Roteiro de um dia pelo balneário de Budva em Montenegro

Balneário de verão mais popular de Montenegro, Budva é o local perfeito para quem busca um equilíbrio entre pontos históricos e culturais e o contato direto com a natureza.

Ou seja, independente de qual for o seu estilo de férias, a “capital turística” de Montenegro une os dois lados da vida montenegrina: o aspecto dinâmico e moderno dos tempos atuais que em nenhum momento deixa de lado o rico passado de seu país. 😍


  • Breve história

Budva é uma das cidades mais antigas da costa do Adriático, já que a primeira menção a ela data do século V a.C., quando ainda se chamava Butou.

Por muitos séculos, a cidade esteve cercada por grandes muralhas, que serviam como uma forma de protegê-la, já que sua posição privilegiada em uma península aumentava as chances de ser atacada.

Muralhas da Cidade Velha

Hoje, esse trecho de Budva que se encontra dentro das muralhas é chamada de Old Town ou Stari Grad (Cidade Velha), que tem todos os atributos de uma cidade mediterrânea medieval, com ruas estreitas, edifícios análogos com telhados vermelhos e inúmeros monumentos históricos – é uma verdadeira maravilha que atrai turistas de todo o mundo ao longo do ano.

Old Town
Old Town

Em 15 de abril de 1979, um grande terremoto atingiu Budva e grande parte da Cidade Velha foi devastada. Porém, quase todos os edifícios foram restaurados à sua forma original.

Atualmente, Budva tem pouco mais de 19 mil habitantes, sendo a oitava cidade mais populosa de Montenegro.


  • Quando ir

Budva é uma cidade que tem seu charme durante todo o ano. No verão, é o coração do turismo e, no inverno, é uma cidade costeira tranquila, principalmente para turistar pela Cidade Velha. É por isso que a qualquer hora que você escolher visitar Budva, você encontrará o que admirar.

Por ser pequena, em um dia você consegue visitar as principais atrações (foi o que fiz). Mas, se você quer curtir as praias e ilhas da região com calma, reserve de 2 a 3 dias. Assim, você poderá tirar muitas fotos, aproveitar os pontos turísticos e relaxar com o clima do Adriático.

Dia ensolarado em Budva

  • Atrações para um dia de viagem

  • Ilha Sveti Nikola

Também conhecida como Ilha do Havaí, esse lugar paradisíaco é habitado apenas por veados e fica perto da costa de Budva.

A ilha tem um longo trecho de praia e um restaurante com instalações para turistas, sendo o lugar perfeito para uma fuga idílica em Budva. Para chegar lá, há barcos que saem da marina em passeios de meio dia ou um dia.

  • Marina de Budva

É da bonita marina de Budva que partem os barcos para algumas ilhas da região. É também um bom lugar para observar a rotina dos pescadores da cidade.

  • Old Town

Um passeio pela cidade velha revela igrejas e palácios antigos, todos criados com pedra cinza local. Em frente à Cidadela de Budva e ao clássico Hotel Avala, estão expostos os restos do assentamento original e que foram descobertos depois de um terremoto.

A própria Cidadela e o Museu da Cidade Velha são excelentes lugares para aprender sobre a história de Budva. Não deixe de visitar a praça em frente à Igreja de Santa Maria del Punta, com sua vista deslumbrante do mar e das Antigas Muralhas. 

Ruas medievais da Cidade Velha
Ruas medievais da Cidade Velha

  • As praias de Budva

As praias montenegrinas sempre têm espreguiçadeiras e guarda-sóis por apenas alguns euros e bares acessíveis onde o barman local irá fazer deliciosos coquetéis. Com tudo o que você precisa à beira-mar, é muito fácil passar vários dias tomando sol nas praias de Budva.

Slovenska PlazaBečići e Old Town são as mais populares entre os turistas na cidade. Depois, há Mogren Beach, localizada em um caminho à beira-mar na cidade velha. Jaz Beach é uma enseada animada e lar de um dos festivais de música mais populares do país, o Sea Dance Festival.

Slovenska Plaza
Praia da Old Town

Já ao longo da costa, existem dezenas de pequenas praias, como Drobnji Pijesak, um ótimo lugar para passar os dias de verão.

  • Riva de Budva

A Riva de Budva tem um passeio marítimo que liga a cidade até Sveti Stefan. Passeie pela Slovenska Plaža até o Cabo Zavala e depois pela Praia Bečići até as aldeias costeiras de Rafailovici, Pržno e Sveti Stefan.

Existem dezenas de pontos de natação, restaurantes românticos à beira-mar e belas vistas do pôr do sol. É, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos e interessantes para visitar na cidade.

  • Ruínas romanas

Se não estivesse listado no Google maps, esse conjunto de ruínas da era romana me passaria despercebido. Apesar de pequeno, esse sítio arqueológico ajuda a contar a rica história de Budva.

Fonte: TripAdvisor
  • A Dançarina de BUDVA

A escultura, que é o símbolo de Budva, foi feita pelo escultor Gradimir Aleksich e desfruta anualmente de imensa popularidade entre milhões de turistas de todo o mundo, porque há uma crença de que o desejo concebido perto da “Dançarina” se realizará. Mas há outras lendas em torno dessa escultura.

Alguns dizem que esta é a representação de uma famosa ginasta montenegrina que caiu de uma rocha naquela região, mas que seu nome não pode ser nomeado. Outros moradores mencionam a trágica história de um jovem casal apaixonado que, durante um banho, foi atacado por um tubarão.

A menina conseguiu sair na praia, mas o jovem não e acabou morto. Após essa terrível tragédia, a menina vinha à praia todas as noites e esperava que seu amado saísse do mar. Mas o milagre não aconteceu e a garota não poderia viver sem o amor dele.

Quando ela morreu, no local da tragédia, esta bela escultura foi erguida em memória do puro amor.


  • Como chegar

O aeroporto mais próximo de Budva está em Tivat e várias companhias aéreas, incluindo a EasyJet, têm voos a partir de outras cidades dos Bálcãs.

Alternativamente, a cidade croata de Dubrovnik fica a apenas 2-3 horas de carro, então, se estiver por lá, pegue um ônibus público, alugue um carro ou faça uma excursão de um dia – essa foi a minha opção.

Paguei 50 euros por um passeio de um dia pelas cidades de Kotor, Budva e Perast e o tour valeu muito a pena, principalmente para quem tem um roteiro mais apertado e precisa de agilidade. 🙂

Me despedindo de Budva

  • Se localize


  • Melhor época para visitar Montenegro

A melhor época para visitar Montenegro depende do tipo de experiência que você deseja ter, pois as estações do ano oferecem diferentes atrações e atividades. Aqui estão algumas considerações para cada estação:

  • Verão (junho a agosto):

-O verão é a alta temporada em Montenegro, quando as temperaturas são mais quentes e a maioria das atrações turísticas está aberta.

-É a melhor época para desfrutar as praias ao longo da costa do Adriático, como a Praia de Budva e a Praia de Kotor.

-Ideal para praticar esportes aquáticos, como natação, mergulho e vela.

-Muitos festivais e eventos acontecem durante essa temporada.

  • Primavera (abril a maio) e outono (setembro a outubro):

-Estas são estações de transição e oferecem temperaturas mais amenas do que o verão.

-É uma ótima época para caminhadas e atividades ao ar livre, especialmente no Parque Nacional de Durmitor e no Parque Nacional de Biogradska Gora.

-Você encontrará menos multidões e preços mais acessíveis em comparação com o verão.

-As cores da primavera e do outono criam paisagens deslumbrantes nas montanhas e vales.

  • Inverno (novembro a março):

-Os meses de inverno são ideais para esquiar, praticar snowboard e outras atividades de inverno. Cidade como Durmitor e Bjelasica ficam extremamente populares devido a oferta dessas atividades.

-Durante o Natal e o Ano Novo, as cidades costeiras, como Kotor e Budva, são decoradas e ficam extremanente charmosas.

-Se você procura tranquilidade e paisagens de montanha cobertas de neve, o inverno pode ser uma ótima escolha.

-Porém, se você não gosta de frio, se prepare: em algumas partes do país, as temperaturas ficam próximas a 0 grau.

Suando durante uma caminhada nas montanhas de Kotor na primavera do país

  • Onde se hospedar em Montenegro

Montenegro está cada mais em evidência nos roteiros de turismo e com isso, a rede hoteleira cresce a cada dia, principalmente nas cidades de Budva, Kotor e Podgorica.

Por isso, deixo abaixo algumas indicações bacanas nessas 3 cidades:

  • Budva

Boutique Hotel Arka: localizado a 350 metros do centro histórico de Budva, tem quartos e apartamentos elegantes com ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo. A Praia Mogren está a 650 metros do hotel.

Boutique Hotel Tate By Aycon: localizado a 450 metros da Praia Slovenska, conta com um terraço com vistas panorâmicas, piscina, sauna, academia e café da manhã incluído.

Hotel Millennium by Aycon: localizado em Budva, a 400 metros da Praia Slovenska, este hotel 4 estrelas oferece acomodações com terraço, piscina, restaurante e bar. Tem café da manhã incluído.

Hotel Hermes Budva: localizado a 1 km da Praia Mogren, dispõe de quartos com ar-condicionado e vistas para o jardim ou para a cidade. Tem café da manhã incluído.

Casa Mia: localizado próximo do Aqua Park Budva e da Praia Mogren, oferece terraço com belas vistas, piscina e decoração moderna e luxuosa.

  • Kotor

Hotel TIANIS: localizado a 100 metros do centro histórico da cidade e a 50 metros da praia, este hotel tem um jardim mediterrâneo com palmeiras e quartos com área de estar e cozinha equipada.

Art Hotel Galathea: localizado a 10 metros da praia em Prčanj, este hotel está em um edifício de pedra que data do século XVIII. Combinando um estilo tradicional com comodidades modernas, a propriedade oferece um bar e quartos totalmente equipados.

Boutique Hotel Hippocampus: hotel de luxo 4 estrelas, está localizado dentro do centro histórico de Kotor. Tem um restaurante com terraço com vista para as Muralhas e decoração moderna.

Hotel Vardar: localizado na Praça Principal do centro histórico de Kotor, tem acomodações elegantes e um restaurante no terraço, academia, sauna e banho turco. Tem café da manhã incluído.

Hyatt Regency Kotor Bay Resort: localizado em frente a Baía de Kotor, tem spa e centro de bem-estar, além de uma área de praia privativa e uma marina com três cais privados. Há um restaurante no local, o Blue, o restaurante de praia Lighthouse e o Piano Lounge & Coffee Bar.

  • Podgorica

Hotel Ambasador: localizado no Rio Moraca e próximmo do bairro financeiro e do governo de Podgorica, tem arquitetura moderna. Os restaurantes internos e ao ar livre do hotel servem cozinha local e europeia.

Hotel Marienplatz Podgorica: oferece empréstimo de bicicletas, jardim, lounge compartilhado, terraço e quartos com varanda térrea com vista da cidade. Há café da manhã continental, italiano ou americano.

Boscovich Boutique Hotel: localizado a 300 metros do Museu de História Natural, oferece acomodações com academia, restaurante e bar. Os quartos são modernos e alguns possuem vista para a cidade.

Hotel Podgorica: este hotel 4 estrelas está localizado no centro de Podgorica, de frente para o Rio Moraca, e possuí um ginásio moderno e dois bares, o Aperitif Bar e o Just Club.

Hilton Podgorica Crna Gora: localizado no centro de Podgorica, dispõe de um bar no terraço do último piso, enquanto os hóspedes podem desfrutar de uma refeição num dos 4 restaurantes no local. Tem decoração moderna.


  • Você também irá gostar

Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia

10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria

Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia

Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga

Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca

Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *