Roteiro de 2 ou 3 dias por Brasília: o que ver e fazer

Brasília é uma cidade utópica, onde todos os ângulos, todas as ruas, todos os edifícios, o número de pessoas que deveriam estar morando nela e até quantos carros deveriam circular foram cuidadosamente planejados.

E olha, acima de tudo, Brasília é uma cidade que impressiona, principalmente por sua incrível arquitetura futurista – explorar por suas ruas é como caminhar em um museu ao ar livre.

Brasília não é um destino turístico clássico, sendo ainda pouco visitada pelos próprios brasileiros. Sem falar que, ao meu ver, o nosso caótico cenário político acaba afastando muitos visitantes, infelizmente. Mas independente disso, a cidade tem muitas atrações legais, principalmente culturais, que merecem ser desbravadas.


  • Informações práticas

Nome: Brasília
Estado: Distrito Federal
Fundação: 1960
População: cerca de 3 milhões (2022) – 3° maior do país
Gentílico: Brasiliense
IDH: 0.824 – 9° melhor posição do país


  • Breve história da cidade

A ideia de transferir a capital nacional do Rio de Janeiro para uma nova cidade, planejada do zero, surgiu ainda no século XIX e, embora muitos planos tivessem sido elaborados e o local no Planalto Brasileiro já tivesse sido pré-selecionado, assim como o nome, nada aconteceu até 1956.

Neste ano, Juscelino Kubitschek de Oliveira é eleito presidente da República e cria a Companhia de Urbanização da Nova Capital (NOVACAP). Kubitschek também convida um jovem arquiteto, Oscar Niemeyer, para comandar o projeto. No mesmo ano de 1956, o trabalho no local começa.

Em 1957, o urbanista Lúcio Costa vence um concurso público que apresentou as ideias inovadoras para o design da nova capital, com um trabalho conhecido como Plano Piloto.

Juscelino Kubitschek, ou JK, tinha o lema “cinquenta anos em cinco”, ou seja, seu plano era fazer o Brasil crescer durante seus cinco anos, tanto quanto nos cinquenta anos anteriores. Para isso, JK convidou montadoras (como Ford, GM e Volkswagen) a virem ao Brasil e abriu várias rodovias (em detrimento das ferrovias) para estimular a venda de carros.

No entanto, o amor de JK era Brasília e para que a cidade terminasse ainda durante seu mandato, ele não hesitou em alocar recursos financeiros e humanos nas obras: vários Boeings foram alugados para transportar cimento, areia e outros suprimentos para os locais. Juscelino estava tão obcecado com a ideia de ser o fundador de Brasília, que inaugurou oficialmente a cidade em 22 de abril de 1960, antes mesmo de estar finalizada.

Desde então, o crescimento de Brasília foi superior ao planejado. De acordo com os planos originais, a nova capital seria uma cidade para autoridades e funcionários do governo.

No entanto, durante o período de construção, muitos brasileiros de todo o país (mas principalmente das regiões Norte e Nordeste) migraram para lá – migrantes esses que foram chamados de “candangos”. Os candangos deveriam voltar para casa quando Brasília terminasse, mas a maioria não voltou, surgindo assim as varias cidades satélites que formam o Distrito Federal.

Monumento aos Candangos


  • Melhor época para visitar Brasília

Brasília tem um clima tropical com duas estações bem definidas: a estação seca e a estação chuvosa. Aqui estão algumas considerações sobre as diferentes épocas do ano:

  • Estação Seca (Abril a Setembro)

-Essa é a estação mais popular para visitar Brasília devido ao clima mais ameno e dias ensolarados.

-As temperaturas durante a estação seca tendem a ser mais agradáveis, com máximas que variam entre 25°C e 30°C.

-É uma época ideal para atividades ao ar livre, como visitar os pontos turísticos, parques e jardins de Brasília, incluindo o Eixo Monumental, o Parque da Cidade e o Lago Paranoá.

-Durante a estação seca, as chances de chuva são bem menores.

  • Estação Chuvosa (Outubro a Março)

-As temperaturas ainda são agradáveis, mas o calor pode ser mais intenso, com máximas que variam entre 28°C e 32°C.

-As chuvas são mais constantes no final da tarde.

-No final do ano, devido ao recesso/férias, a cidade está mais tranquila para ser visitada.

-Mas independente da época que você escolher, tenho certeza que sua experiência será ótima 🙂


  • Roteiro por Brasília: o que ver e fazer

Boa parte das principais atrações de Brasília se localizam ao redor do Eixo Monumental, relativamente próximas uma das outras – mas não se engane, pois se você estiver a pé, terá que andar um pouco hehe, já que as quadras são extremamente grandes.

Por isso, muitos turistas preferem alugar um carro ou contratar passeios com agências.

Independente da sua escolha, abaixo eu deixo um roteiro para cada dia que você terá em Brasília, considerando a localização de cada atração + tempo médio de visitação.

      Dia 1

Comece a sua visita pelo Eixo Monumental, mas no trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Praça dos Três Poderes, para já incluir os principais prédios públicos da cidade.

  • Teatro Nacional

Projetado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional Cláudio Santoro foi construído em 1966 e homenageia o renomado violinista, maestro e compositor brasileiro Cláudio Santoro.

O Teatro Nacional é composto por três salas de teatro que oferecem espaço para cerca de 1.800 pessoas, além de exposições, shows e convenções.

Infelizmente, o teatro está fechado desde 2014 para obras, sem prazo para ser entregue a população novamente (mesmo assim, vale a pena visitar o teatro por fora).

  • Esplanada dos Ministérios 

Esse lugar é exatamente o que o nome diz: um complexo de edifícios iguais que contém todos os ministérios do país ao longo de uma grande esplanada. Embora os prédios não sejam impressionantes, é curioso saber que este é o local onde decisões tão importantes sobre a direção do país estão sendo tomadas.

Entre os prédios há vários jardins, alguns com monumentos e fontes, que são um bom lugar para relaxar e se esconder do sol quente da cidade.

Arquitetura típica dos ministérios
  • Palácio da Justiça

Um dos mais ousados prédios de Brasília, o Palácio da Justiça é cercado por espelhos d’água que se formam a partir de fontes que caem da fachada. Obra de Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1972.

Em seu interior há uma biblioteca, auditório, obras de arte, incluindo painéis de Athos Bulcão, e uma galeria de fotos com imagens de todos os ministros da Justiça.

  • palácio do Congresso Nacional

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1060, o Congresso Nacional está localizado no edifício mais icônico e conhecido prédio de Brasília.

É composto de um grande bloco cercado por espelhos d’água onde há uma semiesfera à esquerda (assento do Senado), uma semiesfera à direita (assento da Câmara dos Deputados) e, entre ambas, duas torres gêmeas de escritórios (o chamado “Anexo 1”), que tem cem metros de altura.

O congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.

É possível fazer uma visita guiada e explorar o edifício em se interior. Caso você queira fazer um tour em inglês, é necessário reservar com antecedência.

No final do tour guiado, os visitantes recebem cartões postais que podem ser enviados para qualquer lugar do mundo gratuitamente.

Informações importantes:

Entrada gratuita.

As visitas acontecem diariamente, das 9h30 às 17h e duram em média 45 minutos.

  • Praça dos Três Poderes 

A Praça dos Três Poderes localiza-se no final da Esplanada dos Ministérios e é o lugar onde você pode encontrar os edifícios que são sede das três autoridades mais altas do Brasil: Palácio do Planalto, sede do Executivo federal brasileiro; o palácio do Supremo Tribunal Federal, sede da corte máxima do Judiciário; e o palácio do Congresso Nacional do Brasil, sede do Legislativo federal.

A praça também abriga ao seu redor outros prédios imponentes como o Museu da Cidade e o Panteão, que falarei mais pra frente.

Além disso, destaca-se o monumento “Os candangos”, criado em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi, em homenagem aos trabalhados que ergueram Brasília.

Também há um busto em homenagem a Israel Pinheiro, primeiro governador do Distrito Federal e uma grande estrutura metálica com a bandeira do Brasil, o Mastro especial da Praça dos Três Poderes, inaugurado em 1972.

  • Espaço Lúcio Costa

Esse pequeno museu localizado no subterrâneo da Praça dos Três Poderes foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992 para comemorar os 90 anos de Lúcio Costa, urbanista idealizador da nova capital.

Seu acervo é formado por fotografias, cartas e plantas do urbanista, além de uma grandiosa maquete de todo o Plano Piloto original, localizada bem no centro do espaço.

Informações importantes: 

Entrada gratuita.

Segunda: fechado.
Terça à quinta: 9h às 18h.
Sábado e domingo: 9h às 17h.

  • Museu da Cidade

Esse museu é ainda pouco conhecido pelos turistas, justamente por acharem que não há nada dentro do grande bloco de concreto onde está instalado – eu mesmo passei por ele inúmeras vezes até visualizar sua pequena entrada hehe.

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 21 de abril de 1960, é atualmente o museu mais antigo de Brasília – também é chamado de Museu Histórico de Brasília.

Em sua fachada, há um grande busto de Juscelino Kubitschek e em seu interior, nas paredes, há 16 textos gravados com informações da história da construção da cidade.

Informações importantes: 

Entrada gratuita.

Segunda: fechado.
Terça à domingo: 9h às 18h.

  • Palácio do Planalto

Local de trabalho da Presidência do Brasil, o Planalto abriga o Gabinete do Presidente, a Casa Civil, a Secretaria Geral e o Gabinete de Segurança Institucional.

Antes de sua inauguração em 1960, o gabinete presidencial funcionava em um espaço provisório de madeira, conhecido como Palácio do Catetinho, que pode ser visitado.

  • Panteão da Pátria e da Liberdade

O Panteão da Pátria e da Liberdade – Memorial Tancredo Neves foi construído em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves e aos heróis da Pátria, como Tiradentes.

O arquiteto Oscar Niemeyer concebeu um prédio com volume duplo, de formato trapezoidal, cujas superfícies são revestidas de mármore branco, sugerindo a imagem de uma pomba.

Informações importantes: 

Entrada gratuita.

Segunda: fechado.
Terça à quinta: 9h às 18h.
Sábado e domingo: 9h às 17h.

  • Palácio do Supremo Tribunal Federal

A sede do poder judiciário brasileiro foi projetado por Niemeyer com o auxílio de Joaquim Cardozo. Em frente ao palácio fica a famosa escultura “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti.

Desde 1978 funciona dentro do palácio o Museu do STF, com um grande acervo formado por mobílias, fotografias e documentos, como um exemplar original da Constituição do Brasil – é necessário entrar em contato com a administração do museu para ver a disponibilidade de visitação.

  • Bosque dos Constituintes

Localizado atrás da Praça dos Três Poderes, o Bosque dos Constituintes foi oficialmente criado em 4 de outubro de 1988, quando as primeiras árvores foram plantadas.

Atualmente, o bosque é bem arborizado, sendo um ótimo local para caminhadas – feiras livres são montadas nas proximidades do Panteão.

  • Espaço Oscar Niemeyer

Projetado pelo próprio Niemeyer e inaugurado em 1988, passou a abrigar a Comissão do Conjunto Cultural e a Fundação Oscar Niemeyer, com o bjetivo de homenagear o arquiteto. Atualmente, recebe exposições diversas.

Informações importantes: 

Entrada gratuita.

De terça a sexta, das 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h.

  • Espaço Israel Pinheiro

Considerado o primeiro museu interativo de Brasília, o espaço recebe exposições diversas, além de eventos e palestras. Seu nome é uma homenagem ao primeiro governador do Distrito Federal.

Informações importantes: 

Entrada gratuita.

De segunda à sábado, das 8h às 17h.

  • Palácio do Itamaraty

Um dos marcos arquitetônicos de Brasília, o Palácio do Itamaraty foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Em funcionamento desde 1967, o Itamaraty foi oficialmente inaugurado em 20 de abril de 1970 e desde então impressiona por seu projeto, ousadia e grande acervo – é sem dúvidas o mais belo edifício da capital, na minha opinião hehe.

Informações importantes: 

Atualmente as visitas guiadas pelo interior do Itamaraty estão suspensas, mas que devem ser retomadas em breve –  eu conferi esse tour alguns anos atrás e conto para vocês aqui.

Jardim interno no Itamaraty
  • Catedral Metropolitana

Possivelmente a mais famosa obra arquitetônica de Brasília, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida começou a ser construída em 1958 e foi totalmente concluída em 1970. Sua curiosa estrutura, que lembra uma coroa, é emoldurada por belos vitrais de autoria da artista plástica Marianne Peretti.

  • Museu Nacional

O Museu Nacional Honestino Guimarães, também conhecido como Museu Nacional da República, foi idealizado para inserir Brasília no circuito internacional das artes, sendo seu projeto um dos mais interessantes do Plano Piloto, justamente por lembrar uma nave espacial.

O espaço mostra exposições itinerantes voltadas para a arte contemporânea e as artes visuais, além de palestras, mostras de filme, fotografias e seminários.

      DIA 2

O segundo dia da minha viagem pela capital nacional foi reservado para conhecer o restante do Eixo Monumental, do trecho entre a Torre de TV e o Memorial JK, além de outras atrações que estão um pouco mais afastadas, como o Palácio da Alvorada.

  • Estádio Nacional

O Estádio Nacional Mané Garrincha faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet. Inaugurado em 1974, o estádio tem capacidade de 45.200 pessoas.

  • Torre da TV

Inaugurada em 1967, a torre de transmissão radiofônica e televisiva de Brasília é a mais alta estrutura dentro do Plano Piloto e foi projetada por Lúcio Costa. É também uma das estruturas mais altas do Brasil, com 224 metros de altura. A torre também funciona como mirante, proporcionando belas vistas da capital.

  • Letreiro de Brasília

Bem em frente a Torre de TV fica o ponto de parada obrigatório dos turistas, o famoso letreiro da cidade.

  • Parque da Cidade

O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek é a maior área verde urbana de Brasília e recebeu esse nome em 1997 em homenagem a ex-primeira dama, mulher de JK. Tem quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo.

  • Memorial dos Povos Indígenas

Construído em 1987 a partir de um projeto de Niemeyer, o Memorial ficou por vários fechado até ser reaberto em 1999. Seu acervo é formado por fotografias, vídeos, indumentária e objetos indígenas, além de guardar a coleção de peças do antropólogo Darcy Ribeiro, adquiridas em várias tribos brasileiras.

  • Memorial JK

Mausoléu projetado por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais do fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e consequente, preservar sua memória, sendo um dos maiores e mais visitados museus da capital (e o mais interessante na minha humilde opinião). Possui um auditório e uma biblioteca com mais de três mil volumes que faziam parte de sua coleção particular. Tem uma exposição permanente de objetos pessoais como vestimentas, documentos e fotografias.

  • Santuário Dom Bosco

Se você acha que esta igreja é impressionante do lado de fora, gostaria de saber o que você pensaria sobre seu interior. O Santuário Dom Bosco é um dos edifícios mais destacados que você pode encontrar em Brasília, e é um dos poucos que não foi projetado por Oscar Niemeyer. A igreja tem janelas de vitral azul do teto ao chão que criam o efeito de um céu estrelado.

  • Centro Cultural Caixa Econômica

Vinculada a Caixa Econômica Federal, o Centro Cultural daCaixa é um dos mais ativos de Brasília, recebendo as mais variadas exposições gratuitas ou com preços acessíveis. O dia que eu visitei o museu havia uma interessante exposição com várias pinturas sobre A Divina Comédia de Dante Alighiere, além de mostras de arte contemporânea.

  • Museu de Valores

O Museu de Valores do Banco Central foi inaugurado em 1972 na antiga sede da Caixa de Amortização no Rio de Janeiro como parte das comemorações do 150 anos da Independência. Com a construção de Brasília e a transferência do Banco Central, o museu recebeu novas instalações na sede do BC. Seu acervo é formado basicamente por cédulas, moedas, barras de ouro, condecorações, pesos monetários e medalhas brasileiras de todos os períodos históricos do Brasil, além de raridades como as moedas da coleção chamada de “Peça da Coroação”.

Sede do Banco do Brasil, onde funciona o museu
  • Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um grande lago artificial criado a partir das águas represadas do Rio Paranoá com o objetivo de aumentar a umidade da região. Com 48 quilômetros quadrados de área e profundidade máxima de 38 metros, há muitas opções de lazer ao redor do lago, como clubes, parques, bares, restaurantes e as populares “Prainha” e Piscinão do Lago Norte”.

  • Ponte JK

Também conhecida como Terceira Ponte, a Ponte Juscelino Kubitschek liga o Lago Sul e São Sebastião à parte central de Brasília, passando sobre o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a ponte, com seus três grandes arcos, é considerada uma das mais belas do mundo e o projeto de Alexandre Chan ganhou inúmeros prêmios internacionais.

  • Palácio da Alvorada

Residência oficial do Presidente da República, o Palácio foi o primeiro prédio inaugurado em Brasília, ainda em 1958, antes mesmo da nova capital ser entregue. É um dos mais belos edifícios da cidade, com ousada arquitetura e inúmeras obras de arte. Já o nome Alvorada é uma homenagem de Juscelino Kubitschek ao amigo e ministro Victor Nunes Leal, nascido no distrito de Alvorada, na cidade mineira de Carangola.


  • Brasília em 3 ou mais dias

Caso você tenha mais dias em seu roteiro, a região do planalto central ao redor de Brasília tem opções fantásticas de turismo e que englobam muita natureza, cultura e história. Abaixo eu listo 4 atrações que você não vai se arrepender de visitar:

1°) Uma das mais belas cachoeiras da região, o Salto de Corumbá tem uma queda de 50 metros e fica localizada a apenas 100km de Brasília. Durante os meses de setembro e outubro, a cachoeira fica ideal para banho, já que a temperatura média gira em torno de 28 graus.

2°) Antiga capital do estado de Goiás e terra natal de Cora Coralina, a Cidade de Goiás tem um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes (e bonitos) do país – não é a toa que é tombada pela Unesco. Aqui, desbrave as ruas de paralelepípedo para descobrir lindos casarões, museus e igrejas.

3°) Outra cidade histórica da lista, Pirenópolis é super charmosa e tem um circuito cultural e gastronômico vibrante, já que recebe festivais que atraem milhares de pessoas todos os anos. Ahh, Piri, como é conhecida, também é base para conhecer várias cachoeiras da Serra do Pireneus.

4°) Agora, se você procura por ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros é ideal para você: são inúmeras cachoeiras, formações rochosas e trilhas de tirar o fôlego. A Iza do Blog Mundo Viajante tem um post super completo sobre o que fazer em 1, 3, 5 ou 7 dias na Chapada dos Veadeiros. Confere lá!


  • Se localize


  • Onde se hospedar

Brasília oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos. A escolha do local para se hospedar dependerá das suas preferências, do motivo da sua viagem e do seu orçamento.

Aqui estão as áreas mais populares da cidade onde você pode considerar se hospedar:

  • Setor Hoteleiro Norte e Sul (SHN e SHS)

-Essas áreas estão localizadas próximas ao Eixo Monumental, que abriga muitos dos principais pontos turísticos de Brasília, como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes.

-Você encontrará uma variedade de hotéis de diferentes categorias e preços nessas regiões, tornando-as uma escolha conveniente para os visitantes.

  • Asa Norte e Asa Sul

-Esses são bairros residenciais, mas também têm algumas opções de hospedagem, incluindo pousadas e apartamentos/casas de aluguel.

-As Asas Norte e Sul são áreas bem planejadas, com amplas avenidas e áreas verdes, proporcionando uma experiência tranquila em meio à cidade.

  • Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHTN)

-Esta área está situada ao longo do Lago Paranoá e é conhecida por seus resorts e hotéis de luxo.

-É uma excelente escolha se você estiver procurando por acomodações mais sofisticadas e quiser desfrutar da vista do lago.

  • Setor Comercial Norte (SCN)

-Esta área oferece uma variedade de hotéis e é uma escolha conveniente para viajantes a negócios, pois está próxima ao Setor Bancário e a centros de convenções.

  • Setor Hoteleiro de Taguatinga

-Taguatinga é uma cidade satélite de Brasília e o Setor Hoteleiro de Taguatinga oferece opções de hospedagem a preços mais acessíveis, embora esteja um pouco mais afastado do centro de Brasília.

Para auxilia-los, deixo abaixo alguma opções bem avaliadas entre os turistas:

Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental: este hotel 5 estrelas oferece decoração moderna, quartos com varanda, piscina ao ar livre, academia, sauna e dois restaurantes. Há café da manhã incluído.

Windsor Brasilia Hotel: este hotel 4 estrelas oferece decoração moderna, piscina coberta, academia e restaurante. Há café da manhã incluído. Alguns quartos tem vista panorâmica para o Eixo Monumental.

Manhattan Plaza: este hotel oferece piscina ao ar livre, sauna, academia, restaurante e bar. Há café da manhã incluído.

Meliá Brasil 21: este hotel 5 estrelas oferece piscina aquecida na cobertura, academia, sauna e quartos com vista panorâmica.

Royal Tulip Brasília Alvorada: localizado às margens do Lago Paranoá, este hotel de luxo oferece duas piscinas, spa, restaurante e quartos com cama king-size e varanda. Há café da manhã incluído.

Lembre-se de considerar suas preferências de localização, orçamento e o propósito da sua viagem ao escolher onde se hospedar. Além disso, é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados e eventos especiais.


  • Você também irá gostar

Visita guiada pelo Palácio do Itamaraty em Brasília

Hospedagem no Setor Hoteleiro Norte em Brasília: Diplomat Hotel

5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Goiânia, a capital nacional do Art Déco

Onde comer e beber na Cidade de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *