura da recoleta

De volta a avenida 9 de Julho, passei pela Plaza Liberdad e caminhei até a Avenida Alvear, já na entrada do bairro da Recoleta, onde encontrei por acaso o charmoso Palácio Pereda, de estilo francês, sede da embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Já a Avenida Alvear é uma atração à parte, por ter sido considerada uma das ruas mais luxuosas do mundo, com seus inúmeros palácios, grifes e hotéis badalados. Apesar dos tempos áureos terem passado (motivado principalmente pela crise que a Argentina vive nos últimos anos), a avenida continua sendo uma das áreas mais elegantes e caras de todo o país.

Além do Palácio Pereda, não deixe de visitar na avenida Alvear a Embaixada da França, o Jockey Club Argentino, Palácio da Nunciatura Apostólica, o Palácio Duhau e o Alvear Palace Hotel.

Palácio Pereda
Plaza Carlos Pellegrini na Avenida Alvear

Palácio da Nunciatura Apostólica na Avenida Alvear
  • Cemitério da Recoleta

Caminhe até o final da avenida Alvear e você sairá no Cemitério da Recoleta – muita gente ainda torce o nariz para arte tumular, mas eu simplesmente adoro e o Cemitério da Recoleta é fantástico. Fiquei facilmente 3 horas dentro da necrópole visitando os principais túmulos, entre eles o de Evita Perón.

Veja o meu roteiro pelo Cemitério da Recoleta aqui.

Em frente ao cemitério existem várias praças onde acontecem com frequência feiras e apresentações culturais. A maior delas é a Plaza Intendente Torcuato de Alvear.

  • Igreja Del Pilar

Localizada ao lado do Cemitério da Recoleta, a igreja foi inaugurada em 1732 e declarada Monumento Histórico Nacional em 1942.

  • Centro Cultural da Recoleta

Inaugurada em 1980, em um prédio que abrigava os monges conventuais, chamados de recoletos, o Centro Cultural Recoleta reúne o acervo dos Museo del Cine, o Museo de Arte Moderno, o Museo de Artes Plásticas e parte da colecção do Museo de Arte Hispanoamericano.

  • Monumento à Alvear 

obra do escultor francês Antoine Bourdelle, que considera essa a sua principal obra, foi construída na Fraça e transferida para Buenos Aires em 1925. Encontra-se no local atual desde 12 de outubro de 1926.

Endereço: Av. del Libertador, 1201, Recoleta.

Monumento a Alvear
  • Palais de Glace

Também chamado de Palácio Nacional das Artes, foi inaugurado em 1910 para abrigar uma pista de gelo de 21 metros de diâmetro e que fazia parte de um clube rico da cidade.

Na década de 1920, foi transformado em salão de bailes e em 1931, o Ministério de Educação e Justiça para Nação converte o prédio em sede da Direção Nacional de Belas Artes. Já a partir de 1960, volta a funcionar como sala de exposições, o que permanece até hoje.

Palais de Glace
  • Hard Rock Café Buenos Aires

Fica localizado dentro do Buenos Aires Shopping Design.

  • Plaza Francia

Localizada ao lado do Hard Rock, tem um belo monumento em homenagem à comunidade francesa.

  • Museu Nacional de Belas Artes

É o mais importante museu de arte do país. Infelizmente estava fechado no dia da minha visita (era segunda-feira).

  • Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires

A ponte universitária sobre a Avenida Presidente Alcorta rende belas fotos desse monumental edifício pertencente a uma das mais antigas e renomadas universidades da América Latina.

  • Floralis Genérica

Pausa obrigatória para fotos neste lindo monumento. O projeto da flor previa que ela ficasse aberta durante o dia e fechada a noite. Porém, devido a problemas técnicos, a flor só fica aberta.

  • MALBA

Já estava extremamente cansado – e o calor de 30 graus do final da tarde não ajudava muito – mas mesmo assim decidi continuar com minhas andanças até o charmoso bairro de Palermo, com o objetivo de conhecer o MALBA-Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires.

É nesse museu que está a nossa famosa tela O Abaporu de Tarsila do Amaral, além de telas de Frida Kahlo, Diego Rivera e Di Cavalcanti. O museu é bem grande e custa 60 pesos por pessoa. Lá dentro há um pequeno café e uma loja de lembrancinhas.

Realizando um sonho: ver O Abaporu de perto
Interior do MALBA
  • Plaza Uruguay

Grandiosa praça pertinho do Malba e que é muito utilizada para piqueniques e para a prática de exercícios físicos.

  • Livraria El Ateneo Grand Splendid

Segui a pé do bairro de Palermo (aproveitei a caminhada para admirar a cidade) até esse que é um dos lugares mais lindos de Buenos Aires. Considerada a segunda livraria mais bonita do mundo, a El Ateneo foi construída no prédio de um antigo teatro que foi transformado em cinema.

Atualmente é visitada por mais de 1 milhão de pessoas por ano. No que era o palco do teatro, há um charmoso café, o Café Ateneo.

Uffa, cheguei ao fim das atrações do dia. Por incrível que pareça, fiz todo esse roteiro a pé (emagreci uns quilinhos também hahaha). Foi bem cansativo, mas consegui conhecer muitas coisas e economizar bastante com transporte.


  • Se localize


  • Dia 2: Plaza de Mayo, Caminito e Galerias Pacífico 

O destino do dia foi a Plaza de Mayo e seus arredores. Do hotel onde estava em Bavanera, utilizei a linha amarela do metrô, em seguida a linha azul e desci na estação Catedral, que fica bem ao lado da praça, em frente ao Museu do Bicentenário.

Meu tour foi o seguinte:

  • Ministério de Defesa

Instalado no imponente Edificio Libertador, a parada aqui foi apenas para tirar fotos do prédio.

  • Parque Colón

Esse arborizado parque fica localizado entre a Casa Rosada e Puerto Madero, em um local que abrigava o Forte de Buenos Aires.

  • Centro Cultural Kirchner

Construído entre 1888 e 1928, para ser o palácio sede do Correio Central de Buenos Aires, é desde 21 de maio de 2015 o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo. Foi inaugurado pela então presidente Cristina Fernández de Kirchner e seu nome presta homenagem ao ex-presidente argentino Néstor Kirchner.

  • Banco de la Nación

A Casa Central do Banco  de la Nación é um prédios mais emblemáticos da Plaza de Mayo. Construído em 1944, é considerado patrimônio histórico do país.

Olha eu com o Banco de la Nacion ao fundo (à esquerda)
  • Casa Rosada

Pausa para aquelas fotos clássicas. De tão falada, pensei que a residência oficial da presidência argentina fosse maior hehe. Mesmo assim, a sensação de estar em frente a um dos prédios mais famosos do país é incrível.

Minha intenção inicial era ter conhecido o interior da Casa Rosada no tour que é realizado aos domingos, porém, devido a problemas de logística do primeiro dia, precisei adiar.

Construída no final dos século XIV, o que pouca gente sabe é que parte do edifício original foi demolido na década de 1930.

  • Plaza de Mayo

Principal praça da cidade e palco de importantes eventos da história do país, a Plaza de Mayo encanta por sua beleza e simbolismo. Local de fundação da cidade de Buenos Aires, a praça abriga ao seu redor icônicos edifícios do país, como a Casa Rosada, o Cabildo e a Catedral Metropolitana. Já na própria praça, há vários monumentos, como a Pirâmide de Mayo, a Estátua de Manuel Belgrano e o memorial a Guerra das Malvinas.

Outro marco são as “Mães da Plaza de Mayo”, associação argentina formada em 1979, durante a ditadura de Jorge Rafael Videla, com o objetivo de resgatar com vida os detentos desaparecidos durante a ditadura e que permanece até os dias atuais.

  • Catedral Metropolitana

Reconstruída várias vezes, a Catedral Metropolitana da Santíssima Trindade é o principal templo católico do país e é onde está enterrado o mártir José de San Martin, um dos pais da independência argentina. Foi construída entre 1752 e 1852.

  • Cabildo de Buenos Aires

Dentro desse prédio funciona um interessante museu (gratuito) que nos mostra como foi o processo de colonização espanhola não apenas na Argentina, mas em toda a América. Aproveite para tirar bonitas fotos da Plaza de Mayo no terraço do segundo andar.

No passado, o Cabildo servia como principal prédio administrativo da colônia em Buenos Aires.

Cabildo
  • Igreja de San Ignácio

Essa é a igreja mais antiga preservada em Buenos Aires, datada de 1722.

  • Basílica de San Francisco de Assis

O Conjunto Monumental de São Francisco é formado por três edifícios: a Basílica de São Francisco, a Capela de São Roque e a Ordem Terceira Franciscana Secular. A basílica foi primeiramente construída entre 1731 e 1754, tendo sido reconstruída entre 1907 e 1911.

San Francisco
San Roque
  • Basílica de Santo Domingo

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário e Convento de Santo Domingo foi construída entre 1751 e 1856. No átrio do templo, um mausoléu abriga os restos mortais do General Manuel Belgrano, herói argentino.

 

  • Café Tortoni

Dei uma pausa nas andanças e fui conhecer o café mais famoso da cidade, na Avenida de Mayo, pertinho do Cabildo. O espaço estava lotado e tive que ficar uns 15 minutos esperando do lado de fora para conseguir uma mesa.

Assim que entrei, fui atendido pelo José, super simpático e atencioso, que disse que adora os brasileiros :D . O espaço é super luxuoso.

Cara de quem comeu muito
  • Calle Florida

Essa rua é um dos lugares mais charmosos e animados da cidade. Movimentada e cheia de lojas, shoppings e ambulantes, a Calle Florida é a principal rua comercial de Buenos Aires.

Na Calle Florida, o destaque vai para as Galerias Pacífico, o shopping mais bonito que vi na vida, graças principalmente a incrível cúpula localizada no centro do prédio, que foi construído em 1894.

  • Igreja e Convento de Santa Catarina de sena

O conjunto religioso do final do século XVIII tem um delicioso café e restaurante em seu interior.

Interior do convento
  • Plaza San Martin

Saindo do convento, continuei andando pela Calle Florida até o histórico bairro do Retiro, onde visitei a Plaza San Martin, a Torre Monumental, a Basílica do Santíssimo Sacramento, o Edifício Kavanagh e a movimentada Estação Retiro, de onde partem os trens em direção a cidade de Tigre.

O bairro apesar de bem turístico, enfrenta alguns problemas de segurança então é bom tomar cuidado, principalmente na região da Plaza San Martin.

  • La Muestra de Evita – Museo del Pueblo

Saindo do Retiro, voltei para o centro e por acaso descobri o pequeno La Muestra de Evita – Museo del Pueblo, um pequeno centro de memória itinerante mantido por uma associação trabalhista com uma coleção bem bacana de itens pessoais da ex-primeira dama, além de inúmeros livros e revistas com Evita na capa

Como todas essas atrações estão bem próximas uma das outras, fiz todo esse roteiro novamente a pé e mais uma vez economizei uma graninha com transporte haha.


  • Se localize:


  • Dia 3: Puerto Madero e Caminito

Esse foi um dia mais relax e dedicado ao bairro mais badalado da cidade, Puerto Madero e ao histórico e colorido Caminito, no bairro de La Boca.

  • Puerto Madero

Cheio de bares, restaurantes, hotéis, museus e com uma arquitetura fascinante que mistura os modernos arranha-céus com os galpões do antigo porto, vale muito a pena uma visita à Puerto Madero.

As maiores atrações do bairro são a Ponte de la Mujer e o Fragata Sarmiento, um interessante barco ancorado que funciona como um museu.

Os restaurantes em Puerto são um pouco caros, mas para quem quer comer bem sem gastar muito, a rede de fast food Mostaza tem uma filial no bairro – dois lanches saíram por cerca de 120 pesos e estavam uma delícia.

Ponte de la Mujer
Puerto Madero
Interior do Fragata Sarmiento

  • Caminito

Já à tarde, por volta das 15h, decidi ir para o colorido Caminito.

Voltei então para o centro e peguei um ônibus na rua Adolfo Alsina, próximo a Plaza de Mayo. Em 20 minutos já estava no bairro de La Boca, onde fica o Caminito. Paguei cerca de 2 pesos na passagem e a viagem foi super tranquila. Não me recordo o número do bus, mas ele para na Avenida Almirante Brown.

De lá, é só seguir pela rua Brandsen até o Estádio La Bombonera do Boca Juniors, que infelizmente não entrei, mas tirei umas fotos na fachada e nas curiosas lojinhas ao seu redor.

Do estádio, segui por mais algumas quadras até chegar ao Caminito. Não há muito o que se fazer nas pequenas travessas além de admirar as casinhas coloridas e a movimentação do bairro. Para quem tiver a intenção, há vários restaurantes na região, mas eles costumam ser um pouco caros.

Lojas de lembrancinhas e vendedores de arte são bem comuns também – para quem gosta e quer gastar, o Caminito é um bom lugar hehe.

Para voltar ao centro, peguei o mesmo ônibus da ida na avenida Pedro de Mendonza e desci há poucas quadras do hotel. Antes disso, porém, peguei o meu primeiro congestionamento na cidade – foi mais de uma hora parado na região do congresso em um ônibus cheio e quente (isso não é muito Brasil haha?!).


  • Se localize:

 

A noite, reservei algumas horas para apreciar um belíssimo show de tango no Complejo Tango Cena Show.

É isso ai galera, esse foi o meu roteiro por Buenos Aires. Claro que faltou conhecer muita coisa interessante que a cidade oferece, como o Jardim Japonês, os Bosques de Palermo e o famoso bairro de San Telmo. Isso sem falar dos badalados shows de tango do Esquina Carlos Gardel e do Tango Porteño. Concluindo, Buenos Aires é linda e merece mais que uma visita.


  • Onde se hospedar em Buenos Aires

A rede hoteleira de Buenos Aires é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial da Argentina e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Unique Executive Central: localizado no centro de Buenos Aires, ao lado da Plaza de La República, esse hotel boutique oferece quartos com pelo menos 26 m², além de TV a cabo, cofre, telefone e outras comodidades.

Up Hotel Recoleta: localizado a 100 m da Avenida Libertador oferece 38 quartos com banheiro privativo, TV a cabo, ar-condicionado e serviço de quarto.

Palermo Bridge: esse hotel conta com serviço de concierge, quartos antialérgicos, jardim e lounge compartilhado. Fica próximo dos Bosques de Palermo.

Ibis Buenos Aires Obelisco: localizado na Avenida Corrientes, a 400 metros do Obelisco de Buenos Aires, oferece bar no local, business center e quartos com ar-condicionado.

Alvear Art Hotel: localizado ao lado da histórica Plaza San Martín, esse hotel de luxo tem quartos com banheiros luxuosos revestidos em mármore, banheira de hidromassagem e roupa de cama de algodão egípcio. Tem spa, academia, bar e restaurante.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Viagem pelo Uruguai, tudo o que você precisa saber

Um passeio pela Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu

5 dias em Santiago: dicas, fotos e roteiro de atrações

Viagem pela Bolívia: um dia na caótica e fascinante La Paz

5 praias para você curtir na península de Punta del Este

Um dia em Viña del Mar – Chile

Viagem pelo Chile: tour por Cajón del Maipo até o Embalse El Yeso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *