5 curiosidades incríveis sobre o Panteão de Roma

O incrível Panteão de Roma (Pantheon ou Panteão de Agripa) é um dos pontos turísticos mais famosos da Itália. E não é para menos. Construído no auge do poder e riqueza do Império Romano, são mais de 2 mil anos de história extremamente bem preservados.

Mas há muito mais neste edifício do que sua perfeição digna de cartão postal! Por isso, aqui estão 5 coisas que você talvez não sabe sobre o Panteão e que o tornam um dos lugares favoritos para se visitar na cidade eterna.


1°) Este não é o Panteão original

Pois é, este panteão não é o original, sendo a terceira versão do edifício ali erguido. O primeiro foi construído por volta de 27 aC, mas foi destruído por um incêndio; o segundo, construído no século I dC, também foi incendiado.

Este, o terceiro, foi encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (27 a.C. – 14 d.C.) e reconstruído por Adriano (117 – 138) por volta do ano 126.

A propósito, isso explica a estranha inscrição acima do alpendre do edifício: M · AGRIPPA · L · F · COS · TERTIVM · FECIT, que significa “Marcus Agrippa, filho de Lucius, cônsul pela terceira vez, construiu isso. Já o nome de Agripa foi adicionada como uma referência ao fundador do primeiro Panteão.

Ruínas de antigas construções ao lado do Panteão

2°) A maior cúpula de concreto não reforçada do mundo

Para você ter uma ideia, a cúpula do Panteão é maior que a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. E apesar de suas dimensões, não há há vergalhões ou qualquer outro tipo de reforço nela. Isso a torna a maior cúpula de concreto não reforçada do mundo inteiro.

Para isso, o topo da parede da rotunda apresenta uma série de arcos de tijolos para aliviar as forças de stress da estrutura.

Outra curiosidade é que a cúpula mede 43 metros de diâmetro e o Panteão possui 43 metros de altura, por isso, uma esfera de 43 metros poderia ser facilmente colocada dentro do prédio. Já a abertura no alto da cúpula tem 3 metros de diâmetro.


3°) O Panteão é na verdade uma igreja cristã e isso ajudou em sua conservação

Apesar de ter sido idealizado como um templo pagão, em 609 d.C o Panteão foi transformadao em igreja católica pelo imperador bizantino Focas, sendo consagrada como “Basílica de Santa Maria e os Mártires” – também é informalmente chamada pelos romanos de “Basílica de Santa Maria Rotonda”.

Inclusive, ainda hoje mantém sua função, ou seja, você pode ir à missa aqui aos domingos.

E o fato de hoje o Panteão ser o edifício romano antigo mais bem preservado de Roma é justamente por ter sido transformado em igreja, já que no início da Idade Média, a maioria das construções romanas da cidade foram praticamente abandonadas e viraram ruínas.

Aliás, você ainda pode experimentar o edifício da mesma forma que os antigos romanos. Certamente, algumas coisas mudaram (há um altar cristão aqui agora, por exemplo, e afrescos de santos), mas as dimensões do edifício, juntamente com grande parte de sua decoração, permaneceram as mesmas.


4°) Ainda não temos certeza de quem foi adorado aqui

Para um edifício tão estudado quanto o Panteão, muito mistério permanece!. Um dos maiores é para que a construção foi usada. Sabemos que no início era um templo pagão. Mas para adorar quais deuses, ainda permanece uma incógnita.

Mesmo Cassius Dio, escrevendo apenas 75 anos após a reconstrução do Panteão, não sabia ao certo a utilidade da obra: “Ele tem esse nome, talvez porque tenha recebido entre as imagens que o decoravam as estátuas de muitos deuses, incluindo Marte e Vênus; mas minha opinião sobre o nome é que, por causa de seu teto abobadado, ele se assemelha aos céus”, escreveu ele em History of Rome.

Também há a história de que o Panteão foi construído onde Rômulo foi pego por uma águia e levado até o céu, entre os deuses.

Entrada principal

5°) Há túmulos dentro do Panteão

A maioria das pessoas sabe que Rafael, o famoso pintor renascentista, está enterrado lá dentro. O que muita gente não sabe é que Maria Bibbiena, sua noiva, também está, bem ao lado dele. Embora isso possa parecer agradável, também é trágico.

Rafael ficou noivo de Maria, sobrinha de um poderoso cardeal, em 1514. Ele adiou o casamento por seis anos – e, enquanto isso, se envolveu em um caso de amor com a filha de um padeiro local. Nesse intervalo de tempo, Maria faleceu. Já Rafael morreu pouco tempo depois, com apenas 37 anos de idade.

Túmulo de Rafael – Fonte: Wikipedia

Outros três reis estão enterrados aqui: Umberto I, Vitor Emanuel II e Vitor Emanuel III. Para Vitor Emanuel II, um concurso foi feito entre vários artistas locais para a decoração da capela, sendo que Manfredo Manfredi saiu vitorioso – os trabalhos começaram em 1885.

Túmulo de Vitor Emanuel II

  • Se localize


  • Bônus: Visite a Piazza della Rotonda

Essa bonita praça recebeu seu nome por causa do Panteão, que informalmente é chamado de Santa Maria Rotonda por causa do formato de sua cúpula. A praça é quase retangular, com aproximadamente 60 metros de norte a sul e 40 de leste a oeste, com uma fonte e um obelisco no centro.


  • Hospedagem em Roma

Com uma cidade tão grande e com tantas atrações espalhadas por toda parte, descobrir onde ficar em Roma pode ser bastante difícil. Naturalmente, como principal destino turístico, a cidade tem milhares de diferentes opções de acomodação disponíveis, que cobrem todos os orçamentos e estilos de viagem.

E mesmo com a rede de transporte público da cidade, você não quer gastar todo o seu tempo em ônibus e metrô, portanto, ficar em algum lugar central ajuda. Cito aqui alguns bairros interessantes para se hospedar:

  • Centro Histórico

O centro histórico da cidade é dividida em bairros menores, mas vamos tratá-la como uma única área para simplificar. Aqui você está cercado pelo melhor de Roma e é, obviamente, a área mais cara para turistas.

Típica rua do Centro Histórico
  • Cidade do Vaticano e Prati

Existem várias opções de acomodação acessível perto do Vaticano, uma vez que está localizado um pouco fora do centro. Também tende a ser menos turístico e mais residencial.

O vizinho Prati é conhecido como o bairro do “colarinho branco” de Roma, então há muitos apartamentos residenciais e lojas de luxo. Ele tem um “toque europeu moderno”, por isso não é um lugar super popular para turistas (o que significa uma vibração mais descontraída).

  • Testaccio

Localizado na parte sul de Roma, o bairro Testaccio é um excelente lugar para se sentir como um local. A área é conhecida por ter a melhor comida de Roma e preços razoáveis, pois fica bem fora da zona turística.

Há também uma grande vibração juvenil aqui pela qual você se apaixonará. Em compensação,  fica um pouco afastado do centro.

  • Trastevere

Se você procura um lugar mais local sem precisar viajar muito para fora do centro de Roma, sugiro ficar no bairro de Trastevere. Este enclave boêmio da moda é repleto de charme, excelentes restaurantes, bares e uma animada vida noturna.

Rua do bairro de Trastevere às margens do Rio Tibre
  • Termini

Eu fiquei hospedado em um hostel próximo à estação ferroviária Termini e amei – facilita o check-in e o check-out, é muito bem conectado ao transporte público e há muitas opções de hospedagem barata.

Porém, a região não é uma das mais seguras, por isso, atenção redobrada com seus pertences ao andar pelas ruas durante a noite.

  • Bairro Judeu

Embora bastante pequeno, o Bairro Judeu é um adorável bairro localizado centralmente, repleto de excelentes restaurantes tradicionais.

  • Monti

Perto do Coliseu, você encontrará o bairro de Monti. Este costumava ser o distrito da luz vermelha de Roma, mas hoje em dia é uma área muito moderna que ainda parece autêntica. O bairro tem uma vibração jovem e opções sólidas de vida noturna.

Ruas do bairro de Monti

  • Você também irá gostar

Viagem pela Costa Amalfitana: um dia em Positano

Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Lucca

Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Pisa, Itália

10 atrações imperdíveis para você conhecer em Veneza

O que ver e fazer em Sorrento na Itália

É perigoso viajar por Nápoles? Dicas para conhecer a terra da pizza

Campanário de São Marcos e a melhor vista de Veneza

3 Respostas a “5 curiosidades incríveis sobre o Panteão de Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *