Rotunda de Xewkija, a maior igreja de Malta

A Igreja de São João Batista, popularmente conhecida como Rotunda de Xewkija (devido a sua forma circular), é a maior igreja da Ilha de Gozo, do arquipélago de Malta, e uma das maiores da Europa – ela possui a terceira maior cúpula sem suportes do mundo. Localizada no vilarejo de Ix-Xewkija, uma das mais antigas aldeias de Gozo, a igreja é uma excelente obra-prima arquitetônica que revela a textura requintada e a versatilidade do calcário maltês a habilidade dos artesãos locais.

A igreja dominando o horizonte de Gozo

  • História

A primeira igreja paroquial da aldeia, dedicada a São João Batista, foi erguida em 1755. Após a Segunda Guerra Mundial , os paroquianos – tradicionalmente conhecidos por suas habilidades de construção e artesanato em pedra maltesa – expressaram seu desejo de construir uma nova e majestosa igreja paroquial no local. O arquiteto Joseph D’Amato elaborou os planos inspirados na famosa Basílica de Santa Maria Della Salute, em Veneza.

Sendo assim, em 1951, a primeira pedra fundamental da nova igreja foi lançada. Porém, a antiga igreja de São João foi deixada no local durante o trabalho e continuou a funcionar até que o novo prédio fosse concluído. Muitas doações foram oferecidas, bem como mão de obra gratuita de artesãos qualificados. Isso permitiu que a enorme estrutura aumentasse ano após ano. Após vinte anos de trabalho duro, o novo santuário estava pronta, se tornando não apenas a maior igreja de Gozo, como uma das maiores da Europa.

Anos depois, no 300º aniversário da paróquia, o bispo de Gozo realizou uma cerimônia de consagração e como parte das comemorações, uma grande cruz foi colocada no topo da enorme cúpula.

A festa de São João Batista cai no dia 24 de junho e a festa é comemorada no domingo mais próximo.

  • O interior

A monumental igreja é uma enorme estrutura circular em calcário branco local. Oito colunas de concreto cobertas de pedra sustentam sua elegante cúpula de 75 metros de altura, 28 metros de diâmetro, uma circunferência de 85 metros e um peso estimado em cerca de 45.000 toneladas. O interior é decorado com belas esculturas e pinturas modernas. O piso é em mármore Carrara polido e o altar principal também é esculpido em mármore precioso.

  • Museu das Esculturas

Pouco antes de a Rotunda ser concluída, a antiga igreja foi cuidadosamente desmontada e algumas partes dela foram delicadamente reconstruídas ao lado da nova igreja. E esses resquícios podem ser vistos em uma pequena área de exposições anexa à igreja, chamado de Museu das Esculturas. Pedras maltesas, pinturas, móveis, esculturas e entre outros objetos de arte sacra compõem o acervo. O museu é gratuito e há uma atendente para te auxiliar a entender a exposição, caso deseje.

  • Mirante

Do Museu das Esculturas, os visitantes podem pegar um elevador até o Dome para apreciar vistas espetaculares de toda a aldeia, da ilha de Gozo e até Malta. As sacadas dão a volta em torno da cúpula e oferecem uma visão 360° – esse é o ponto alto do passeio.

Para subir até o mirante, paga-se 2 euros.

Mirante
Cúpula vista do mirante
Victori vista do alto do mirante
Ilha de Comino vista do alto do mirante
  • Conheça Ix-Xewkija

Aproveite para conhecer Ix-Xewkija, vilarejo mais antigo da ilha de Gozo. Com uma história longa e distinta, tornou-se a primeira paróquia nos arredores de ir-Rabat (Victoria) em 27 de novembro de 1678 e foi a primeira a obter o status oficial de ‘aldeia’. O nome deriva do árabe que significa ‘uma área de terreno baldio espinhoso’.

Ix-Xewkija é pequena, mas tem algumas atrações além da Rotunda. Ao entrar na vila pela Estrada Mġarr, é possível ver os restos de um moinho de vento do período dos Cavaleiros de São João erguido no tempo do Grão-Mestre Perellos (1697-1720). Este é um moinho exclusivo em Gozo porque o piso térreo é construído em uma forma de octógono, que mostra as oito principais direções de vento.

Típica rua de Ix-Xewkija
Típica rua de Ix-Xewkija

  • Se localize:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *