Roteiro de um dia pelo balneário de Budva em Montenegro

Balneário de verão mais popular do Montenegro, Budva tem tudo a ver com mar cintilante, corpos brilhantes e diversão de verão. Mas a cidade é também um local antigo, com história e cultura que remonta a cerca de 2.500 anos. Ou seja, independente de qual for o seu estilo de férias, a “capital turística” de Montenegro une os dois lados da vida montenegrina: o aspecto dinâmico moderno e o espírito antigo que não pode deixar ninguém indiferente.

  • História:

Budva é uma das cidades mais antigas da costa do Adriático, com uma história de cerca de 2.500 anos. A primeira menção a essa cidade foi por volta do século V a.C., quando ainda se chamava Butou. Por muitos séculos, a cidade esteve cercada por grandes muralhas e que hoje formam a Cidade Velha. Localizada em uma península , a parte mais antiga de Budva tem todos os atributos de uma cidade mediterrânea medieval, com ruas estreitas, edifícios análogos com telhados vermelhos e inúmeros monumentos históricos – é uma verdadeira maravilha que atrai turistas de todo o mundo ao longo do ano.

Muralhas da Cidade Velha
  • Atrações:

  • Ilha Sveti Nikola

Também conhecida como Ilha do Havaí, esse lugar paradisíaco é habitado apenas por veados e fica perto da costa de Budva. A ilha tem um longo trecho de praia e um restaurante com instalações para turistas, sendo o lugar perfeito para uma fuga idílica em Budva.

  • Marina de Budva

É da bonita marina de Budva que partem os barcos para algumas ilhas da região. É também um bom lugar para observar a rotina dos pescadores da cidade.

  • Old Town

Um passeio pela cidade velha revela igrejas e palácios antigos, todos criados com pedra cinza local. Em frente à Cidadela de Budva e ao Hotel Avala, estão expostos os restos do assentamento original que foram descobertos em um terremoto. A própria Cidadela e o Museu da Cidade Velha são excelentes lugares para aprender sobre a história de Budva. Não deixe de visitar a praça em frente à Igreja de Santa Maria del Punta, com sua vista deslumbrante do mar e das Antigas Muralhas. 

Ruas medievais da Cidade Velha
  • As praias de Budva

As praias montenegrinas sempre têm espreguiçadeiras e guarda-sóis por apenas alguns euros e bares acessíveis onde o barman local irá misturar deliciosos coquetéis. Com tudo o que você precisa à beira-mar, é muito fácil passar vários dias tomando sol nas praias de Budva.

Slovenska PlazaBečići e Old Town são as mais populares entre os turistas na cidade. Depois, há Mogren Beach, localizada em um caminho à beira-mar da cidade velha. Jaz Beach é uma enseada animada e lar de um dos festivais de música mais populares do país, o Sea Dance Festival. Já ao longo da costa, existem dezenas de pequenas praias, como Drobnji Pijesak, um ótimo lugar para passar os dias de verão.

Slovenska Plaza
Praia da Old Town
  • Riva de Budva

A Riva de Budva tem um passeio marítimo que liga a cidade até Sveti Stefan. Passeie pela Slovenska Plaža até o Cabo Zavala e depois pela Praia Bečići até as aldeias costeiras de Rafailovici, Pržno e Sveti Stefan. Existem dezenas de pontos de natação, restaurantes românticos à beira-mar e belas vistas do pôr do sol. É, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos e interessantes para visitar na cidade.

  • Ruínas romanas

Se não estivesse no Google maps, esse conjunto de ruínas da era romana me passaria despercebido. Apesar de pequeno, esse sítio arqueológico ajuda a contar a rica história de Budva.

Fonte: TripAdvisor
  • A Dançarina de BUDVA

A escultura, que é o símbolo de Budva, foi feita pelo escultor Gradimir Aleksich e desfruta anualmente de imensa popularidade entre milhões de turistas de todo o mundo, porque há uma crença de que o desejo concebido perto da “Dançarina” se realizará. Mas há outras lendas em torno dessa escultura.

Alguns dizem que esta é a representação de uma famosa ginasta montenegrina que caiu de uma rocha naquela região, mas que seu nome não pode ser nomeado. Outros moradores mencionam a trágica história de um jovem casal apaixonado que , durante um banho, foi atacado por um tubarão. A menina conseguiu sair na praia, mas o jovem não e acabou morto. Após essa terrível tragédia, a menina vinha à praia todas as noites e esperava que seu amado saísse do mar. Mas o milagre não aconteceu, e a garota não poderia viver sem o amor dele. Quando ela morreu, no local da tragédia, esta bela escultura foi erguida em memória do puro amor.

  • Quando ir:

Budva é uma cidade que tem seu charme durante todo o ano. No verão, é o coração do turismo e, no inverno, é uma cidade costeira tranquila, principalmente para turistar pela Cidade Velha. É por isso que, a qualquer hora que você escolher visitar Budva, você encontrará o que admirar. Por ser pequena, em um dia você consegue visitar as principais atrações (foi o que fiz). Mas, se você quer curtir as praias da região com calma, reserve de 2 a 3 dias.

  • Como chegar:

O aeroporto mais próximo de Budva está em Tivat. Várias companhias aéreas, incluindo a EasyJet, têm voos a partir de outras cidade dos Bálcãs. Alternativamente, a cidade croata de Dubrovnik fica a apenas 2-3 horas de carro, então, se estiver por lá, pegue um ônibus público, alugue um carro ou faça uma excursão de um dia – essa foi a minha opção. Paguei 50 euros por um passeio de um dia pelas cidades de Kotor, Budva e Perast. Vale muito a pena!

  • Se localize:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *