8 lugares imperdíveis para se visitar em Gozo, Malta

Enquanto a ilha principal de Malta tem vida noturna incrível e pontos turísticos ultra populares, a Ilha de Gozo é o lugar perfeito para relaxar. Pontilhada com praias e enseadas rochosas, o ritmo de vida é mais lento aqui. Uma das três principais ilhas que formam a nação mediterrânea de Malta, a Ilha de Gozo está repleta de lugares com paisagens impressionantes e locais históricos milenares. Por isso, fiz uma lista com 8 lugares imperdíveis para se visitar nessa mágica ilha.

  • Cidadela de Victoria

A Cidadela ou Citadella é uma cidade fortificada no coração de Victoria, capital de Gozo. A área é habitada desde a idade do bronze e era conhecida na era medieval como o Gran Castello. As primeiras fortificações da região foram construídas em 1500 aC e as atuais foram construídas em 1622, de modo que a Cidadela é rica em história. Não deixe de andar pelos antigos terraços da fortificação e visitar a Catedral da Assunção.

  • Ramla Bay

Considerada a melhor praia de Gozo, Ramla Bay tem uma grande faixa de areia e águas ideias para banho. Cercada por montanhas, ao lado da praia estão a Caverna Calypso, assim como os restos de uma vila romana construída quase 2.000 anos atrás.

  • Basílica de Nossa Senhora de Ta ‘Pinu

Existem muitas igrejas bonitas em Gozo, mas a Basílica de Nossa Senhora de Ta ‘Pinu é uma das mais espetaculares. Localizado em um penhasco à beira-mar, proporcionando vistas de tirar o fôlego e uma atmosfera extremamente relaxante, suas origens são desconhecidas, mas os registros datam de pelo menos 1534. A entrada é gratuita, mas os visitantes não devem usar shorts e as mulheres devem cobrir os ombros em respeito às tradições religiosas.

  • Nadur

In-Nadur é uma tradicional vila gozitana localizada em uma colina alta a leste da ilha. Há coisas interessantes para ver nesta vila, como o maravilhoso mirante de onde pode-se ver Comino, Malta e claro, várias cidades de Gozo. Como na maioria das aldeias gozitanas, a vida em Nadur gira em torno da igreja paroquial barroca que domina o horizonte – esta é considerada uma das melhores peças de arquitetura barroca encontradas no país.

Em Nadur acontece, todos os anos, o mais famoso carnaval de Gozo, que sempre atrai milhares de turistas.

A incrível vista do mirante
Carnaval em Nadur
  • Templo Ggantija

Um dos sítios arqueológicos mais importantes das Ilhas Maltesas, o Templo Ggantija é um complexo megalítico e neolítico construído a partir de calcário, abrigando dois templos construídos lado a lado. O maior é o mais antigo e melhor preservado dos dois, que remonta a cerca de 3600 aC. Para você ter ideia, essas construções são mais velhas que Stonehenge e as pirâmides egípcias, com mais de 5500 anos. Segundo alguns historiadores, o local servia de cultos à fertilidade.

  • Baía de Dwejra

Localizada ao longo do lado oeste rochoso de Gozo, a Baía Dwejra é uma reserva natural protegida e sem dúvidas um dos locais mais belos da ilha. Também abrigou uma das mais famosas maravilhas naturais do Mediterrâneo, a Janela Azul (Azzure Window), que desabou em 2017. A Baía também é um ótimo lugar para mergulhos emocionantes, dias de praia preguiçosos, escalada, passeios de barco e snorkeling. As falésias calcárias estão repletas de fósseis pré-históricos e fornecem um cenário cênico para a tarde ensolarada perfeita.

Ah, o pôr-do-sol aqui é o mais bonito de Malta!

  • Xlendi

A pequena vila costeira de Xlendi se tornou, nos últimos anos, um dos lugares mais badalados de Gozo, graças ao boom de imobiliário – condomínios de luxo e casas de veraneio são construídos a todo o momento. No passado, porém, Xlendi era uma vila de pescadores cercada por elevações rochosas. Entre as atrações, está o mirante e a orla de Xlendi Bay, um ótimo local para mergulho, snorkeling, natação ou um banquete à beira da água.

  • Rotunda de Xewkija

A Igreja de São João Batista, popularmente conhecida como Rotunda de Xewkija (devido a sua forma circular), é a maior igreja da Ilha de Gozo, do arquipélago de Malta, e uma das maiores da Europa – ela possui a terceira maior cúpula sem suportes do mundo. Localizada no vilarejo de Ix-Xewkija, uma das mais antigas aldeias de Gozo, a igreja tem um museu e um mirante que oferece vistas belíssimas da região.

Saiba mais aqui.

  • Se localize:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *